A Colnago apresentou esta semana a sua nova bicicleta de contrarrelógio, a Colnago TT1, desenvolvida em colaboração com os ciclistas profissionais da UAE Team Emirates e que se estreou no contrarrelógio de hoje, etapa 2 do Giro d’Italia, em Budapeste (Hungria).
O quadro foi desenvolvido usando a experiência adquirida com os modelos anteriores Colnago TT, e Colnago K.One.
A utilização da dinâmica de fluidos computacional (CFD) na criação dos primeiros modelos 3D e as descobertas obtidas no túnel de vento da Universidade Politecnico de Milão permitiram obter resultados sem precedentes.
A Colnago TT1 ainda está homologada como protótipo da UCI (Union Cycliste Internationale) e, como tal, terá que passar por um novo processo de modificações antes de ser colocada à venda ao público a partir do outono deste ano.
“A UAE Team Emirates é a nossa principal prioridade e estamos focados em fazer o nosso melhor para contribuir no seu melhor desempenho. A TT1 é rica em avanços tecnológicos e esteticamente apelativa, alinhada com a marca Colnago, que procura sempre criar bicicletas icónicas e desejáveis”.
Nicola Rosin, CEO da Colnago.
Travões de disco e aerodinâmica aprimorada
A TT1 é a primeira bicicleta de contrarrelógio da Colnago com sistema de freio a disco. De acorodo com a marca, a escolha garante o melhor direcionamento das mangueiras hidráulicas dentro do quadro com melhor desempenho de travagem e maior rigidez de toda a bicicleta graças ao uso de eixos passantes nas rodas.
A diferença de peso com os modelos anteriores Colnago TT, K.One, é mínima segundo a Colnago, proporcionando melhor desempenho geral de travagem e segurança.
Na extremidade dianteira da TT1, a solução escolhida é o uso de um garfo baioneta, muito semelhante a uma placa dupla, um design que a Colnago afirma reduzir drasticamente o impacto frontal do quadro no ar.
A busca pelo máximo desempenho aerodinâmico também levou à criação de um porta-bidões e kit de bidões que agora fazem parte da aerodinâmica de todo o quadro.
O bidão, com capacidade de 0,5 litros, é um protótipo impresso em 3D, tecnologia cada vez mais presente no mundo Colnago, será desenvolvido em colaboração com a Elite e disponível ao público a partir do outono de 2022.
Novas geometrias
Para obter o melhor desempenho aerodinâmico, a Colnago diz ter optado por encurtar significativamente o comprimento do tubo da testa do quadro e obter o posicionamento correto do piloto através do uso de um maior número de espaçadores sob os apoios de cotovelo.
Isto porque os técnicos notaram um melhor desempenho aerodinâmico das “torres” de espaçadores no túnel de vento em comparação com um quadro mais volumoso.
Outra diferença, em relação à antiga K.One, é o tubo superior completamente horizontal que não é mais inclinado.
Detalhes importantes são o facto de unicamente suportar grupos de transmissão electrónicos (o padrão moderno para quadros de contrarrelógio) e a possibilidade de montar um só prato, ou os tradicionais dois pratos na frente, dependendo do tipo de percurso.
Existem três tamanhos disponíveis (S, M e L), desenvolvidos a partir do feedback dos ciclistas e das mais modernas técnicas biomecânicas aplicadas à posição de pilotagem.
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