Chamois Cream – Melhora o conforto na bicicleta

Chamois Cream – Melhora o conforto na bicicleta

O “Chamois Cream” é um o creme desenvolvido especificamente para aplicar na carneira dos calções de ciclismo de modo a evitar lesões e irritações de pele na zona genital (zona em contacto com a carneira).

Neste caso falo sobre o Morgan Blue Soft Chamois, uma marca utilizada por várias equipas do pelotão World Tour, que já utilizo há vários anos.

Para muitos ciclistas “principiantes”, ouvir falar de creme para ciclista ou “chamois cream” é estranho, e quase nunca associado ao conforto durante a pedalada, muitos utilizam produtos alternativos como cremes tipo Halibut ou vaselina, mas o Chamois é especifico para esta utilização.

Vídeo sobre o Chamois Cream

Como sabes os calções de ciclismo têm uma carneira que está em contacto directo com a tua pele, e por muito boa que esta seja (existem vários tipos de carneira, desde as mais baratas mas menos delicadas para a pele, ás mais caras que são feitas com materiais mais suaves, respiráveis e anti-bacterianos), durante uma pedalada de várias horas a fricção e suor podem danificar a tua pele nessa zona.

Mas o que é isto do “chamois cream”?

Há muitos anos atrás, não existiam essas carneiras “esponjosas” nos calções, há relatos de que o conforto começou por ser melhorado recorrendo a peças de carne (bifes) colocados nessa zona, tendo depois evoluído para uma pequena camurça de pele animal (precisamente de um capríneo encontrado nos Alpes e nos Balcãs, também conhecido como Cabra-montesa, daí o nome “Chamois”) que soltava óleos naturais e era mais suave, melhorando assim o conforto do ciclista.

Este tipo de cremes têm origem nos primórdios do ciclismo, mas hoje em dia continuam a ser utilizados.

O problema é que com as lavagens essa característica (oleosidade) perdia-se, assim como a camurça acabava por estalar, então os ciclistas hidratavam-na com recurso a gorduras como a lanolina ou cera branca de abelhas. Esta é a origem remota do conceito do creme para ciclista, ou “chamois cream”.

Como melhora o conforto e como se aplica?

Como dissemos antes, por muito boa que seja a carneira de uns calções de hoje em dia, a utilização de um creme para ciclista é essencial para reforçar a hidratação da tua pele nessa zona de fricção, e assim melhorar o teu conforto geral em longas pedaladas.

Aplicares este tipo de creme na carneira dos calções quando vais pedalar, é um hábito que ajuda também a carneira a manter as suas propriedades de conforto durante mais tempo.

Não sendo essencial a sua utilização, existem 3 situações onde é importante.

Quando pedalas muitas horas, onde a fricção e o suor acumulados fazem com que a pele possa sofrer danos.

Quando fazes treino “indoor” seja de rolo ou em ginásio, onde não existe tanta respirabilidade da carneira e se acumula mais suor, pelo que aumenta a possibilidade danificar a pele.

Quando voltas a andar de bicicleta após meses ou anos de interregno, pois a tua pele não está habituada a essa rotina e está mais sensível.

Creme específico para mulher

No caso da Morgan Blue, o Chamois Cream Ladies é um creme higiénico feito à base de óleo de amêndoas, especialmente desenvolvido para as senhoras que pedalam. Desenvolvido especificamente para senhora e próprio para utilizar diretamente na carneira do calção de ciclismo.

Creme especifico para dias de chuva

Existe ainda o Morgan Blue Solid Chamois, desenvolvido para dias de chuva, que oferece uma protecção extra contra a água que se acumula na carneira do calção.

Para saberes os preços, e mais informações acerca destes cremes vê no site da Xsports.

Por: Luís Beltrão

Subscreve a newsletter semanal para receberes todas as notícias e conteúdo original do TopCycling.pt. Segue-nos nas várias redes sociais Youtube , Instagram , Twitter , e Facebook.

Noticias relacionadas

PRO Vibe Evo: Haste de guiador com avanço integrado

PRO Vibe Evo: Haste de guiador com avanço integrado

Jogos Olímpicos – prova de XCO Masculino

Jogos Olímpicos – prova de XCO Masculino

TREK First Light – O esquema de cores inspirado no Japão

TREK First Light – O esquema de cores inspirado no Japão

Nova Canyon Speedmax CF SLX – edição especial Havai

Nova Canyon Speedmax CF SLX – edição especial Havai

No Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a Newsletter

* Preenchimento necesssário

Escolha a newslwtter que pretende receber:

Categorias de Artigos