IRONMAN Cascais – Fica a conhecer o desafio

IRONMAN Cascais – Fica a conhecer o desafio

Num mundo onde o triatlo se tornou sinónimo de resiliência e determinação, Cascais destaca-se como um dos destinos mais emblemáticos para esta modalidade desportiva, desde que em 2017 se realiza o IRONMAN Cascais.

Muitos ciclistas embarcam na aventura e desafio do IRONMAN para se colocar à prova, num desafio onde o ciclismo é uma das componentes.

A origem do IRONMAN

Fundada em 1978 no Havaí, o IRONMAN Triathlon foi o resultado da combinação dos maiores desafios em natação, ciclismo e corrida.

A ideia desta competição surgiu quando alguns atletas locais debatiam sobre quem seria o mais resistente: os nadadores, ciclistas ou corredores. Decidiram então criar uma competição que testasse as capacidades dos atletas em todas essas disciplinas.

O comandante da Marinha dos Estados Unidos, John Collins, e a sua esposa, Judy Collins, foram fundamentais na concepção e organização do primeiro Ironman.

A primeira edição teve lugar em 18 de fevereiro de 1978, com um total de 15 participantes com 226 km de competição, ou seja, 3.8 km de natação, 180 km de ciclismo e corrida de 42.2 km.

A partir desse momento, o IRONMAN ganhou fama e atraiu a atenção de atletas de todo o mundo. Com o passar dos anos, o evento cresceu em popularidade e tornou-se um símbolo de resistência e superação pessoal.

Video da história do IronMan

Presente nos cinco continentes

Atualmente, a prova está presente nos cinco continentes. Os atletas competem não apenas pela vitória na prova, mas também pela oportunidade de enfrentar um dos maiores desafios atléticos do mundo.

O lema do Ironman, “Anything is Possible” (Tudo é Possível), reflete a filosofia de superação e determinação que define esta competição.

O IRONMAN Portugal-Cascais 2024

No dia 19 de Outubro irá realizar-se o IRONMAN Portugal-Cascais 2024, com as provas IRONMAN full distance e IRONMAN 70.3, um evento desportivo desafiante numa combinação única de beleza natural e exigência atlética. 

Percurso

A jornada começa na Baía de Cascais, onde os atletas terão a oportunidade de nadar nas águas cristalinas do Atlântico.

Em seguida, enfrentarão um circuito de ciclismo desafiante, que inclui passagens pelo icónico Circuito F1 do Estoril e Serra de Sintra, proporcionando vistas espetaculares.

Finalmente, a corrida leva os atletas por terrenos ondulados, colocando à prova a sua resistência e determinação antes de cruzarem a linha de chegada.

“Um percurso acessível, com paisagens de mar azul deslumbrantes, que nos embalam ao som de uma valsa no verde do Parque Natural da Serra, locais históricos onde visualizamos outros tempos tão extraordinariamente inspiradores.

Antes, durante e depois da prova – cada braçada, pedalada e passo de corrida – pensado para que os atletas sejam transportados num momento inesquecível, que espero disfrutem intensamente, como nós ao criá-los.”

Jorge Pereira, embaixador IRONMAN Portugal

Inscrições:

Podes ver todos os pormenores sobre as inscrições, datas e preços nos sites dos eventos:

IRONMAN 70.3 Cascais

IRONMAN Cascais

Noticias relacionadas

Giro d’Itália 2024 – Etapa 14 – CRI

Giro d’Itália 2024 – Etapa 14 – CRI

Giro d’Itália 2024 – Etapa 13

Giro d’Itália 2024 – Etapa 13

Giro d’Itália 2024 – Etapa 12 – Lição de resiliência de Julian Alaphilippe

Giro d’Itália 2024 – Etapa 12 – Lição de resiliência de Julian Alaphilippe

Specialized lança Novas S-Works com o novo SRAM Red AXS

Specialized lança Novas S-Works com o novo SRAM Red AXS

Utilizamos cookies para garantir a funcionalidade e melhor experiência de navegação no nosso site. Saber mais