O arranque da temporada deu-se em Vila Real, num dia de muita chuva, muita lama, um dia de Ciclocrosse.

Na corrida de elite masculina houve um duelo intenso entre Vítor Santos e Miguel Salgueiro (Sicasal/Constantinos/Delta Cafés).

O corredor nortenho acabou por ser mais forte, começando da melhor forma a defesa da Taça de Portugal, que já conquistou na época transata.


Miguel Salgueiro terminou em segundo a 13 segundos de Vitor Santos. Seguiu-se, a 3m06s, Roberto Ferreira (BTT Seia). 
Na categoria de elite feminina a regressada Isabel Caetano demonstrou superioridade sobre toda a concorrência, vencendo a corrida deste domingo com 1m11s de vantagem sobre Marta Branco (Maiatos/Reabnorte).
A terceira classificada, a 2m17s, foi a vencedora da passada edição da Taça de Portugal, Daniela Pereira (Saertex Portugal/Edaetech).
Ana Santos (ASC/Focus Team/Vila do Conde) foi a melhor das duas sub-23 femininas em pista. Em juniores impôs-se Diogo Neves (BTT Loulé/Elevis). Os vencedores na categoria de cadetes foram Tomás Sacramento e Mariana Líbano, ambos da equipa Maiatos/Reabnorte.
Nas categorias de veteranos assumiram a dianteira os master 30 Rogério Matos (Rompe Trilhos/Apcar) e Andreia Freitas (BTT Loulé/Elevis), os masters 40 José Pazos (CC Chantadino) e Flávia Vieira (Quinta das Arcas/Jetclass/Xarão), o master 50 António Sousa e o master 60 João Pinto (Boavista/Servigás/Duobike/Nast).
O programa de hoje abriu com a corrida de juvenis, na qual se impôs Tomás Gaspar (Escola BTT de Penafiel Bike Clube).
Classificações completas da prova aqui.
Podes ver o calendário da época de ciclocrosse em Portugal neste artigo.
FONTE: Federação Portuguesa de Ciclismo.