Unbound Gravel – Lachlan Morton foi o mais forte

Unbound Gravel – Lachlan Morton foi o mais forte

Um Triunfo Memorável no Mundo do Gravel

Lachlan Morton, conhecido ciclista de ultra-distâncias da equipa EF Education-EasyPost, conquistou a vitória na prestigiada prova Unbound Gravel. O evento, realizado em Emporia, Kansas, é a competição de Gravel mais mediática do mundo, tendo sido realizado pela primeira vez em 2006.

Embora a prova tenha outras distâncias, esta atrai os melhores ciclistas da modalidade para competir nas exigentes 200 milhas (aproximadamente 320 km).

A Prova e as Condições

Este ano o Unbound Gravel teve um percurso ligeiramente diferente (já testado anteriormente) e apesar do terreno pesado nos dias anteriores, teve condições quase perfeitas com céu nublado, vento leve e temperatura amena.

O percurso teve este ano cerca de 3.609 metros de desnível acumulado.

O Desenrolar da Corrida

Como habitualmente, a prova masculina começou às 5:50 da manhã, com Tobias Mørch Kongstad a atacar nos primeiros 8 km, formando uma fuga inicial com Jonas Orset. Ao atingir a marca dos 51 km, a dupla foi alcançada por Innokenty Zavyalov e Chase Wark, formando um grupo de quatro que se manteve na liderança até ao primeiro ponto de controlo em Alma.

Foi a partir deste ponto que Lachlan Morton começou a mostrar a sua intenção de vencer, assumindo a perseguição dos líderes com determinação, os outros seguiam a sua roda.

Após cerca de 112 km, a fuga foi absorvida pelo pelotão principal, onde Chad Haga assumiu a liderança. Após alguns quilómetros Morton e Haga, atacaram e ficaram isolados na frente da corrida.

A Decisão da corrida

Lachlan Morton e Chad Haga trabalharam juntos para manter a liderança. A corrida viria a ser decidida na reta final, ao sprint, no qual Lachlan Morton acabou por levar a melhor sobre Chad Haga, vencendo com um tempo de nove horas, onze minutos e quarenta e sete segundos, apenas um segundo à frente de Haga.

Créditos – Life Time

Tobias Kongstad completou o pódio, terminando em terceiro lugar, a mais de três minutos do vencedor.

Top 10 Final

POSCICLISTATEMPO
01MORTON Lachlan09:11:47
02HAGA Chad+ 01
03KONGSTAD Tobias+ 03:36
04HAVIK Piotr+ 03:37
05DE MARCHI Mattia+ 03:41
06SVENDSEN Simon Nordahl+ 04:41
07VAN AVERMAET Greg+ 04:47
08MCELVEEN Payson+ 04:48
09SCHÖNBERGER Sebastian+ 04:48
10JOHNSON Dylan+ 04:49

Com esta vitória Lachlan Morton assume-se uma vez mais como um dos principais ciclistas de ultra-distância no mundo do gravel.

Noticias relacionadas

Granfondo Portimão 2024 – O ultimo desafio do ano

Granfondo Portimão 2024 – O ultimo desafio do ano

Volta a Suíça – Resumo da Etapa 4

Volta a Suíça – Resumo da Etapa 4

António Morgado na Volta à Eslovénia

António Morgado na Volta à Eslovénia

Volta à Suíça – Resumo da Etapa 3

Volta à Suíça – Resumo da Etapa 3

Utilizamos cookies para garantir a funcionalidade e melhor experiência de navegação no nosso site. Saber mais