João Almeida sem medo da pressão de ser líder de equipa no Giro

João Almeida sem medo da pressão de ser líder de equipa no Giro

João Almeida assumiu, sem qualquer tipo de receios, o desejo de lutar pela vitória na Volta a Itália.

Em ano de estreia na sua nova equipa a UAE Emirates, o ciclista português de 23 anos promete dar continuidade à boa imagem deixada em 2020 e 2021, com a obtenção do quarto e sexto lugar, ao serviço da Deceunink-QuickStep.  

A apimentar as expetativas para este ano está o facto de na UAE Emirates partir para a prova com o papel de líder de equipa. Algo que o próprio afirma lhe trazer “uma pressão boa”.

Em declarações proferidas via conferência de imprensa virtual, a partir de Espanha, local onde a UAE Emirates está concentrada, João Almeida afirma de forma inequívoca a total aposta da temporada no Giro 2022.

“O Giro é o meu grande objetivo. Todas as corridas e preparativos, até lá, serão focadas no Giro, a que espero chegar na minha melhor forma. Também quero discutir outras corridas e conseguir bons resultados.”

João Almeida

A Volta a Itália é uma prova talismã para João Almeida. Trata-se de uma prova que o colocou nas bocas do mundo do ciclismo em virtude das boas prestações obtidas nas duas últimas temporadas, com a camisola da Deceuninck-QuickStep.

Em relação à ligação à nova equipa, o ciclista português confessa que tem sido uma “grande mudança”, mas “muito positiva”.

A Volta a Itália 2022 tem início marcado para o dia 6 de Maio, pelo que ainda há provas a disputar até lá, com principal destaque para o Paris-Nice e a Volta à Catalunha, corridas que serão de preparação, mas nas quais também o ciclista afirma desejar conquistar “bons resultados”.

O prazer em ter Tadej Pogacar como colega de equipa

João Almeida abordou ainda a ligação ao agora colega de equipa, o esloveno Tadej Pogacar, vencedor das duas últimas edições da Volta a França, e não poupou nos elogios.  

“É um dos melhores ciclistas de sempre, não só do presente. Será um prazer correr com o Tadej… Ele é único! Poder correr e aprender com ele, estar nesta equipa e também ajudá-lo a vencer corridas, faz-me sentir bem e motiva-me para o futuro.”

João Almeida

Sem desvendar as reais possibilidades de surgir a disputar o Tour ao lado de Tadej Pogacar, João Almeida desvaloriza essas questões e revela que tudo irá depender do desenrolar da temporada.

Os novos métodos que encontrou na UAE Emirates a todos os níveis, desde nutrição, treinos e a abordagem geral à competição, parecem estar a ser do agrado do ciclista luso, que no final da conferência de imprensa reafirmou estar pronto para lidar com a pressão que este novo papel de destaque na equipa lhe confere.  

“É uma pressão boa, com a qual consigo lidar. Dá personalidade e ajuda a manter o foco. Temos noção das responsabilidades, do trabalho.”

João Almeida

A ter em conta neste processo de adaptação à UAE Emirates está também a presença dos colegas de equipa portugueses, os irmãos Rui e Ivo Oliveira e ainda de Rui Costa, algo que João Almeida admitiu ser benéfico.

“Estamos na mesma página, e é sempre bom falar português, dá outro ambiente. Mas, no geral, em toda a equipa, somos todos amigos.”

João Almeida

Subscreve a newsletter semanal para receberes todas as notícias e conteúdo original do TopCycling.pt. Segue-nos nas várias redes sociais Youtube , Instagram , Twitter , e Facebook.

Noticias relacionadas

Volta à Suíça – Etapa 5 – Espetáculo de João Almeida

Volta à Suíça – Etapa 5 – Espetáculo de João Almeida

Granfondo Portimão 2024 – O ultimo desafio do ano

Granfondo Portimão 2024 – O ultimo desafio do ano

Volta a Suíça – Resumo da Etapa 4

Volta a Suíça – Resumo da Etapa 4

António Morgado na Volta à Eslovénia

António Morgado na Volta à Eslovénia

Utilizamos cookies para garantir a funcionalidade e melhor experiência de navegação no nosso site. Saber mais