A quarta prova da taça do mundo de ciclocrosse disputou-se em Tábor, na Rép. Checa.
Toon Aerts (dorsal 2 da foto acima) partiu com a camisola de líder da taça do mundo, liderança que mantém.
Apesar de nesta prova não ter feito pódio, o belga terminou em quarto, 3 lugares acima do seu compatriota e perseguidor na geral da taça do mundo que é Wout Van Aert.
O vencedor da prova foi mais uma vez, o impressionante Mathieu Van der Poel, que não figura nos lugares cimeiros da geral da taça do mundo porque não participou nas duas primeiras corridas disputadas nos EUA, por opção.
A questão é: tendo em conta a sua superioridade, será que ainda consegue vencer a taça do mundo, mesmo falhando as duas primeiras corridas?
Assim era o percurso de Tabor, um percurso mais ao “jeito americano”, sem areia nem lama, com mais secções de escadas e barreiras.
Wout Van Aert é que não está a ter uma época fácil tendo em conta que é o campeão do mundo em título, pois nesta época ainda não tem qualquer vitória.
No entanto, a taça do mundo é uma competição de regularidade de resultados e Van Aert é um dos principais protagonistas, figurando quase sempre no pódio, estando assim em segundo na classificação geral da taça do mundo.
Os principais protagonistas da taça do mundo são quase sempre Van der Poel, Toon Aerts e Wout Van Aert, mas desta feita houve dois atletas que se intrometeram nessa luta a 3.
Foram eles, o belga Michael Vanthourenhout e o holandês Lars Van der Haar que ficaram segundo e terceiro respectivamente.
Pódio elite masculino em Tábor.
Faltam 5 corridas para o final da taça do mundo, na próxima ronda esta competição desloca-se para província de Flandres, em “Koksijde” na Bélgica, já na próxima semana.
Classificações completas de todas as categorias aqui.
Luís Beltrão