Em 2021 já são 14 as provas com presença de equipas World Tour canceladas até agora, 8 delas em Janeiro, o que faz com que as equipas se foquem cada vez mais na Volta ao Algarve 2021.
Apesar de haver outras duas corridas em Fevereiro, como são a “Volta a la Comunitat Valenciana” e a “Etoile de Bessèges” (ambas de 3 a 7 de Fevereiro) que até agora também não foram canceladas, a incerteza, os outros cancelamentos e o nosso clima podem fazer com que as equipas tragam os seus melhores ciclistas à Volta ao Algarve.

Estas são as provas canceladas até ao momento:
Janeiro 2021 Tour Down Under 2021
Feminino Tour Down Under 2021
Vuelta a San Juan 2021
Race Torquay 2021
Race Torquay WE 2021
Tour de Langkawi 2021
Cadel Evans Great Ocean Road Race 2021
Cadel Evans Great Ocean Road Race Feminino 2021
Fevereiro de 2021 Herald Sun Tour 2021
Feminino Herald Sun Tour 2021
Tour Colômbia 2.1 2021
Tour de Antalya 2021
Abril de 2021 Tour de Yorkshire 2021
Tour de Yorkshire Feminina 2021

Por enquanto Volta ao Algarve mantém-se
Escrevemos por enquanto porque a incerteza nos dias de hoje domina o nosso dia-a-dia e enquanto não houver informação em contrário conta-se com o evento.
A Federação Portuguesa de Ciclismo defende que o evento tem condições para ser realizado, por ser um evento totalmente profissional, disse esta quarta-feira Delmino Pereira, após o anúncio do novo confinamento geral.
“A Volta ao Algarve, sendo um evento internacional do circuito ProSeries (da União Ciclista Internacional), totalmente profissional, no nosso entendimento tem enquadramento nesta norma desportiva”
Disse Delmino Pereira à Lusa
No entanto o dirigente também esclareceu que quer aguardar pelas “diretrizes da Direção-Geral da Saúde (DGS)”
Delmino Pereira lembrou ainda que o ciclismo “não teve problemas” e que é “uma atividade de baixo risco”, praticada ao ar livre.
Relembramos que o primeiro-ministro, António Costa, anunciou que a 1.ª Liga portuguesa de futebol e “ligas equiparadas” vão manter-se em atividade durante o novo confinamento geral.
Medidas de segurança apertadas
Ao que conseguimos apurar as medidas de segurança são bastante apertadas para a Volta ao Algarve 2021, a organização limitará bastante o movimento do público, o acesso será interdito nas partidas e chegadas, nas zonas “espetáculo”, e ao parque das equipas.

Inclusive as creditações de imprensa serão menores, e mesmo a imprensa terá o acesso ao parque das equipas interdito, havendo uma “caixa” para a imprensa na zona de acesso à partida das etapas e um espaço de “flash interview” no final das tiradas.
Esperemos que a Volta ao Algarve se realize e que, apesar das restrições, possamos ter a elite do ciclismo mundial no nosso país em 2021.
Subscreve a newsletter semanal para receberes todas as notícias e conteúdo original do MARRETAMAN.pt. Segue-nos nas várias redes sociais Youtube , Instagram , Twitter , e Facebook.