Lucas Lopes afia a faca na Corrida da Paz

Lucas Lopes afia a faca na Corrida da Paz

O vizinho de Rui Costa que rivalizou com António Morgado. Lucas Lopes em entrevista ao TopCycling.

É um jovem talentoso que como tantos outros procura consolidar uma posição no pelotão.
Apanhamos Lucas Lopes em plena Corrida da Paz e ao serviço da seleção nacional. Durante o resto da época representa a Electro Hiper Europa, Continental do ex-ciclista valenciano Rafa Casero.

Os Casero são conhecidos em Valência: Rafa coordena a equipa e o irmão Angel é o diretor da Volta à Comunidade, isto após ter ganho uma Vuelta e dois títulos nacionais.

Créditos: Electro Hiper Europa

GP Beiras e Serra da Estrela foi um bom indicador de forma

Voltando a Lucas Lopes e à Corrida da Paz, o 4º lugar obtido pelo corredor da Póvoa de Varzim na classificação da Juventude no GP Beiras e Serra da Estrela foi um bom indicador de forma para uma das maiores corridas do calendário sub-23.

O atleta formado no CDC Navais abriu a Corrida da Paz com um 36º posto no prólogo em Jesenik, localidade checa onde se inicia e termina o evento. Na primeira tirada em linha fez 11º em Rymarov chegando com os melhores após três voltas a um circuito com uma rampa de 800m a 6%, algum pavé e zonas técnicas no acesso à meta. As duas etapas foram ganhas pelo francês Pierre Gautherat que corre na Ag2r.

“Estou a crescer, aprendo muito com os meus colegas e sendo uma equipa profissional tenho que levar as coisas muito a sério, tudo tem que ser feito perfeito uma vez que já somos uma equipa que quer disputar corridas e fazer boas exibições.”

Os duelos Lopes-Morgado

Em cadetes e em juniores forjou-se uma rivalidade gira de seguir entre Lucas Lopes e António Morgado.
Pelo CDC Navais Lopes ganhou a Volta a Portugal de cadetes; respondeu Morgado dando o título nacional à Anipura-GDM-Escola Alexandre Ruas – em Paredes arrancaram os dois para um mano a mano ganho pelo Bigode Voador (embora na altura nenhum dos dois tivesse sequer pelos na cara).

“Apesar de termos sido rivais na estrada, éramos amigos e tínhamos uma boa relação de amizade. Quando passei a sub-23 já não nos encontramos mais.”

Também em juniores os duelos Lopes-Morgado extravasaram as fronteiras nacionais. “Em 2022 conseguiu correr em Espanha pela equipa Bathco a Volta ao Besaya, a Bizkaiko Itzulia e a Volta a Valladolid. Destaquei-me em Besaya ganhando a classificação da montanha e terninando 3º na geral.”

António Morgado saiu vencedor de Besaya – tal como Sérgio Paulinho e Daniel Viegas no passado – e Lucas Lopes fez um pódio como João Almeida.

Dar nas vistas em corridas de referência do calendário junior espanhol levou o rapaz de Aguçadoura – como o campeão mundial Rui Costa – à filial da Caja Rural. Entretanto passou a profissional na Electro Hiper Europa.

Créditos: Electro Hiper Europa

Poderá Aguçadoura gerar mais um talento internacional?

Tirando as saídas com a seleção nacional, esta época só corre em Portugal para completar a transição para um pelotão mais experiente.

“Quero ajudar ao máximo a equipa para alcançarmos alguma vitória e quem sabe em algum dia tentar eu próprio disputar alguma etapa.”

Poderá Aguçadoura gerar mais um talento internacional? A herança é pesada, mas o desafio é manter a freguesia da Póvoa de Varzim na alta roda do ciclismo.

Subscreve a newsletter semanal para receberes todas as notícias e conteúdo original do TopCycling.pt. Segue-nos nas várias redes sociais Youtube , Instagram , Twitter , e Facebook.

Noticias relacionadas

Tour de France 2024 | Etapa 14 | Rivalidades que ficam na história

Tour de France 2024 | Etapa 14 | Rivalidades que ficam na história

Tour de France 2024 | Etapa 13 | Bordures animaram dia de abandonos

Tour de France 2024 | Etapa 13 | Bordures animaram dia de abandonos

Lucas Lopes vence na Volta a Madrid

Lucas Lopes vence na Volta a Madrid

Pogacar vs. Vingegaard nos Pirenéus e Almeida sonha com pódio

Pogacar vs. Vingegaard nos Pirenéus e Almeida sonha com pódio

Utilizamos cookies para garantir a funcionalidade e melhor experiência de navegação no nosso site. Saber mais