João Almeida lidera UAE na Volta à Catalunha

João Almeida lidera UAE na Volta à Catalunha

João Almeida será o líder da UAE Emirates na 102.ª edição da Volta à Catalunha, prova a decorrer entre 20 a 26 de março.

O ciclista português, atual 29.º classificado no ranking UCI, chega a esta prova motivado e confiante, em virtude da sua recente participação no Tirreno Adriático, em que terminou como 2.º classificado da geral, apenas atrás de Primoz Roglic (Jumbo-Visma).

Esta participação na Volta à Catalunha, surge no caminho da preparação para o Giro d’Itália, seu grande objetivo da temporada.

Aos 24 anos, João Almeida é uma das grandes apostas da poderosa formação da UAE, partindo para a temporada 2023 com elevada expetativa, depois de ano passado ter sido obrigado a desistir do Giro, após testar positivo à Covid-19, quando tudo parecia alinhado para um lugar no pódio final.

Depois de em 2022 ter terminado a Volta à Cataluna como 3.º classificado da geral, para este ano, João Almeida contará com a ajuda de George Bennett, Finn Fisher Black, Rafal Majka, Adam Yates, e o português Ivo Oliveira, para tentar fazer igual ou ainda melhor.

Reencontro com Remco Evenepoel

A partir de amanhã, e durante sete dias, um dos grandes pontos de interesse da Volta à Catalunha, será acompanhar o expectável duelo entre João Almeida e Remco Evenepoel, estrela da Quick Step, e antigo companheiro de equipa do português nesta mesma formação.

Em prova estarão dois jovens ciclistas, que estão já entre a elite mundial da modalidade e cuja convivência na formação belga terminou envolta em alguma polémica, em muito devido a questões de liderança.

… e também com Primoz Roglic

Além de Evenepoel, João Almeida irá também reencontrar Primoz Roglic, adversário com o qual competiu há poucos dias no Tirreno Adriático, prova em que ambos arrecadaram os principais lugares da geral, com a estrela da Jumbo-Visma a ser o grande vencedor, ficando o ciclista português com o segundo posto.

Muito mais que a classificação na Volta à Catalunha, a principal análise da semana de competição que amanha se inicia, centrar-se-á na prestação que estes três grandes nomes apresentem, de forma a antever o que poderá acontecer no Giro d’Itália, evento para o qual ambos partem com ambições de lutar pela vitória final.

Tendo em conta tudo isto que acabámos de apresentar, é caso para dizer, que a 102.ª edição da Volta à Catalunha promete e muito, tendo em conta o valor do pelotão que irá disputar a prova.

Em 2022, foi Sérgio Higuita (Bora-hangrohe) foi o grande vencedor, agora, vamos ver quem lhe irá suceder em 2023.

Por: Nelson Ferreira

Subscreve a newsletter semanal para receberes todas as notícias e conteúdo original do TopCycling.pt. Segue-nos nas várias redes sociais Youtube , Instagram , Twitter , e Facebook.

Noticias relacionadas

Diário de um sub-23 – Rúben Rodrigues

Diário de um sub-23 – Rúben Rodrigues

Taça de Portugal de XCO – Melgaço

Taça de Portugal de XCO – Melgaço

Capacete Lazer Z1 KinetiCore – Review

Capacete Lazer Z1 KinetiCore – Review

Andalucía Bike Race  – Etapa 6

Andalucía Bike Race – Etapa 6

Utilizamos cookies para garantir a funcionalidade e melhor experiência de navegação no nosso site. Saber mais