Giro de Itália | Etapa 18 | Nico Denz vence no fim da linha para Ayuso

Giro de Itália | Etapa 18 | Nico Denz vence no fim da linha para Ayuso
Foto: LaPresse

Etapa de transição no Giro de Itália. Um mini pelotão saiu para a fuga do dia e Nico Denz foi o mais forte para salvar a Grande Volta da Red Bull – BORA – hansgrohe.

A 18ª etapa do Giro de Itália viu uma fuga com mais de 30 ciclistas sair para a frente da corrida. Nico Denz atacou a ‘fuga de la fuga’ e triunfou com um solo de 17 km. No pelotão houve tréguas antes de dois dias de muita dureza. Juan Ayuso (UAE Emirates XRG) abandonou a corrida.

Ler mais | Giro de Itália | Etapa 17 | Afonso Eulálio, rei do Mortirolo

Créditos: LaPresse

Fuga numerosa na frente

Os ciclistas partiram de Morbegno e a fuga do dia demorou a sair, mas arrancou com muita gente: 35 ciclistas saltaram para a frente – entre eles, destacavam-se Mads Pedersen (Lidl – Trek), Wout Van Aert (Visma | LAB) e Kaden Groves (Alpencin – Deceuninck). Apenas cinco equipas não tinham um atleta entre os fugitivos.

O pelotão parecia satisfeito com a composição do grupo da frente e tirou o pé do acelerador. Os fugitivos acumularam mais de 10:00 de vantagem e iam discutir a vitória entre si.

Em relação aos favoritos à geral, assinalar apenas o abandono de Juan Ayuso, quando ainda faltavam 95 km para o fim de uma etapa que foi calma para o pelotão.

Foto: LaPresse

Nico Denz engana a ‘fuga de la fuga’

O mini pelotão que seguia na frente da corrida cooperou bem até à entrada do circuito final, que terminava em Cesano Maderno. Nessa altura, a 33 km, um grupo de nove ciclistas conseguiu separar-se do resto da fuga.

Dois homens fizeram a ponte – entre eles Nico Denz – e a ‘fuga de la fuga’ seguiu com 11 ciclistas. Para trás, ficavam Pedersen, Van Aert e Groves.

Quando faltavam cumprir 17 km dos 144 que compunham a 18ª etapa do Giro de Itália, Nico Denz atacou a frente da corrida, e ganhou espaço suficiente para seguir sozinho até ao fim num circuito técnico – terceira vitória para o alemão na Grande Volta italiana, depois das que conseguiu em 2023.

Dia positivo para a Red Bull – BORA – hansgrohe, depois de um Giro de Itália que não tem corrido bem à equipa, que perdeu Jai Hindley na fase inicial da corrida, e Primoz Roglic nos últimos dias.

Foto: Marco Alpozzi/Lapresse

Vídeo resumo da etapa

Top 10 da etapa 18 do Giro de Itália

PosiçãoCiclistaEquipaTempo
1DENZ NicoRed Bull – BORA – hansgrohe3:12:07
2MAESTRI MircoTeam Polti VisitMalta+1:01
3PLANCKAERT EdwardAlpecin – Deceuninck+1:01
4MAGLI FilippoVF Group – Bardiani CSF – Faizanè+1:01
5EDMONDSON AlexTeam Picnic PostNL+1:01
6DE BONDT DriesDecathlon AG2R La Mondiale Team+1:01
7HOOLE DaanLidl – Trek+1:01
8DE PRETTO DavideTeam Jayco AlUla+1:01
9CONCI NicolaXDS Astana Team+1:01
10WARBASSE LarryTudor Pro Cycling Team+1:01

Top 10 da classificação geral

RnkCiclistaEquipaTempo
1DEL TORO IsaacUAE Team Emirates – XRG68:56:32
2CARAPAZ RichardEF Education – EasyPost+0:41
3YATES SimonTeam VismaLease a Bike+0:51
4GEE DerekIsrael – Premier Tech+1:57
5CARUSO DamianoBahrain – Victorious+3:06
6BERNAL EganINEOS Grenadiers+4:43
7PELLIZZARI GiulioRed Bull – BORA – hansgrohe+5:02
8RUBIO EinerMovistar Team+6:09
9YATES AdamUAE Team Emirates – XRG+7:45
10STORER MichaelTudor Pro Cycling Team+7:46

Créditos da fotografia de destaque: LaPresse

Noticias relacionadas

Specialized anuncia novo pneu Pathfinder 29×2.2

Specialized anuncia novo pneu Pathfinder 29×2.2

Volta a Portugal 2026 | Francisco Campos abre as contas em Sintra

Volta a Portugal 2026 | Francisco Campos abre as contas em Sintra

Classe de Avancini e potencial de Bravo posicionam o Brasil no ciclismo

Classe de Avancini e potencial de Bravo posicionam o Brasil no ciclismo

Volta a Portugal 2026 | A vingança de Julius chegou dois anos depois

Volta a Portugal 2026 | A vingança de Julius chegou dois anos depois

Utilizamos cookies para garantir a funcionalidade e melhor experiência de navegação no nosso site. Saber mais