Através do Davide Silva chegou-nos este trabalho feito por uns amigos seus e pelo próprio, o qual não podemos deixar de partilhar porque mostra a dificuldade de conseguir ser profissional de ciclismo em Portugal. O vídeo/documentário baseia-se numa entrevista a David Ribeiro, ciclista da LA – Alumínios que decidiu terminar a sua carreira 25 anos de idade.
Vídeo
- Ideia original: Pedro Pinto
- Realização: Paulo Kankune,Pedro Pinto
- Direção: Pedro Pinto
- Guião: Davide Silva
- Edição: Paulo Kankune
- Produção: Paulo Kankune
- Participação: David Ribeiro, Davide Silva, Paulo Kankune, Pedro Pinto
Dizia o Davide (um dos que fez o trabalho, não o atleta) quando me contactou:
“O vídeo (um pouco amador é certo) pretende acima de tudo mostrar entre outras coisas o estado decadente da modalidade em Portugal e quão rápido o sonho não passa de uma utopia.”
Está um pouco amador sim, mas muito bem feito e acima de tudo com muita alma, o que lhe dá maior qualidade que muitos trabalhos profissionais. Parabéns a todos os envolvidos e obrigado por nos enviarem.
Neste vídeo o David Ribeiro dá a cara, mas como ele muitos em Portugal ficam pelo caminho, mesmo depois de chegarem ao nível da Volta a Portugal e selecção nacional.

Não é a primeira vez que escrevo isto, mas volto a reforçar esta ideia. Para um português conseguir chegar ao topo de uma modalidade, tem que ser muito melhor que todos os outros (de outros países), porque no seu percurso vai encontrar o triplo das dificuldades para lá chegar.
Pode haver qualidade, mas se não existe estabilidade para fazer vida deste desporto é perfeitamente legítimo que tal como o David Ribeiro, outros coloquem exactamente as mesmas questões que ele colocou a si próprio.
Estamos melhor, mas longe de estar bem.
Por: Luís Beltrão
Subscreve a newsletter semanal para receberes todas as notícias e conteúdo original do TopCycling.pt. Segue-nos nas várias redes sociais Youtube , Instagram , Twitter , e Facebook.