Cavendish e Nadal: lendas made in France 

Cavendish e Nadal: lendas made in France 

Ciclismo e ténis perderam referência no mesmo dia com as retiradas de Mark Cavendish e de Rafael Nadal.

Mark Cavendish e Rafael Nadal são lendas no respetivo desporto por direito próprio e viram a França tornar-se o palco mais importante das carreiras.

Ler mais | Tour de France 2024: Etapa 5 – Mark Cavendish entra para a história!

Caminhos distintos para a glória

O que têm em comum um ciclista britânico, nascido em Douglas, e um tenista espanhol, nascido em Manacor? À primeira vista pouco, para além de terem anunciado a retirada do desporto no mesmo dia.

Um olhar mais aprofundado revela algumas similaridades: nasceram com pouco mais de um ano de diferença, apareceram muito cedo nos respetivos desportos e ambos são naturais de um arquipélago. Além disso, os primeiros sintomas de êxito surgiram no mesmo ano: 2005.

Foi nesse ano que Mark Cavendish se estreou no pelotão de elites vencendo a primeira corrida em maio. No mesmo mês Rafael Nadal, com apenas 19 anos, venceu em Roland Garros, o torneio francês do Grand Slam.

Mark Cavendish com a camisola verde no Tour de France 2008
A.S.O. / Bruno Bade

Lendas construídas em França

Se o britânico teve de esperar até 2008 para obter a primeira vitória no Tour de France, por essa altura já Rafael Nadal ia no quarto título em Roland Garros. O que se seguiu, como se diz, é história.

Nos 16 anos posteriores Mark Cavendish e Rafael Nadal converteram-se em lendas com a França como denominador comum.

O sprinter da Ilha de Man converteu-se em recordista de etapas conquistadas no Tour de France com 35 triunfos, superando os 34 de Eddy Merckx. Já o tenista de Maiorca venceu 22 títulos do Grand Slam, 14 deles em solo francês.

Quis o destino que duas lendas, com carreiras marcadas pelas vitórias e tremenda longevidade – com vitórias em três décadas – dissessem adeus ao desporto de competição no mesmo dia.

Créditos: A.S.O. / Billy Ceusters

Nadal e o ciclismo

Apesar de não se ter pronunciado muitas vezes sobre o desporto, Rafael Nadal é um fã da bicicleta.

A Mondraker construiu, inclusive, uma bicicleta personalizada para o espanhol. A Academia Rafael Nadal situada em Manacor, por exemplo, já foi o local escolhido para estágios no caso da Movistar.

Ao espanhol também foram dirigidas algumas críticas em 2022, quando ciclistas franceses como Pinot e Martin visaram o tenista pelas injeções no pé durante essa edição de Roland Garros. 

Cavendish também não foi alheio à polémica. No auge do britânico estava longe de ser consensual no pelotão, sobretudo quando perdia e tecia críticas aos colegas em público.

Cav e Rafa foram atletas olímpicos em 2008, 2012 e 2016, tendo ambos ganho medalhas no Rio de Janeiro. O ciclista também apoiou Nadal quando quis permanecer na aldeia olímpica em Paris 2024.


Créditos da foto de destaque: A.S.O. / Charly Lopez

Noticias relacionadas

Entrevista António Morgado: “O que fiz ali nunca mais vou fazer”

Entrevista António Morgado: “O que fiz ali nunca mais vou fazer”

Pirelli associa-se à Alpecin-Deceuninck

Pirelli associa-se à Alpecin-Deceuninck

Maria Martins no Tour Down Under com a Canyon

Maria Martins no Tour Down Under com a Canyon

Entrevista Rúben Guerreiro – Cowboy da Movistar volta a sorrir

Entrevista Rúben Guerreiro – Cowboy da Movistar volta a sorrir

Utilizamos cookies para garantir a funcionalidade e melhor experiência de navegação no nosso site. Saber mais