Jumbo-Visma de olho em Van der Poel

Jumbo-Visma de olho em Van der Poel

Só um Van der Poel sueco para bater o Van der Poel neerlandês, Jumbo-Visma e outras equipas estão atentas.

Há cerca de um mês li este título e fiquei a pensar “caramba, juntamos o Van Aert e o Van der Poel e só fica a faltar o Pidcock para a coisa ser perfeita”. Seria daqueles trios míticos, como Bebeto, Mazinho e Romário no Mundial de 1994 quando embalaram o Brasil para o penta. 

Não eram nascidos no Mundial dos EUA? Então imaginem Harry Potter, Ron Wesley e Hermione Granger, a magia é a mesma. 

Voltemos a Van der Poel na Jumbo-Visma. Por esta altura estão a pensar que bati com a cabeça na mesinha de cabeceira. Só que não. A notícia é real e até parece que a EF Education EasyPost também quer o craque. (Podem ler tudo aqui).

Se carregaram no link já sabem por esta altura que há “outro” Van der Poel. Confesso que ainda estou a recuperar de dois Jogos Olímpicos consecutivos. Primeiro Tóquio, depois Pequim. Ver 230 horas de desportos de inverno podem gerar stress pós-traumático. 

Centremo-nos em coisas sérias. A grande performance dos Jogos de Pequim esteve na pista de gelo oval da capital chinesa. O sueco Nils Van der Poel, patinador de velocidade, ganhou os 5000m com recorde olímpico e os 10000m com recorde mundial! 

Nils é Van der Poel por parte de um avô, nascido nos Países Baixos, mas é mais sueco que o Ikea. É um ser curioso, uma espécie de hippie millennial nascido em Trollhättan, 75km a norte de Gotemburgo.

Na preparação para os Jogos Olímpicos fez ultramaratonas, pedalou em condições extremas e pelo meio foi saltando de paraquedas. Estamos a falar de um tipo que foi a PyeongChang 2018 fazer 14º nos 5000, chateou-se e decidiu entrar nas forças especiais. Que se lixe a patinagem de velocidade! 

Quatro anos depois venceu as provas rainhas do gelo e mal acabou Pequim 2022 publicou um manual intitulado “How to skate a 10k (and half a 10k)” – a tradução livre será algo deste género “Como patinar uns 10km (e metade de 10km)”. Trata-se de um documento onde Nils Van der Poel detalha como viveu e treinou entre maio de 2019 e fevereiro de 2022, seguindo a metodologia “5 + 2”, isto é, cinco dias de treino e dois de descanso.  

“How to skate a 10k (and half a 10k)” é uma demonstração de humildade e partilha de conhecimento para futuros candidatos a baterem as marcas dos 6:00 e dos 12:30, as barreiras míticas em 5000m/10000m na patinagem de velocidade. 

Como é que este Van der Poel sueco entra no radar das equipas do WorldTour?

Basta ler o manual para perceber que no verão de 2021 Nils trabalhou a parte aeróbica e isso incluiu 33 horas por semana de ciclismo a 250 watts de média – isto enquanto recuperava de uma lesão na pélvis. 

Este exemplo de treino semanal é retirado da fonte já citada: 

  • Segunda | 7h ciclismo a 260w 
  • Terça | 6h ciclismo 250w 
  • Quarta | 2h esqui cross-country + 4h ciclismo a 250w 
  • Quinta | 7h ciclismo a 265w 
  • Sexta | 6h ciclismo a 240w 
  • Sábado | Descanso 
  • Domingo | Descanso 

Não vou entrar em mais detalhes sobre o documento do Nils Van der Poel, podem consultá-lo aqui se tiverem curiosidade. Acho que já estabelecemos que é um atleta diferente, inteligência acima da média, força mental excecional e fisicamente dotado. 

O sueco tem 25 anos [faz 26 no dia 25 de abril] e por isso a Jumbo-Visma e a EF querem testá-lo. Se foram buscar um tricampeão da Vuelta aos saltos de esqui, porque não reproduzir o modelo com um patinador de velocidade? É um desporto com mais semelhanças com o ciclismo do que os saltos. 

Ciclistas, atletas a cima da média

Nils Van der Poel e Wout Van Aert juntos, “uau!” Dois “maluquinhos”, porque os verões do Wout também são bonitos, basta recordar que foi brincar às “10 milhas de Antuérpia” (16km) e ia com ritmo tranquilo de 4:30/km.

Não é o único que gosta de correr; Tom Dumoulin fez 32:38 nos 10km de Maastricht, Thomas Pidcock quer fazer os 5km em menos de 15 minutos.

Mas com as sapatilhas nos pés o rei dos ciclistas continua a ser Michael Woods que chegou a fazer a milha em menos de 4:00 – é preciso ser um “animal” para correr 1609,34m a um ritmo de 24 km/h (ou superior); só para contextualizar digo-vos que o recorde feminino da milha está em 4:12.33 e pertence à incrível Sifan Hassan, a eritreia que se refugiou nos Países Baixos, em Tóquio fez a dobradinha 5000m/10000m. e ainda levou o bronze nos 1500m. A primeira mulher a vencer três medalhas nas provas de fundo na mesma edição dos Jogos! 

Oxalá Nils Van der Poel troque os patins pela bicicleta. Personalidade carismática e capacidade física extraordinária. É mesmo disto que o ciclismo precisa.

Nils Van der Poel já confessou que depois do que fez em Pequim, não é homem de repetir o que já fez antes, retira-se da patinagem profissional e procura novos desafios, patinar, só por lazer.

Só um Van der Poel sueco para bater o Van der Poel neerlandês

Pela maneira como tem corrido a primavera, se calhar só um Van der Poel sueco para bater o Van der Poel neerlandês. Sim, porque Mathieu é outra “besta” que precisou de um dia de competição este ano para subir ao pódio da Milão-Sanremo – a corrida mais longa do calendário – antes de ir à Coppi e Bartali escapar, ser apanhado e no final ganhar ao sprint.

Foi só o aquecimento para as vitórias na Através da Flandres e na Volta à Flandres, e um sério aviso para a Paris-Roubaix. 

Por: Gonçalo Moreira

Subscreve a newsletter semanal para receberes todas as notícias e conteúdo original do TopCycling.pt. Segue-nos nas várias redes sociais Youtube , Instagram , Twitter , e Facebook.

Noticias relacionadas

Remco Evenepoel sagra-se Campeão do Mundo dando recital na Austrália

Remco Evenepoel sagra-se Campeão do Mundo dando recital na Austrália

É já esta madrugada que a seleção nacional disputa prova de fundo de elite

É já esta madrugada que a seleção nacional disputa prova de fundo de elite

Specialized apresenta os novos pneus S-Works Turbo

Specialized apresenta os novos pneus S-Works Turbo

António Morgado é Vice Campeão do Mundo de juniores

António Morgado é Vice Campeão do Mundo de juniores

No Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Subscreva a Newsletter

* Preenchimento necesssário

Escolha a newslwtter que pretende receber:

Categorias de Artigos