Giro de Itália – Etapa 10

Giro de Itália – Etapa 10

Magnus Cort (EF Education-Easy Post) foi o destaque do dia no Giro d’Itália ao vencer a 10.ª etapa, que ficou marcada pelas condições meteorológicas adversas que se voltaram a fazer sentir na presente edição da prova.

O ciclista dinamarquês de 30 anos foi o mais rápido a completar os 196 quilómetros da lidação entre Scandiano e Viareggio, com o registo de 4:51.15 horas, superiorizando-se ao sprint a Derek Gee (Israel-Premier Tech) e a Alessandro de Marchi (Jayco AlUla), respetivos segundo e terceiro classificados, e companheiros de uma fuga bem sucedida, que aguentou bem a pressão do grupo do camisola rosa nos quilómetros finais da prova.

Geraint Thomas segue de rosa

Geraint Thomas (INEOS) continua a vestir de rosa, camisola que conquistou após o abandono do anterior líder, Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step), após ter testado posivito à covid-19.

O experiente ciclista britânico de 36 anos segue na liderança com 2 segundos de vantagem sobre Primoz Roglic (Jumbo-Visma), segundo da geral, enquanto que a fechar o top 3, figura o seu companheiro de equipa Tao Geoghegan Hart, com 5 segundos de atraso.

João Almeida à espreita do top 3

João Almeida (UAE Emirates) segue na quarta posição da geral, a 22 segundos do líder, e na liderança da classificação da juventude.

O ciclista português de 24 anos segue firme como principal referência da UAE Emirates nesta mítica prova, estando à espreita do top 3 da geral, patamar que lhe parece estar perfeitamente ao alcance, situação que ganhou ainda mais força após o abandono do grande favorito à vitória final, Remco Evenepoel.

Para quem ainda poderia ver em Jay Vine, seu colega de equipa, um possível plano b da UAE Emirates, caso João Almeida tivesse um dia menos bom, essa hipótese ter-se-á esfumado hoje, uma vez que o australiano sofreu hoje uma queda e está neste momento na 20.ª posição da geral a 12:52 minutos do líder.

Não restam dúvidas quanto à condição de líder de João Almeida, numa fase em que a dificuldade do Giro aumenta de dia para dia, tendo o próprio considerado o de hoje, como duro e stressante.

O dia de hoje teve condições muito duras. Só pensava em atravessar a meta e ir aquecer-me. Teve muito frio e muitos quilómetros”.

João Almeida (UAE Emirates)

Vlasov abandona e abre portas na geral

Aleksandr Vlasov (Bora-Hansgrohe) e 6.º na geral à partida para a etapa de hoje, não chegou à meta, abandonando a meio da tirada.

O ciclista de 27 anos, era um sério candidato ao top 5 final da prova, deixando agora as portas abertas a mais surpresas na geral.

Vlasov apresentou-se debilitado logo no início da etapa, mantendo nessa fase um contacto constante com o carro da equipa, sendo notória um enorme esforço do ciclista para se manter em prova, mas tal acabou por não ser possível.

O mau tempo que se fez sentir também poderá ter pesado na decisão de Vlasov em não continuar.


A etapa de hoje foi fortemente marcada pela chuva, algum vento e temperaturas baixas, sendo constantes as trocas de equipamento por parte dos atletas junto dos carros de apoio.

A formação da Bora-Hansgrohe deverá agora centrar a sua atenção em Lennard Kämna, atual 7.º classificado na geral a 1:52 minutos do líder.

Vídeo resumo

Top 10 etapa

POSPAÍSNOME – EQUIPATEMPO
01CORT Magnus EF Education-EasyPost04:51:15
02GEE Derek Israel-Premier Tech+ 00
03DE MARCHI Alessandro Team Jayco-AlUla+ 02
04PEDERSEN Mads Trek-Segafredo+ 51
05ACKERMANN Pascal UAE Team Emirates+ 51
06OLDANI Stefano Alpecin-Deceuninck+ 51
07MILAN Jonathan Bahrain Victorious+ 51
08CAVENDISH Mark Astana Qazaqstan Team+ 51
09MAESTRI Mirco EOLO-Kometa Cycling Team+ 51
10FIORELLI Filippo Green Project-Bardiani CSF-Faizanè+ 51

Top 10 classificação geral

POSPAÍSNOME – EQUIPATEMPO
01THOMAS Geraint INEOS Grenadiers39:26:33
02ROGLIC Primoz Jumbo-Visma+ 02
03GEOGHEGAN HART Tao INEOS Grenadiers+ 05
04ALMEIDA Joao UAE Team Emirates+ 22
05LEKNESSUND Andreas Team DSM+ 35
06CARUSO Damiano Bahrain Victorious+ 01:28
07KÄMNA Lennard BORA-hansgrohe+ 01:52
08SIVAKOV Pavel INEOS Grenadiers+ 02:15
09DUNBAR Edward Team Jayco-AlUla+ 02:32
10ARENSMAN Thymen INEOS Grenadiers+ 02:32

Amanhã seguem-se mais 219 quilómetros

Amanhã, quarta-feira, sai para a estrada a 11.ª etapa desta 106.ª edição do Giro d’Itália, com o pelotão a ter pela frente um total de de 219 quilómetros na ligação entre Camaiore a Tortona, num traçado maioritariamente plano, mas que ainda contempla três contagens de montanha, duas de terceira e uma de quarta categoria.

Por: Nelson Ferreira

Classificações completas disponíveis aqui.

Subscreve a newsletter semanal para receberes todas as notícias e conteúdo original do TopCycling.pt. Segue-nos nas várias redes sociais Youtube , Instagram , Twitter , e Facebook.

Noticias relacionadas

Paris – Roubaix Challenge | Como ir viver o inferno do norte

Paris – Roubaix Challenge | Como ir viver o inferno do norte

Alice Segre no Desertus Bikus 

Alice Segre no Desertus Bikus 

Loma, o Novo Capacete Specialized

Loma, o Novo Capacete Specialized

Um português e um belga entram num bar

Um português e um belga entram num bar

Utilizamos cookies para garantir a funcionalidade e melhor experiência de navegação no nosso site. Saber mais