Ciclocrosse – 7.ª prova da Taça do Mundo | Hulst

Ciclocrosse – 7.ª prova da Taça do Mundo | Hulst

Com o moinho do século XVIII como cenário e os diques a servirem de dificuldade, o circuito de Hulst tornou-se carismático, sendo também um dos favoritos de Mathieu van der Poel, que nos últimos 5 anos venceu lá 4 vezes e talvez por isso o tenha escolhido para fazer o regresso ao ciclocrosse na época 2022/23.

O “prato forte” deste domingo era (e foi) o regresso de Mathieu van der Poel, mas antes havia outra corrida, a feminina.

Corrida feminina

Fem van Empel entrou forte na temporada, mas Puck Pieterse está a responder e confirmar o potencial que já havia mostrado no final da temporada passada, hoje conquistou sua segunda vitória consecutiva na Taça do Mundo de Ciclocrosse. 

Depois de ser o melhor em Overijse na semana passada, o talento de Alpecin-Deceuninck também conquistou a vitória em Hulst. Fem van Empel deu boa réplica a Pieterse nas primeiras voltas, mas depois uma queda levou-a a ter que se contentar com o segundo lugar. 

UCI Cyclo-cross World cup, round 7 in Hulst

Shirin van Anrooij, que também já venceu este ano, foi a terceira e confirma a tendência da actual temporada, a juventude é quem manda neste momento.

TOP 10 final

POS.PAÍSNOMETEMPO
01Puck Pieterse 46:31
02Fem van Empel + 42
03Shirin van Anrooij + 01:47
04Ceylin del Carmen Alvarado + 02:06
05Lucinda Brand + 02:12
06Marion Norbert Riberolle + 02:32
07Helene Clauzel + 03:01
08Inge Van der Heijden + 03:09
09Line Burquier + 03:14
10Aniek van Alphen + 03:33

Corrida masculina

Como descrevi no início do artigo, o “prato forte” era o regresso de Mathieu van der Poel, que nas entrevistas prévias já havia dito que se encontrava bem, mas a posição de partida desde trás (por razão do ranking actual) poderia impedi-lo de lutar pela vitória. Não foi o que aconteceu.

O tetracampeão mundial de ciclocrosse conseguiu vencer a Taça do Mundo, cruzando a meta isolado. Apesar de partir bem de trás Van der Poel rapidamente passou para a frente, após quatro minutos de corrida já podíamos ver o seu nome na liderança.

Mesmo tendo cometido alguns erros nas primeiras voltas, conseguiu recuperar e no final acabou mesmo por distanciar o actual campeão do mundo Tom Pidcock, vencendo com tempo para festejar calmamente. 

De referir que o britânico teve azar (problema mecânico impediu de continuar), tendo cometido um erro que Mathieu van der Poel aproveitou para se isolar na liderança, mas os erros cometem-se quando existe pressão e essa pressão era van der Poel que estava a colocar com o ritmo que impôs.

Conclusão, Pidcock acabou por desistir, Laurens Sweeck e Eli Iserbyt acabaram por completar o pódio, sendo segundo e terceiro respectivamente.

TOP 10 final

POS.PAÍSNOMETEMPO
01Mathieu van der Poel 57:09
02Laurens Sweeck + 15
03Eli Iserbyt + 22
04Lars van der Haar + 30
05Joris Nieuwenhuis + 49
06Michael Vanthourenhout + 01:31
07Felipe Orts Lloret + 01:44
08Jens Adams + 01:50
09Toon Vandebosch + 02:11
10Kevin Kuhn + 02:18

Vídeo resumo

Temos um Mathieu van der Poel mais forte que na temporada passada, onde se apresentou no ciclocrosse com uma lesão nas costas, agora a expectativa é ver o regresso de Wout van Aert e o embate entre “os três magníficos” (porque mostram estar num nível acima de todos os outros), Pidcock, van der Poel e van Aert.

Subscreve a newsletter semanal para receberes todas as notícias e conteúdo original do TopCycling.pt. Segue-nos nas várias redes sociais Youtube , Instagram , Twitter , e Facebook.

Noticias relacionadas

Peter Sagan anuncia final de carreira

Peter Sagan anuncia final de carreira

O piloto de Moto GP Miguel Oliveira, participará no  Race Nature Albufeira

O piloto de Moto GP Miguel Oliveira, participará no Race Nature Albufeira

Maiorca foi talismã para Rui Costa… outra vez

Maiorca foi talismã para Rui Costa… outra vez

Maria Martins em entrevista ao TopCycling.pt – Vídeo

Maria Martins em entrevista ao TopCycling.pt – Vídeo

No Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a Newsletter

* Preenchimento necesssário

Escolha a newslwtter que pretende receber:

Categorias de Artigos