Lipowitz e Red Bull testam em túnel centenário

Lipowitz e Red Bull testam em túnel centenário

Red Bull – BORA – hansgrohe e Florian Lipowitz prepararam o contrarrelógio do Dauphiné testando o equipamento no Túnel Catesby.

Um engenheiro e um ciclista encontraram-se num túnel inglês com o objetivo de tornar Florian Lipowitz (Red Bull – BORA – hansgrohe) uma máquina no contrarrelógio no Dauphiné.

A infraestrutura situa-se 50 km a sudeste de Birmingham, Inglaterra. O túnel faz parte da antiga linha de comboio Grand Central Main Line, que a partir de finais do período Vitoriano (1897) uniu o país de Norte a Sul

Como é que o ciclismo se cruza com a história desta linha de comboio? Pela possibilidade de testarem num ambiente ideal do ponto de vista da aerodinâmica.

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Dan Bigham é o responsável pela performance da Red Bull – BORA – hansgrohe.
Foto: The Red Bulletin/Jojo Harper

Indústria automóvel tem sido visita frequente

O Túnel Catesby mede 2740 metros de extensão numa linha reta perfeita, que foi asfaltada na perfeição.

A temperatura é estável e não há vento, aspeto que permite aos engenheiros controlar todas as variáveis.

Após ser reacondicionada, a indústria automóvel tem sido visita frequente.

Florian Lipowitz é o primeiro ciclista do WorldTour a testar nesta zona das Midlands.

Expert em aerodinâmica trabalha em Milton Keynes

A novidade não está alheia à chegada do antigo ciclista Dan Bigham, que saiu da Ineos para coordenar o departamento de performance da Red Bull – BORA – hansgrohe.

Engenheiro e pistard campeão olímpico, mundial e europeu, Dan Bigham exercia o mesmo cargo na Ineos na época passada.

O expert em aerodinâmica trabalha em Milton Keynes, partilhando espaço com engenheiros ligados a outros projetos da Red Bull.

A partilha de conhecimento com engenheiros ligados à Fórmula 1 e à vela, onde a aerodinâmica é decisiva, foi chave para convencer Dan Bigham a aceitar o desafio.

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Foto: The Red Bulletin/Jojo Harper

Lipowitz testou com a S-Works Shiv TT

A procura da eficiência na estrada exige que os engenheiros testem os equipamentos em ambientes controlados.

Sem esta possibilidade, pode haver variações na posição, no produto ou na roupa que afetam o atleta em competição.

Lipowitz testou com a S-Works Shiv TT, esperando-se novidades técnicas tanto no crono do Dauphiné como no Tour de France.

“Desde o ponto de vista aerodinâmico e da engenharia, é um ambiente único. Testamos em múltiplas condições, mas o motivo por termos ido ao Túnel Catesby é o nível de controlo. Não há ventos de frente, cruzados ou alterações de pendente difíceis de média. Permite ser extremamente precisos nas nossas medições – exatamente o que precisamos quando nos focamos nos mesmos detalhes mais pequenos.”

Dan Bigham à Red Bull – BORA – hansgrohe.

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