Já está na estrada a 49.ª edição da Volta ao Algarve

Já está na estrada a 49.ª edição da Volta ao Algarve

A 49.º edição da Volta ao Algarve já está na estrada.

A partir de hoje e até domingo, dia 19, estarão em solo nacional alguns dos melhores ciclistas da atualidade.

A ‘Algarvia’, como muitos a denominam, é uma das principais provas de pré-temporada do calendário mundial e igualmente uma das mais destacadas do nosso país, ingredientes que justificam a presença de um elenco de luxo.

Esse elenco é constituído por um total de 174 atletas em representação de 25 equipas, 12 pertencentes ao World Tour, que irão percorrer um total de 795 quilómetros, divididos em cinco etapas.

Entre as estrelas que vão rolar nas estradas algarvias encontram-se 20 do top 100 mundial, um dos melhores registos de sempre da Volta.

A luta para suceder a Remco Evenepoel, vencedor em 2022, promete ser feroz.

Dentro do pelotão, surgem nomes como o do australiano Jai Hindley (BORA-hansgrohe), vencedor do Giro d’Italia, Geraint Thomas (INEOS Grenadiers), terceiro na Volta a França, Michal Kwiatkowski (INEOS Grenadiers), vencedor da Volta ao Algarve na última participação, em 2018, ou os companheiros de equipa Daniel Martínez, terceiro no Algarve em 2022, e Thymen Arensman, sexto na Vuelta do ano passado. Também há que contar com Sergio Higuita (BORA-hansgrohe), vencedor no Malhão em 2022, Gijs Leemreize e Sam Oomen (Jumbo-Visma), Mark Padun (EF Education-EasyPost) ou Jay Vine (UAE Team Emirates), que começou esta época muito forte, sagrando-se campeão australiano de contrarrelógio e vencendo a geral do Tour Down Under.

Lista completa de inscritos aqui disponível.

João Almeida e Rui Costa prometem espetáculo

Dentro de todas as estrelas presentes, há duas que não podemos deixar de destacar, principalmente para os amantes portugueses da modalidade. Referimo-nos, obviamente, a João Almeida e Rui Costa, ciclistas lusos que prometem apimentar ainda mais o espetáculo

Começando pelo ciclista da UAE Emirates, que surge na prova como líder da superpoderosa formação dos Emirados Árabes Unidos e com claras aspirações de lutar pela vitória.

Aos 24 anos de idade, João Almeida está na fase crucial de uma carreira, que muitos consideram ter tudo para ser brilhante. O futuro encarregar-se-á de o confirmar, mas é já a partir de hoje que Almeida irá começar a apresentar o trabalho que tem vindo a desenvolver, cujo ponto alto estará agendado para o Giro d’Itália, a grande volta do circuito mundial que o português promete lutar pela vitória em 2023.

Já Rui Costa, está a realizar um início de temporada fulgurante.

Depois de seis anos na UAE Emirates, Rui Costa ingressou esta temporada na formação belga da Intermarché-Circus-Wanty, naquela que até agora se tem revelado uma escolha acertada, facilmente comprovada pelo início de temporada marcado pela vitória Trofeo Calvià, e pela recente conquista da Volta à Comunidade Valenciana.

Aos 36 anos, Rui Costa volta a ter um destaque como há muito não se via. Com a mudança, Ruo Costa surge revigorado e com sede de vitórias, tal como se viu no passado domingo na 1.º edição da Figueira Champions Classic, prova em que foi 4.º classificado, depois de estar envolvido no ‘sprint’ final pela vitória.

1.ª etapa já está na estrada

Neste momento o pelotão já está na estrada a disputar a primeira de cinco etapas.

Em dia de estreia, o pelotão terá pela frente uma longa tirada de 200,2 quilómetros, a ligar Portimão a Lagos, com a chuva a decidir marcar presença, facto que pode aumentar a dificuldade dos ciclistas, ou pelo menos obrigar a cuidados redobrados em algumas fases do percurso.

Daqui a algumas horas será conhecido o primeiro camisola amarela da edição 2023 da Volta ao Algarve.

Eurosport garante cobertura

O Eurosport irá acompanhar de perto toda a ação desta 49.ª edição da Volta ao Algarve, com a seguinte programação disponível no Eurosport 2:

15 de fev. às 14:30: 1.ª Etapa: Portimão-Lagos, 200,2 km

16 de fev. às 14:30: 2.ª Etapa: Sagres (Vila do Bispo) – Alto da Fóia (Monchique), 186,3 km

17 de fev. às 17:30: 3.ª Etapa: Faro – Tavira, 203,1 km

18 de fev. às 17:30: 4.ª Etapa: Albufeira – Alto do Malhão (Loulé), 177,9 km

19 de fev. às 17:30: 5.ª Etapa: Lagoa – Lagoa, 24,4 km (Contrarrelógio Individual)

Por: Nelson Ferreira

Subscreve a newsletter semanal para receberes todas as notícias e conteúdo original do TopCycling.pt. Segue-nos nas várias redes sociais Youtube , Instagram , Twitter , e Facebook.

Noticias relacionadas

Tour de France 2024 | Etapa 14 | Rivalidades que ficam na história

Tour de France 2024 | Etapa 14 | Rivalidades que ficam na história

Tour de France 2024 | Etapa 13 | Bordures animaram dia de abandonos

Tour de France 2024 | Etapa 13 | Bordures animaram dia de abandonos

Lucas Lopes vence na Volta a Madrid

Lucas Lopes vence na Volta a Madrid

Pogacar vs. Vingegaard nos Pirenéus e Almeida sonha com pódio

Pogacar vs. Vingegaard nos Pirenéus e Almeida sonha com pódio

Utilizamos cookies para garantir a funcionalidade e melhor experiência de navegação no nosso site. Saber mais