Giro de Itália – Etapa 9

Giro de Itália – Etapa 9

Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step) foi o grande vencedor do contrarrelógio da 9.ª etapa da 106.ª edição do Giro d’Itália.

O ciclista belga de 23 anos foi o mais rápido a completar os 35 quilómetros entre Savignano sur Rubicone e Cesena, com o registo de 41.24 minutos, superiorizando-se em um segundo a Geraint Thomas (INEOS), e em dois a Tao Geoghegan Hart (INEOS), respetivos segundo e terceiro classificados,

Os ciclistas da INEOS conseguiram hoje rivalizar com Evenepoel, num dia em que muitos apontavam a uma vitória clara e folgada por parte do homem da Soudal Quick-Step, situação que não se verificou, sendo a vitória conseguida pela margem mínima.

À semelhança do que aconteceu no contrarrelógio da etapa inaugural da presente edição do Giro, Remco Evenepoel voltou assim a vencer nesta disciplina onde se assume cada vez mais como um atleta de excelência.

Evenepoel assume a liderança da geral, com João Almeida a baixar para 5.ª

No que diz respeito à classificação geral, com a vitória de hoje, Remco sucede a Andreas Leknessund (DSM)  como novo dono da maglia rosa, com 45 segundos de vantagem para Geraint Thomas (INEOS), segundo classificado, enquanto que a fechar o pódio da geral surge Primoz Roglic (Jumbo Visma), com 47 segundos de atraso.

João Almeida (UAE Emirates), registou hoje o nono melhor tempo da tirada, a 35 segundos de Evenepoel.

Com este resultado o ciclista português de 24 anos baixou uma posição na geral, sendo agora 5.ª da geral, a 1:07 segundos do líder Evenepoel.

Depois de ter efetuado um grande contrarrelógio na etapa inaugural da prova, hoje, João Almeida foi mais comedido, indicando as condições metereológicas algo adversas como principal motivo para o andamento mais cauteloso que impôs.

No geral, foi um passeio muito bom e estou feliz. As curvas estavam um pouco escorregadias, mas me senti bem. As partes técnicas dificultaram o ritmo do percurso e acho que estive bem, principalmente na segunda parte. Agora estou animado para o dia de descanso e focado na segunda semana.”

João Almieda (UAE Emirates)

Vídeo resumo

Top 10 etapa

POSPAÍSNOME – EQUIPATEMPO
01EVENEPOEL Remco Soudal Quick-Step41:24
02THOMAS Geraint INEOS Grenadiers+ 01
03GEOGHEGAN HART Tao INEOS Grenadiers+ 02
04KÜNG Stefan Groupama-FDJ+ 04
05ARMIRAIL Bruno Groupama-FDJ+ 08
06ROGLIC Primoz Jumbo-Visma+ 17
07ARENSMAN Thymen INEOS Grenadiers+ 24
08VLASOV Aleksandr BORA-hansgrohe+ 30
09ALMEIDA Joao UAE Team Emirates+ 35
10CARUSO Damiano Bahrain Victorious+ 4

Top 10 classificação geral

POSRIDER TEAMTIME
01EVENEPOEL Remco Soudal Quick-Step34:33:42
02THOMAS Geraint INEOS Grenadiers+ 45
03ROGLIC Primoz Jumbo-Visma+ 47
04GEOGHEGAN HART Tao INEOS Grenadiers+ 50
05ALMEIDA Joao UAE Team Emirates+ 01:07
06LEKNESSUND Andreas Team DSM+ 01:07
07VLASOV Aleksandr BORA-hansgrohe+ 01:48
08CARUSO Damiano Bahrain Victorious+ 02:13
09KÄMNA Lennard BORA-hansgrohe+ 02:37
10SIVAKOV Pavel INEOS Grenadiers+ 03:00

Amanhã é dia de descanso no Giro

Esta segunda-feira irá cumprir-se o primeiro dia de descanso nesta 106.ª edição do Giro d’Itália.

Depois de nove etapas, o pelotão goza amanhã o primeiro dia de pausa, numa fase em que ainda faltam disputar nada mais, nada menos que 12 etapas.

O pelotão voltará para a estrada na terça-feira, com uma tirada de 196 quilómetros na ligação entre Scandiano e Viareggio, num percurso maioritariamente plano.

Por: Nelson Ferreira

Classificações completas disponíveis aqui.

Subscreve a newsletter semanal para receberes todas as notícias e conteúdo original do TopCycling.pt. Segue-nos nas várias redes sociais Youtube , Instagram , Twitter , e Facebook.

Noticias relacionadas

Iúri Leitão e Ivo Oliveira dão ouro e prata a Portugal

Iúri Leitão e Ivo Oliveira dão ouro e prata a Portugal

Iúri Leitão, o campeão que salvou a carreira na pista | Entrevista

Iúri Leitão, o campeão que salvou a carreira na pista | Entrevista

Iúri Leitão varre a pista no Europeu e dá o ouro a Portugal

Iúri Leitão varre a pista no Europeu e dá o ouro a Portugal

Maria Martins e Rui Oliveira medalhados no Europeu de pista

Maria Martins e Rui Oliveira medalhados no Europeu de pista

Utilizamos cookies para garantir a funcionalidade e melhor experiência de navegação no nosso site. Saber mais