Liège-Bastogne-Liège – Um dos duelos mais esperados da temporada

 Liège-Bastogne-Liège – Um dos duelos mais esperados da temporada

É já este domingo que se cumpre a 109.ª edição da Liège-Bastogne-Liège, um dos cinco ‘Monumentos’ do ciclismo, junto com a Milano-Sanremo, a Volta à Flandres, a Paris-Roubaix e a Volta à Lombardia.

Organizada pela primeira vez em 1892, esta prova também conhecida por ‘La Doyenne’ (A Velha Senhora), é uma das mais antigas da história da modalidade. Por acontecer em finais de abril, na região belga das Ardenas, é comum dizer-se que esta é a última das ‘Clássicas da Primavera’.

Percurso e dificuldades

A Liège-Bastogne-Liège é considerada uma das provas de um dia mais difíceis do mundo devido à sua distância e percurso exigente e por vezes marcado por condições atmosféricas adversas. Ao contrário de outras clássicas, a dificuldade para o pelotão não advém dos setores de empedrado, mas sim das subidas. 

O pelotão sai do centro de Liège, rumo a Bastogne, próximo da fronteira com o Luxemburgo, para regressar novamente a Liège.

Pelo caminho, os ciclistas enfrentam uma dúzia de curtas, mas duras subidas, entre as quais se destacam os emblemáticos Côte de Saint-Roch, Côte de Stockeu, Côte de la Redoute, Côte de Wanne ou o Côte de la Roche aux Faucons, uma rampa com uma extensão de 1,3 quilómetros e uma inclinação de 10.5%. Será a última antes da meta, este ano, situada no centro da cidade de Liège, com um final plano ideal para ‘sprinters’.

Ao todo, o pelotão terá de cumprir uma tirada de 258 quilómetros.

Pogacar VS. Evenepoel

Tadej Pogacar vem de uma série de corridas impressionante, o novo Canibal (alcunha que pertencia ao mítico Eddy Merckx) este ano já venceu a Jaén Paraiso Interior (primeira corrida que fez na temporada), A Vuelta a Andalucia, a Paris-Nice, o Tour de Flandres, a Amstel Gold Race e a Flèche Wallonne.

De todas as corridas onde se apresentou na presente temporada só não venceu a E3 Saxo Classic (mas discutiu) e Milão-Sanremo.

Domingo Pogacar pode fazer o “triplete” das Ardenas.

Remco Evenepoel, actual Campeão do Mundo, tem nos seus ombros a responsabilidade de salvar a decepcionante campanha de clássicas da equipa Soudal-Quick Step.

O jovem belga não competiu em clássicas esta temporada, fez vuelta a San Juan (7.º da geral), UAE Tour (venceu) e Volta à Catalunha, onde terminou no segundo posto da geral, a 6 segundos de Primoz Roglic.

O grande objectivo de Evenepoel é o Giro d’Italia do próximo mês, mas no próximo domingo corre em solo belga pela primeira vez nesta temporada, é o actual campeão da Liège e em caso de vitória isso será um ponto de motivação muito forte antes do Giro 2023.

Os vencedores das edições 2021 e 2022 da Liège-Bastogne-Liège, frente a frente, um duelo que promete ser espetacular!

Outras estrelas presentes

Para além de Evenepoel e Pogacar a edição de 2023 da Liège-Bastogne-Liège apresenta um cartaz de luxo com Enric Mas, Pello Bilbao, Mikel Landa, David Gaudu, Jai Hindley, Alexandr Vlasov ou Thomas Pidcock, entre outros.

Rui Costa é o único português na lista de pré-inscritos para a corrida belga, mas está em dúvida por lesão.

Transmissão

Acompanha a Liège-Bastogne-Liège, este domingo, 23 de abril, em direto, no Eurosport 1, a partir das 12:15h. 

Liège-Bastogne-Liège feminina

No domingo, o Eurosport emite também a 7.ª edição da Liège-Bastogne-Liège feminina.

Com um traçado mais pequeno de 142,8 quilómetros, mas igualmente duro com várias subidas icónicas e desafiantes, esta clássica conta com algumas das melhores ciclistas do mundo. No ano passado, a vitória coube à ciclista dos Países Baixos Annemiek Van Vleuten.

Acompanha toda a ação da Liège-Bastogne-Liège feminina em direto no Eurosport 1 a partir das 10:15h. 

Subscreve a newsletter semanal para receberes todas as notícias e conteúdo original do TopCycling.pt. Segue-nos nas várias redes sociais Youtube , Instagram , Twitter , e Facebook.

Noticias relacionadas

Volta à Suíça – Etapa 5 – Espetáculo de João Almeida

Volta à Suíça – Etapa 5 – Espetáculo de João Almeida

Volta a Portugal 2024 – Já se conhecem as etapas

Volta a Portugal 2024 – Já se conhecem as etapas

Granfondo Portimão 2024 – O ultimo desafio do ano

Granfondo Portimão 2024 – O ultimo desafio do ano

Volta a Suíça – Resumo da Etapa 4

Volta a Suíça – Resumo da Etapa 4

Utilizamos cookies para garantir a funcionalidade e melhor experiência de navegação no nosso site. Saber mais