Haste PRO DISCOVER Aero – Normas de segurança mais avançadas no Gravel

Haste PRO DISCOVER Aero – Normas de segurança mais avançadas no Gravel

Os componentes PRO permitem ao utilizador fazer upgrade a vários componentes da bicicleta, estas mudanças permitem tornar a bicicleta mais leve e mais confortável, ao mesmo tempo que a tornam também personalizada e ao gosto de cada um.

As equipas de design, investigação e desenvolvimento de produtos da PRO foram, segundo a marca, pioneiros na resposta à procura de componentes de gravel, com a gama PRO Discover.

Agora, desenvolveram um estudo relativo às normas de segurança especificas para gravel.

As novas normas de gravel da PRO

Todos os produtos são testados para que se cumpram as normas da indústria, no entanto, não existe uma norma industrial geral que os componentes de gravel tenham de cumprir.

Como resultado, a maior parte dos componentes para gravel estão a ser testados seguindo o padrão de ciclismo de estrada. Mas, segundo a PRO, estes testes são insuficientes, já que sempre que a experiência em gravel aumenta, com ela aumentam também os riscos.

À medida que os ciclistas vão ganhando experiência, percorrem percursos mais técnicos e a velocidades mais elevadas, desta forma o equipamento tem de suportar os rigores de uma condução mais agressiva em gravel.

Por esta razão, segundo a PRO, o equipamento deve ser testado exaustivamente para garantir a segurança do ciclista.

Ensaio de Fadiga de Componentes PRO Discover

Os ensaios de fadiga são realizados na maioria dos produtos produzidos pela indústria do ciclismo, para determinar a redução da rigidez e da resistência dos materiais sob cargas repetidas.

Para ser aprovado num ensaio de fadiga, um produto tem de atingir ou exceder um número mínimo de ciclos de carga – descrito como carga de ciclos repetidos – com uma determinada força, medida em newtons.

Fase 1 – a carga é aplicada em direções opostas durante 100.000 ciclos. Este teste imita a carga repetida esquerda/direita que os ciclistas exercem sobre o guiador durante um sprint ou em subida fora do selim.

Para este ensaio de fadiga, os guiadores de estrada são sujeitos a pelo menos 280 Newtons de força, num movimento alternado para cima/para baixo durante 100.000 ciclos.

Para se visualizar melhor este teste , imagina que a parte esquerda do guiador está a ser pressionada para baixo enquanto a parte direita para cima e vice-versa. Cada uma destas cargas constitui um dos 100.000 ciclos necessários.

Fase 2 – a carga é aplicada na mesma direção durante 100.000 ciclos. Isto imita a carga uniformemente distribuída, entre as mãos esquerda e direita do ciclista, durante a condução de uma bicicleta de montanha em terreno acidentado.

Durante este teste, o guiador é sujeito a 450 Newtons de força, nas extremidades direita e esquerda do guiador, durante 100.000 ciclos.

Explicação da Norma Gravel da PRO

A Norma Gravel da PRO adopta os valores mais elevados de Estrada (Road) (fase 1 – 280N) e montanha (MTB) (fase 2 – 450N) (apresentados no quadro abaixo, listados a azul).

O atual Guia de Qualidade PRO descreve que, para um componente PRO ser disponibilizado aos ciclistas, tem de ser testado a 110% de carga para materiais em liga a 125% de carga para materiais em carbono.

Para a fase 1, os componentes de liga PRO são testados até 308 Newton e os componentes de carbono PRO até 350 Newton.

Na fase 2, os componentes PRO têm de ser aprovados na força MTB mais elevada de 495 Newton para a liga e 562,5 Newtons para o carbono.

Os resultados das fases 1 e 2 do teste ao guiador fictício podem ser verificados destacados a verde abaixo.

Haste PRO DISCOVER Aero em carbono

A nova haste PRO DISCOVER Aero Carbon é, segundo a PRO, o primeiro produto PRO DISCOVER a ser testado de acordo com as normas acima indicadas.

Como os cockpits são um sistema completo, a PRO também testou o avanço PRO DISCOVER 10 em combinação com o guiador PRO DISCOVER Aero Carbon. Este teste de combinação (destacado acima a amarelo) foi executado de acordo com as normas de estrada (fase 1) e de MTB (fase 2).

A haste de guiador DISCOVER Aero Carbon da PRO vem responder a esta necessidade de velocidade e eficiência, dando simultaneamente prioridade ao conforto, controlo, integração e adaptação à bicicleta. A adaptação fica ainda mais reforçada com a adição do avanço PRO DISCOVER 10 à gama de avanços DISCOVER da PRO dedicados ao gravel.

A PRO indica que estes produtos, para além do ponto de vista estético e das funcionalidades aerodinâmicas, são também uma grande melhoria do ponto de vista vital da segurança do ciclista.

Especificações técnicas

Haste de guiador PRO DISCOVER Aero Carbono

  • Construção em carbono UD T700 com fibras de compósito Dyneema®
  • Abertura: 12 graus
  • curvatura posterior: 4 graus
  • Alcance: 72mm
  • Diâmetro de fixação: 31,8 mm
  • Larguras: 40, 42 e 44cm
  • Pesos: a partir de PRHA0584 – 265g / PRHA0585 – 280g / PRHA0586 – 285g
  • Compatível com a extensão aero PRO Compact Carbon Clip-On

Avanço PRO DISCOVER 10

  • Construção em liga AL 7075 forja digital 3D e maquinação CNC
  • Design rebatível
  • Ângulo: ±10 graus
  • Diâmetro do eixo: 1 1/8
  • Comprimento: 60, 70, 80, 90, 100, 110 e 120 mm
  • Diâmetro de fixação: 31,8 mm
  • Peso: a partir de 142g
  • Compatível com o suporte para computador PRO

Disponibilidade e preços

Para mais informações sobre a gama completa de componentes PRO DISCOVER para a categoria gravel, podes consultar o site da Pro Bikegear, ou da SC. Vouga.

Subscreve a newsletter semanal para receberes todas as notícias e conteúdo original do TopCycling.pt. Segue-nos nas várias redes sociais Youtube , Instagram , Twitter , e Facebook.

Noticias relacionadas

Volta a Portugal 2024 – Já se conhecem as etapas

Volta a Portugal 2024 – Já se conhecem as etapas

Granfondo Portimão 2024 – O ultimo desafio do ano

Granfondo Portimão 2024 – O ultimo desafio do ano

Volta a Suíça – Resumo da Etapa 4

Volta a Suíça – Resumo da Etapa 4

António Morgado na Volta à Eslovénia

António Morgado na Volta à Eslovénia

Utilizamos cookies para garantir a funcionalidade e melhor experiência de navegação no nosso site. Saber mais