Liège-Bastogne-Liège – Outro “Monumento” para assistir este domingo

Liège-Bastogne-Liège  – Outro “Monumento” para assistir este domingo

É já este domingo que se cumpre a 108.ª edição da Liège-Bastogne-Liège, um dos cinco ‘Monumentos’ do ciclismo, junto com a Milano-Sanremo, a Volta à Flandres, a Paris-Roubaix e a Volta à Lombardia.

Organizada pela primeira vez em 1892, esta prova também conhecida por ‘La Doyenne’ (A Velha Senhora), é uma das mais antigas da história da modalidade. Por acontecer em finais de abril, na região belga das Ardenas, é comum dizer-se que esta é a última das ‘Clássicas da Primavera’.

A Liège-Bastogne-Liège é considerada uma das provas de um dia mais difíceis do mundo devido à sua distância e percurso exigente, por vezes marcado por condições atmosféricas adversas. Ao contrário de outras clássicas, a dificuldade para o pelotão não advém dos setores de empedrado, mas sim das subidas. 

Percurso

O pelotão sai do centro de Liège, rumo a Bastogne, próximo da fronteira com o Luxemburgo, para regressar novamente a Liège.

Pelo caminho, os ciclistas enfrentam uma dúzia de curtas, mas duras subidas, entre as quais se destacam os emblemáticos Côte de Saint-Roch, Côte de Stockeu, Côte de la Redoute, Côte de Wanne ou o Côte de la Roche aux Faucons, uma rampa com uma extensão de 1,3 quilómetros e uma inclinação de 10.5%. Será a última antes da meta, este ano, situada no centro da cidade de Liège, com um final plano ideal para ‘sprinters’.

Ao todo, o pelotão terá de cumprir 257,2 quilómetros. 

Os vencedores

Ao longo de mais de 100 edições de história, contam-se vencedores como Léon Houa, Moreno Argentin, Alejandro Valverde ou Eddy Merckx, o super-campeão belga que detém um recorde de cinco vitórias, obtidas em 1969, 1971, 1972, 1973 e 1975.

No ano passado, o triunfo coube ao esloveno Tadej Pogacar, nome que estava previsto na corrida deste ano, mas o qual anunciou hoje não poder estar presente.

As estrelas presentes

A edição de 2022 da Liège-Bastogne-Liège apresenta um cartaz de luxo com Alejandro Valverde, Wout Van Aert, Remco Evenepoel, Matej Mohoric, Julian Alaphilippe, Dylan Teuns ou Rigoberto Uran, entre outros.

Rúben Guerreiro é o único português na lista de pré-inscritos para a corrida belga.

Transmissão 

Corrida masculina

Podes acompanhar a Liège-Bastogne-Liège, um autêntico ‘Monumento’ ao ciclismo, este domingo, 24 de abril, em direto, no Eurosport 1, a partir das 12:15h.

Os comentários ficam a cargo de Luís Piçarra, Paulo Martins e Olivier Bonamici. 

Corrida feminina

Também no domingo, o Eurosport emite a 6.ª edição da Liège-Bastogne-Liège feminina.

Com um traçado mais pequeno de 142 quilómetros, mas igualmente duro com várias subidas icónicas e desafiantes, esta clássica conta com algumas das melhores ciclistas do mundo.

No ano passado, a vitória coube à ciclista dos Países Baixos Demi Vollerting.

Acompanha toda a ação da Liège-Bastogne-Liège feminina em direto no Eurosport 1 a partir das 10:35h com comentários de Gonçalo Moreira e Isabel Fernandes. 

Subscreve a newsletter semanal para receberes todas as notícias e conteúdo original do TopCycling.pt. Segue-nos nas várias redes sociais Youtube , Instagram , Twitter , e Facebook.

Noticias relacionadas

Remco Evenepoel e Annemiek van Vleuten ganham o Vélo d’Or 2022

Remco Evenepoel e Annemiek van Vleuten ganham o Vélo d’Or 2022

Remco Evenepoel confirma Giro d’Itália em 2023

Remco Evenepoel confirma Giro d’Itália em 2023

Roglic confirma foco total na Jumbo-Visma

Roglic confirma foco total na Jumbo-Visma

O que é uma boa Alimentação e Suplementação para ciclista?

O que é uma boa Alimentação e Suplementação para ciclista?

No Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a Newsletter

* Preenchimento necesssário

Escolha a newslwtter que pretende receber:

Categorias de Artigos