A Eurobike é a maior feira de bicicletas e ciclismo em todo o mundo, onde toda a industria mundial do sector está presente.
Além das marcas apresentarem as suas últimas novidades, fabricantes de bicicletas e componentes marcam presença no certame com o objectivo expandir o seu negócio, fazer novos clientes em novos mercados.
Em resumo, é uma feira com grande presença e protagonismo internacional, na qual a indústria portuguesa ligada ao sector também tem apostado bastante nos últimos anos.
Muitas empresas Portuguesas marcaram presença na Eurobike através da Abimota (Associação Nacional dos Industriais de Bicicletas, Ciclomotores, Motociclos e Acessórios em Portugal) que tem impulsionado nos últimos anos o “Portugal Bike Value.”
O Portugal Bike Value é um projecto que visa apresentar o potencial do território nacional para localização de indústrias, pela integração com centros tecnológicos, universidades e autoridades locais, bem como demonstrar a capacidade das empresas que produzem em Portugal de fornecer os mercados externos.
Pelo terceiro ano consecutivo, o espaço Portugal Bike Value reuniu empresas portuguesas, que este ano foram a Esmaltina; Goldnutrition; Incycles; Interbike; Jasil; Miranda & Irmão; ND Tuned; Polipromotion; Polisport; Prototype; Rodi; Sangal; Tabor e Unibike.
Mostramos-te um pouco do que fazemos por cá.
Esmaltina
A famosa marca portuguesa (provavelmente alguns de vocês tiveram uma Esmaltina) que fabrica bicicletas desde 1970, continua viva e bem viva. De acordo com a marca, a Esmaltina já produziu mais de 3 milhões de bicicletas para os seus Clientes na Europa, África e América do Sul.
Interbike
A Interbike é uma fábrica de bicicletas portuguesa localizada em Aveiro, que actualmente fabrica marcas como por exemplo a Coluer.
Jasil
A Jasil é uma empresa metalomecânica portuguesa cuja principal actividade é a produção de peças e acessórios para motos e scooters, mas também acessórios de bicicletas.
Miranda
A Miranda & Irmão, Lda. nasceu em 1940, mas tornou-se empresa registrada em 1950.
Com uma história ligada principalmente aos componentes de motociclos, em 2000 a Miranda ampliou a produção de componentes de bicicleta, com maior destaque para os cranks e espigões de selim, afirmando-se no mercado de gama média e alta.
A marca aposta no patrocínio de equipas de Estrada e Bicicleta de Montanha.
ND Tuned
A ND Tuned é uma empresa especializada em todos os tipos de suspensão e amortecedores.
A actividade da empresa portuguesa foca-se tanto na assistência técnica como na concepção e produção de produtos com tecnologias exclusivas e patenteadas, para condições extremas em offroad nos segmentos XC, DH, Motocross e Enduro.
No final do artigo encontras um vídeo com a explicação mais pormenorizada do que a ND Tuned. É bom ter empresas portuguesas assim.
Polipromotion
A Polipromotion é uma empresa focada na customização de garrafas desportivas e faz parte do Grupo Polisport.
A empresa foi fundada em 2018 e tem como missão o desenvolvimento, produção e customização de garrafas desportivas com a marca de cliente.
Polisport
A Polisport é das marcas portuguesas mais conhecidas de todos nós.
O Grupo especializa-se nos acessórios para bicicleta e para motos de off-road, estando já estabelecido como líder de mercado e com uma crescente presença internacional.
O Grupo Polisport exporta 95% da sua produção, tem actualmente 6 empresas que permitem trabalhar as diversas marcas do seu portefólio e que cobrem, em grande medida, todo o processo produtivo do Grupo.
As empresas do Grupo Polisport são actualmente: a Polisport Plásticos, a Polinter Plásticos, Polisport Molds, a Polipromotion, a Headgy Helmets, e a Polisport Brasil.
Prototype
A marca de rodas portuguesa foi criada em meados dos anos 90 edesde então vem-se afirmando pouco a pouco no panorama mundial, patrocinando hoje em dia 3 equipas da taça do mundo XCO como a MMR Factory Racing Team, a BH Templo Cafés UCC, ou a Brujula Bike Racing Team.
Rodi e Blackjack
A Rodi e a Blackjack são outras das marcas de rodas portuguesas de referência e que também marcaram presença na Eurobike.
Sangal
Apesar de ter sido criada há 62 anos, a Sangal decidiu em 2018 concentrar-se no desenvolvimento, produção e / ou montagem de bicicletas eléctricas para o mercado europeu e latino-americano.
A fábrica portuguesa está localizada em Aveiro, tem 8.000 metros quadrados disponíveis para a montagem de bicicletas eléctricas, com 2 linhas de montagem. A capacidade máxima total de montagem é de quase 100.000 bicicletas eléctricas por ano.
Tabor
A origem da Tabor é curiosa. A empresa foi constituída em 1965, após cinco empresas da região de Águeda, que fabricavam selins e operavam no mesmo mercado, perceberem que muitas vezes concorriam entre si e não tiravam partido dos produtos fabricados.
Após várias adaptações ao mercado ao longo dos anos, além de se dedicar ao corte de chapa por laser, a Tabor nunca abandonou a produção dos selins em couro de forma artesanal, produto que deu origem à empresa, apesar deste mercado ter passado por um momento de crise.
Segundo a marca, verifica-se nos dias de hoje que é um nicho de mercado com procura, nomeadamente nos países nórdicos, pelo facto dos selins serem muito confortáveis e também por estarem em voga as bicicletas urbanas ou “city bikes”, normalmente equipadas com um selim mais largo e confortável, onde o peso do produto passa para segundo plano sendo dado previlégio à qualidade, conforto e aspecto mais tradicional.
Gold Nutrition
A conhecida marca de nutrição nasceu há 19 anos atrás, pelas mãos do nutricionista Custódio César.
Além de Portugal, a a Gold Nutrition tem-se afirmado além fronteiras e tem intenção de ampliar o seu negócio para ainda mais mercados, pelo que também marcou presença na Eurobike 2019.
Por fim, deixamos-te o pequeno vídeo da nossa passagem pelo espaço Portugal Bike Value na Eurobike.
Actualmente Portugal é o segundo país da Europa que mais bicicletas exporta e é referenciado como país de destino para a instalação de novas empresas neste sector.
Subscreve a nossa newsletter semanal para receberes todas as notícias e conteúdo original do MARRETAMAN.pt. Segue-nos nas várias redes sociais Facebook, Instagram, Youtube e Twitter.
Por: Luís Beltrão
Fotografia: Jorge Branco