Já não se trata só de um rumor ou de fotos desfocadas, é uma realidade! Existe, já está ao dispor dos atletas de fábrica e será muito provável que no final deste ano seja disponibilizado ao público.
O grupo SRAM Eagle 1X12 electrónico é algo pelo que a comunidade de ciclistas de montanha aguarda desde que saiu o grupo electrónico da marca para bicicletas de estrada.
Há cerca de um mês atrás “rodaram” nas redes sociais fotos do Instagram de Nino Schurter , onde se podia ver um desviador traseiro aparentemente sem cabo e com uma bateria incorporada. O entusiasmo foi geral.
A foto foi rapidamente removida, e desde então as fotos que aparecem da sua bicicleta eram sempre mostrando o lado esquerdo da mesma, ou sem mostrar o lado direito do guiador onde se encontra o “trigger” de mudanças, o que levou a que não houvessem certezas.
Acontece que os amigos do “Cyclingtips“, revelaram uma foto que o fotógrafo Michal Cerveny publicou no seu Instagram, onde se vê claramente o SRAM Eagle E-Tap montado na bicicleta de Nino Schurter.
O aparecimento deste novo grupo marca a entrada da SRAM com tecnologia Wireless no mundo das bicicletas de montanha, onde as poeiras e lamas, a passagem longa dos cabos através da bicicleta ou o movimento da suspensão traseira por vezes poderiam comprometer o funcionamento do desviador.
Aparentemente, é usado com a cassete Eagle já existente (10-50), e com a mesmo tipo de bateria utilizada no grupo de estrada “Red E-Tap”, no entanto esta bateria terá mais autonomia certamente, visto no BTT as mudanças serem mais requisitadas do que na estrada.
Tal como há uns anos atrás, Nino Schurter foi o primeiro a atleta a aparecer com o grupo SRAM Eagle XX1, parece que este ano na prova de abertura da taça do mundo em Stellenbosch na África do Sul vai acontecer o mesmo com o novo Eagle E-Tap.
Mantém-te atento ao nosso site, pois iremos colocar resumo dessa prova, bem como de todas as outras da taça do mundo de XCO.
Fotos: Michal Cerveny
Artigo Original: Cyclingtips.com
Luís Beltrão