Figueira Champions Classic – Clássica portuguesa com as melhores equipas do mundo

Figueira Champions Classic – Clássica portuguesa com as melhores equipas do mundo

A Figueira Champions Classic será uma clássica a ser realizada já em 2023. O planeamento foi estratégico pois a data desta corrida será só 4 dias antes da Volta ao Algarve, podendo assim atrair muitas das equipas World Tour que estão presentes na Algarvia.

Pela primeira vez na história a organização pretende realizar em Portugal uma clássica de nível mundial da classe 1.PRO (UCI pro series).

É uma aposta clara no ciclismo por parte da Figueira da Foz, na promoção da marca desta região e conselho, sendo um projecto já garantido até 2025 e que inclusive já tem direitos televisivos garantidos, com transmissão em directo no Eurosport em Portugal e todo o mundo.

Completa-se 250 anos da elevação da Figueira da Foz a Vila e 140 anos da elevação a Cidade

Temos de saber celebrar o que é importante para nós e é justíssimo fazermos a homenagem à Figueira da Foz em si, enquanto conselho, ao seu nascimento, a sua identidade, a afirmação e formalização dos seus laços.

A Figueira da Foz reúne todos os requisitos para acolher uma prova do circuito mundial de ciclismo World Tour, dando continuidade à grande prova de ciclismo iniciada em 1929 denominada a volta dos campeões e homenageando em simultâneo um figueirense que foi um dos melhores ciclistas portugueses; António da Silva Barbosa.

Como Autarca do município encaramos este evento como uma forma de afirmar mundialmente o nosso território e a marca Figueira, pretendemos um evento ímpar e único na classe 1.PRO que queremos garantir para o triénio 2023 e 2055.

Dr. Pedro Santana Lopes – Presidente do município da Figueira da Foz

Data e percurso

A data já está definida, a Figueira Champions Classic será disputada no dia 12 de fevereiro de 2023 e terá uma distância de 197 quilómetros num sobe e desce constante, muito provavelmente com um final em “sterrato” (terra batida).

Uma corrida para todos

O Topcycling sabe que no mesmo fim de semana, sábado dia 11 de fevereiro haverá a prova no âmbito do projecto “ciclismo para todos”, uma corrida para os praticantes e adeptos de ciclismo, que poderão colocar-se à prova e desfrutar do mesmo percurso dos profissionais que correm no dia seguinte.

Um evento que pode assim atrair mais fãs de ciclismo, que num dia praticam a modalidade e no dia seguinte assistem à corrida dos profissionais, dinamizando assim a economia local.

Homenagem a Alves Barbosa

Alves Barbosa nasceu em Fontela, Vila Verde, Figueira da Foz, em 24 de dezembro de 1931 — Figueira da Foz, e foi o primeiro Português da história do ciclismo a figurar entre os dez primeiros do Tour de France, em 1956.

Uma figura incontornável do ciclismo português, falecido em 2018, que será homenageado na Clássica da Figueira.

Os seus maiores sucessos desportivos obteve-os na Volta a Espanha onde na edição de 1961 conseguiu uma vitória de etapa, e na Volta a Portugal onde conseguiu a vitória absoluta nas edições de 1951, 1956 e 1958.

É com grande satisfação que a FPC (Federação Portuguesa de Ciclismo) assiste ao nascimento de mais uma grande prova de ciclismo de dimensão internacional.

Consideramos estratégico o reforço do calendário de provas internacionais no início da época, especialmente de clássicas, que contribuam para afirmar Portugal como destino de estágios e de turismo em bicicleta ao longo de todo o ano.

Neste contexto surge, em 2023, a Figueira Champions Classic, a realizar na Figueira da Foz, no dia 12 de fevereiro. É um evento que conjuga vários interesses desportivos e económicos, enquadrando-se na filosofia do Cyclin’Portugal.

Sendo a Figueira da Foz um destino turístico por excelência e sendo o ciclismo a atividade que mais e melhor promove internacionalmente os territórios, a Figueira Champions Classic tem todas as condições para cumprir a missão de oferecer um excelente espectáculo desportivo ao mesmo tempo que divulga a Figueira da Foz junto dos adeptos de ciclismo de todo o mundo.

A Federação Portuguesa de Ciclismo vê com satisfação a iniciativa de criar este novo evento internacional também por se realizar numa região de grande tradição e paixão pelo ciclismo. A Figueira da Foz, berço do primeiro ídolo do ciclismo em Portugal, José Bento Pessoa, e do primeiro ciclista português de dimensão internacional, Alves Barbosa, será, novamente, um pólo dinamizador do ciclismo.

Delmino Pereira (Presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo)

Subscreve a newsletter semanal para receberes todas as notícias e conteúdo original do TopCycling.pt. Segue-nos nas várias redes sociais Youtube , Instagram , Twitter , e Facebook.

Noticias relacionadas

Vuelta a Espanha 2022 – Guia Topcycling.pt

Vuelta a Espanha 2022 – Guia Topcycling.pt

A Trek lançou as novas rodas de montanha Kovee XC

A Trek lançou as novas rodas de montanha Kovee XC

Volta a Portugal 2022 – Etapa 10

Volta a Portugal 2022 – Etapa 10

Volta a Portugal 2022 – Etapa 9

Volta a Portugal 2022 – Etapa 9

No Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Subscreva a Newsletter

* Preenchimento necesssário

Escolha a newslwtter que pretende receber:

Categorias de Artigos