Jumbo-Visma de olho em Van der Poel

Jumbo-Visma de olho em Van der Poel

Só um Van der Poel sueco para bater o Van der Poel neerlandês, Jumbo-Visma e outras equipas estão atentas.

Há cerca de um mês li este título e fiquei a pensar “caramba, juntamos o Van Aert e o Van der Poel e só fica a faltar o Pidcock para a coisa ser perfeita”. Seria daqueles trios míticos, como Bebeto, Mazinho e Romário no Mundial de 1994 quando embalaram o Brasil para o penta. 

Não eram nascidos no Mundial dos EUA? Então imaginem Harry Potter, Ron Wesley e Hermione Granger, a magia é a mesma. 

Voltemos a Van der Poel na Jumbo-Visma. Por esta altura estão a pensar que bati com a cabeça na mesinha de cabeceira. Só que não. A notícia é real e até parece que a EF Education EasyPost também quer o craque. (Podem ler tudo aqui).

Se carregaram no link já sabem por esta altura que há “outro” Van der Poel. Confesso que ainda estou a recuperar de dois Jogos Olímpicos consecutivos. Primeiro Tóquio, depois Pequim. Ver 230 horas de desportos de inverno podem gerar stress pós-traumático. 

Centremo-nos em coisas sérias. A grande performance dos Jogos de Pequim esteve na pista de gelo oval da capital chinesa. O sueco Nils Van der Poel, patinador de velocidade, ganhou os 5000m com recorde olímpico e os 10000m com recorde mundial! 

Nils é Van der Poel por parte de um avô, nascido nos Países Baixos, mas é mais sueco que o Ikea. É um ser curioso, uma espécie de hippie millennial nascido em Trollhättan, 75km a norte de Gotemburgo.

Na preparação para os Jogos Olímpicos fez ultramaratonas, pedalou em condições extremas e pelo meio foi saltando de paraquedas. Estamos a falar de um tipo que foi a PyeongChang 2018 fazer 14º nos 5000, chateou-se e decidiu entrar nas forças especiais. Que se lixe a patinagem de velocidade! 

Quatro anos depois venceu as provas rainhas do gelo e mal acabou Pequim 2022 publicou um manual intitulado “How to skate a 10k (and half a 10k)” – a tradução livre será algo deste género “Como patinar uns 10km (e metade de 10km)”. Trata-se de um documento onde Nils Van der Poel detalha como viveu e treinou entre maio de 2019 e fevereiro de 2022, seguindo a metodologia “5 + 2”, isto é, cinco dias de treino e dois de descanso.  

“How to skate a 10k (and half a 10k)” é uma demonstração de humildade e partilha de conhecimento para futuros candidatos a baterem as marcas dos 6:00 e dos 12:30, as barreiras míticas em 5000m/10000m na patinagem de velocidade. 

Como é que este Van der Poel sueco entra no radar das equipas do WorldTour?

Basta ler o manual para perceber que no verão de 2021 Nils trabalhou a parte aeróbica e isso incluiu 33 horas por semana de ciclismo a 250 watts de média – isto enquanto recuperava de uma lesão na pélvis. 

Este exemplo de treino semanal é retirado da fonte já citada: 

  • Segunda | 7h ciclismo a 260w 
  • Terça | 6h ciclismo 250w 
  • Quarta | 2h esqui cross-country + 4h ciclismo a 250w 
  • Quinta | 7h ciclismo a 265w 
  • Sexta | 6h ciclismo a 240w 
  • Sábado | Descanso 
  • Domingo | Descanso 

Não vou entrar em mais detalhes sobre o documento do Nils Van der Poel, podem consultá-lo aqui se tiverem curiosidade. Acho que já estabelecemos que é um atleta diferente, inteligência acima da média, força mental excecional e fisicamente dotado. 

O sueco tem 25 anos [faz 26 no dia 25 de abril] e por isso a Jumbo-Visma e a EF querem testá-lo. Se foram buscar um tricampeão da Vuelta aos saltos de esqui, porque não reproduzir o modelo com um patinador de velocidade? É um desporto com mais semelhanças com o ciclismo do que os saltos. 

Ciclistas, atletas a cima da média

Nils Van der Poel e Wout Van Aert juntos, “uau!” Dois “maluquinhos”, porque os verões do Wout também são bonitos, basta recordar que foi brincar às “10 milhas de Antuérpia” (16km) e ia com ritmo tranquilo de 4:30/km.

Não é o único que gosta de correr; Tom Dumoulin fez 32:38 nos 10km de Maastricht, Thomas Pidcock quer fazer os 5km em menos de 15 minutos.

Mas com as sapatilhas nos pés o rei dos ciclistas continua a ser Michael Woods que chegou a fazer a milha em menos de 4:00 – é preciso ser um “animal” para correr 1609,34m a um ritmo de 24 km/h (ou superior); só para contextualizar digo-vos que o recorde feminino da milha está em 4:12.33 e pertence à incrível Sifan Hassan, a eritreia que se refugiou nos Países Baixos, em Tóquio fez a dobradinha 5000m/10000m. e ainda levou o bronze nos 1500m. A primeira mulher a vencer três medalhas nas provas de fundo na mesma edição dos Jogos! 

Oxalá Nils Van der Poel troque os patins pela bicicleta. Personalidade carismática e capacidade física extraordinária. É mesmo disto que o ciclismo precisa.

Nils Van der Poel já confessou que depois do que fez em Pequim, não é homem de repetir o que já fez antes, retira-se da patinagem profissional e procura novos desafios, patinar, só por lazer.

Só um Van der Poel sueco para bater o Van der Poel neerlandês

Pela maneira como tem corrido a primavera, se calhar só um Van der Poel sueco para bater o Van der Poel neerlandês. Sim, porque Mathieu é outra “besta” que precisou de um dia de competição este ano para subir ao pódio da Milão-Sanremo – a corrida mais longa do calendário – antes de ir à Coppi e Bartali escapar, ser apanhado e no final ganhar ao sprint.

Foi só o aquecimento para as vitórias na Através da Flandres e na Volta à Flandres, e um sério aviso para a Paris-Roubaix. 

Por: Gonçalo Moreira

Subscreve a newsletter semanal para receberes todas as notícias e conteúdo original do TopCycling.pt. Segue-nos nas várias redes sociais Youtube , Instagram , Twitter , e Facebook.

Noticias relacionadas

Mathieu van der Poel contra Wout van Aert, é viver a história do ciclocrosse

Mathieu van der Poel contra Wout van Aert, é viver a história do ciclocrosse

Rubén Guerreiro reina no Saudi Tour

Rubén Guerreiro reina no Saudi Tour

Clímax em Hoogerheide com Van der Poel vs Van Aert

Clímax em Hoogerheide com Van der Poel vs Van Aert

Tom Pidcock escolhe Volta ao Algarve para a estreia na estrada em 2023

Tom Pidcock escolhe Volta ao Algarve para a estreia na estrada em 2023

No Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a Newsletter

* Preenchimento necesssário

Escolha a newslwtter que pretende receber:

Categorias de Artigos