João Almeida assumiu, sem qualquer tipo de receios, o desejo de lutar pela vitória na Volta a Itália.
Em ano de estreia na sua nova equipa a UAE Emirates, o ciclista português de 23 anos promete dar continuidade à boa imagem deixada em 2020 e 2021, com a obtenção do quarto e sexto lugar, ao serviço da Deceunink-QuickStep.
A apimentar as expetativas para este ano está o facto de na UAE Emirates partir para a prova com o papel de líder de equipa. Algo que o próprio afirma lhe trazer “uma pressão boa”.
Em declarações proferidas via conferência de imprensa virtual, a partir de Espanha, local onde a UAE Emirates está concentrada, João Almeida afirma de forma inequívoca a total aposta da temporada no Giro 2022.
“O Giro é o meu grande objetivo. Todas as corridas e preparativos, até lá, serão focadas no Giro, a que espero chegar na minha melhor forma. Também quero discutir outras corridas e conseguir bons resultados.”
João Almeida
A Volta a Itália é uma prova talismã para João Almeida. Trata-se de uma prova que o colocou nas bocas do mundo do ciclismo em virtude das boas prestações obtidas nas duas últimas temporadas, com a camisola da Deceuninck-QuickStep.
Em relação à ligação à nova equipa, o ciclista português confessa que tem sido uma “grande mudança”, mas “muito positiva”.
A Volta a Itália 2022 tem início marcado para o dia 6 de Maio, pelo que ainda há provas a disputar até lá, com principal destaque para o Paris-Nice e a Volta à Catalunha, corridas que serão de preparação, mas nas quais também o ciclista afirma desejar conquistar “bons resultados”.
O prazer em ter Tadej Pogacar como colega de equipa

João Almeida abordou ainda a ligação ao agora colega de equipa, o esloveno Tadej Pogacar, vencedor das duas últimas edições da Volta a França, e não poupou nos elogios.
“É um dos melhores ciclistas de sempre, não só do presente. Será um prazer correr com o Tadej… Ele é único! Poder correr e aprender com ele, estar nesta equipa e também ajudá-lo a vencer corridas, faz-me sentir bem e motiva-me para o futuro.”
João Almeida
Sem desvendar as reais possibilidades de surgir a disputar o Tour ao lado de Tadej Pogacar, João Almeida desvaloriza essas questões e revela que tudo irá depender do desenrolar da temporada.

Os novos métodos que encontrou na UAE Emirates a todos os níveis, desde nutrição, treinos e a abordagem geral à competição, parecem estar a ser do agrado do ciclista luso, que no final da conferência de imprensa reafirmou estar pronto para lidar com a pressão que este novo papel de destaque na equipa lhe confere.
“É uma pressão boa, com a qual consigo lidar. Dá personalidade e ajuda a manter o foco. Temos noção das responsabilidades, do trabalho.”
João Almeida
A ter em conta neste processo de adaptação à UAE Emirates está também a presença dos colegas de equipa portugueses, os irmãos Rui e Ivo Oliveira e ainda de Rui Costa, algo que João Almeida admitiu ser benéfico.
“Estamos na mesma página, e é sempre bom falar português, dá outro ambiente. Mas, no geral, em toda a equipa, somos todos amigos.”
João Almeida
Subscreve a newsletter semanal para receberes todas as notícias e conteúdo original do TopCycling.pt. Segue-nos nas várias redes sociais Youtube , Instagram , Twitter , e Facebook.