Entrámos na super estrutura da Visma – Lease a Bike durante a Vuelta a Espanha

Entrámos na super estrutura da Visma – Lease a Bike durante a Vuelta a Espanha

O Topcycling passou um dia com a Visma – Lease a Bike durante a Vuelta a Espanha 2024.  

Bruno Antunes, redator do Topcycling, juntou-se à equipa durante a etapa 19 da Vuelta e conta como foi como foi estar dentro de uma das melhores e mais avançadas estruturas de ciclismo profissional do mundo.

O plano de atividades

Cheguei a Bilbao no dia antes da etapa e fui recebido pela equipa de hospitalidade da Visma | Lease a Bike. O plano de atividades incluía estadia de duas noites em Bilbao e acompanhamento da etapa 19.

A equipa tem quatro elementos – dois ex-ciclistas (Eddy Bouwmans e Theo Eltink) e dois membros mais recentes da equipa (Vicky e Lars) – responsáveis pela receção aos convidados. 

No coração da corrida

O nome da experiência proporcionada pela Visma | Lease a Bike é “At the heart of the race” (“No coração da corrida”). O nome é indicado tendo em conta o que vivemos durante a etapa.

No dia da etapa levaram-nos em duas carrinhas para um contacto mais próximo com os ciclistas. Segui numa das carrinhas com os restantes convidados, enquanto na outra ia o novo número dois da Visma | Lease a Bike, Jacco Verhaeren. 

O dia começou cedo. Instalados em Bilbao, fizemos a viagem para o hotel da Visma | Lease a Bike, perto de Logroño, de onde partiu a etapa 19 da Vuelta. 

Tivemos acesso à área restrita: dois camiões altamente equipados – um com a cozinha onde trabalham dois chefs responsáveis por confecionar toda a comida que os ciclistas comem durante três semanas; outro para os mecânicos, onde está todo o material relacionado com as bicicletas dos atletas.

Trabalho é das 7:00 às 23:00

A juntar a isto, um camião da Jumbo (rede de supermercados neerlandesa), que apesar de já não fazer parte do nome da equipa continua a ser um dos patrocinadores.

Nesse camião está toda a comida que os ciclistas consomem durante a Vuelta – a equipa recebe um camião destes a cada dia de descanso diretamente dos Países Baixos.

Um pequeno destaque para a fantástica logística da Team Visma | Lease a Bike. Nenhum alimento é comprado em Espanha (no caso da Vuelta) – tudo chega dos Países Baixos. Uma reflexão interessante sobre tudo o que está por trás de bons desempenhos ao mais alto nível competitivo e a prova de que nas estruturas desportivas vencedoras nada é deixado ao acaso.

Bruno Antunes – Topcycling

Karin Lambrechtse, uma das chefs da equipa, explicou-me que o trabalho é das 7:00 às 23:00, mas quem corre por gosto não cansa.

Falámos do contacto com os atletas e sobre tempos não muito distantes em que usavam as cozinhas dos hotéis. Até nos quartos dos hotéis se cozinhou. Impensável hoje em dia.

Portugueses pelo mundo

Entre um staff variado e profissional encontrei Gabriel Martins, que trabalha na Team Visma – Lease a Bike na área da nutrição. É um de muitos portugueses pelo mundo do ciclismo.

Além da área da nutrição, o Gabriel também é responsável pela relação “um para um” com os ciclistas da equipa.

Explicou-me que o objetivo é que os ciclistas sintam que a nutrição é menos uma coisa com que têm de se preocupar, tentando ao mesmo tempo que os ciclistas se sintam em controlo da sua própria alimentação.

A Cervélo S5

Com algum tempo, tivemos oportunidade de circular ao pé dos autocarros da equipa, conversar com o staff, ver os ciclistas a passar a poucos centímetros dos fãs.

Cervélo S5 de Attila Valer

Pudemos ainda ver de perto as bicicletas da equipa, como a Cervélo S5 personalizada do campeão húngaro Attila Valer (dorsal 6) ou a S5 do “gigante” italiano Edoardo Affini (dorsal 2).

Cervélo S5 de Edoardo Affini

De acordo com o tipo de etapa e estilo do ciclista, a equipa utiliza as Cervélo S5, modelo “aero” para etapas mais planas ou pouco onduladas, e as Cervélo R5 modelo mais leve para os escaladores e etapas de montanha.

A Cervélo R5 de Cervélo S5 de Attila Valer

Depois da apresentação das equipas, a carrinha da Team Visma levou-nos à localização do quilómetro zero, onde passamos antes dos ciclistas.

Bruno Antunes (Topcycling), com o Staff da Visma Lease a Bike.

Pudemos depois ver os ciclistas passar no quilómetro sete e no quilómetro oito. Voltámos a parar no quilómetro 43, antes de seguirmos para o início da primeira contagem de montanha do dia. 

Nesta altura, um dos pontos altos do dia: sabíamos já que Eddy tinha de se posicionar para distribuir biddons aos corredores. O que não sabíamos era que nos ia pedir ajuda:

Equipado com o amarelo da Visma | Lease a Bike, e posicionado a cerca de 100 metros do início da subida, com a mão esticada e alguns nervos no corpo, lá dei um bidão a um ciclista.

Bruno Antunes – Topcycling

Após este momento (que é para contar aos netos, diga-se), seguimos para o início da última subida do dia, o Alto de Moncalvillo, onde Roglic iria triunfar alguns minutos depois.

Depois dos heróis das bicicletas passarem por nós, juntamo-nos à comitiva da Visma | Lease a Bike, perto do autocarro da equipa, onde vimos o final da etapa.  

Com a conclusão da etapa, chegou o fim da experiência e o retorno a Bilbao. Mais do que no coração da corrida, senti-me no coração do ciclismo. 

Bruno Antunes – Topcycling

Aproveitar o ciclismo

Tudo relacionado com a experiência foi, honestamente, ótimo. A Visma | Lease a Bike preparou e tratou de tudo para que apenas pudesse aproveitar o ciclismo. O hotel, o restaurante, o staff – fatores que adicionaram muito ao dia que vivemos. 

Lars, Bruno Antunes (Topcycling), Eddy e Theo

Uma palavra de apreço para a equipa que nos acompanhou. Dois ex-ciclistas, acompanhados de dois elementos da equipa, comprometidos em que os seus convidados tivessem a melhor experiência possível, honestos e abertos a qualquer pergunta ou conversa, foram um fator de destaque nos dois dias que passamos com a equipa. 

Noticias relacionadas

Taça do Mundo de Ciclocrosse | 2.ª Ronda – Dublin

Taça do Mundo de Ciclocrosse | 2.ª Ronda – Dublin

UAE Emirates anuncia calendários a 10 de dezembro

UAE Emirates anuncia calendários a 10 de dezembro

Aprovada dedução do IVA para compra de bicicletas

Aprovada dedução do IVA para compra de bicicletas

O método Isidoro aplicado ao ciclismo

O método Isidoro aplicado ao ciclismo

Utilizamos cookies para garantir a funcionalidade e melhor experiência de navegação no nosso site. Saber mais