Casper Pedersen vence 1.º edição da Figueira Champions Classic

Casper Pedersen vence 1.º edição da Figueira Champions Classic

Casper Pedersen Soudal Quick-Step é o grande vencedor da 1.ª edição da Figueira Champions Classic/Casino Figueira.

O ciclista dinamarquês foi o homem em destaque na estreia desta clássica nacional, completando os 190 quilómetros da prova em 04:35:54, superiorizando-se no ‘sprint’ final a Rune Herregodts (Intermarché-Circus-Wanty), segundo classificado, e a Marijn Van Den Berg (EF Education-EasyPost).

Rui Costa foi 4.º classificado, mas sempre de olho na vitória

Rui Costa terminou no 4.º lugar, confirmando, uma vez mais, o bom momento de forma que atravessa neste início de temporada.

O ciclista português de 36 anos fez parte de um restrito lote de 13 atletas que terminaram na frente da corrida, disputando a vitória entre si.

Se a cerca de dois quilómetros do final, Rui Costa parecia relegado para fora do top 10 final, em virtude da posição que ocupava, passado alguns metros tudo mudou, o ciclista português da Intermarché-Circus-Wanty, movimentou-se bem dentro do grupo, juntamente com Rune Herregodts, seu colega de equipa, terminando este logo atrás de Pedersen e com Rui Costa a ficar à porta do pódio.

Mais um resultado meritório neste início de época prometedor, em ano de mudança para o experiente ciclista luso, que depois de seis anos na UAE Emirates, a ingressou esta temporada na formação belga da Intermarché-Circus-Wanty. Apesa do ainda curto percurso na sua nova equipa, Rui Costa tem vindo a realizar um início de temporada emploganre, marcado por uma estreia vitoriosa no Trofeo Calvià, ao qual junta agora a conquista da Volta à Comunidade Valenciana.

Equipas nacionais muito ativas na prova, com destaque para Frederico Figueiredo

As equipas nacionais fizeram-se notar nesta 1.ª edição da Figueira Champions Classic, com destaque para a Glassdrive-Q8-Anicolor, que teve em Frederico Figueiredo o melhor representante luso, ao terminar na 25.º posto da geral, a 01.34 minutos do vencedor.

Traçado duro recheado de público

O percurso desta inédita prova portuguesa de categoria mundial que teve e início e fim no conhecido monumento da Torre do Relógio, na Figueira da Foz, apresentou alguma dureza ao pelotão, principalmente nos 50 quilómetros finais, disputados em circuito, com os pontos mais difíceis a situarem-se no acesso ao Parque Florestal e na fervorosa escalada a Enforca Cães.

O traçado duro, num dia frio e ventoso, contou com a presença massiva não só de habitantes locais, como de amantes da modalidade de vários pontos do país, que não se coibiram de apoiar os ciclistas portugueses em prova, especialmente Rui Costa, que era apontado como um dos favoritos à vitória final.

Top 10 final

POSPAÍSNOMEEQUIPAUCITEMPO
1PEDERSEN CasperSoudal Quick-Step12504:35:54
2HERREGODTS RuneIntermarché-Circus-Wanty85+ 00
3VAN DEN BERG Marijn70+ 00
4COSTA RuiIntermarché-Circus-Wanty60+ 00
5TESFAZION NatnaelTrek-Segafredo50+ 00
6VERMAERKE KevinTeam DSM40+ 00
7CORT MagnusEF Education-EasyPost35+ 00
8VACEK MathiasTrek-Segafredo30+ 00
9CONCI NicolaAlpecin-Deceuninck25+ 00
10GOOSSENS KobeIntermarché-Circus-Wanty20+ 00

Para já, o balanço desta inédita iniciativa parece muito positivo.

A prova decorreu sem incidentes, teve emoção, teve disputa acérrima pela vitória, teve vários ciclistas portugueses em destaque, contou com a presença de um bom lote de equipas nacionais e internacionais, e acima de tudo, despertou a atenção nacional e internacional dos meios especializados na modalidade.

A Figueira da Foz parece reunir todas as condições para que Figueira Champions Classic, se repita e volte assim a reunir algumas das melhores equipas e atletas do mundo em solo nacional.

Por: Nelson Ferreira

Subscreve a newsletter semanal para receberes todas as notícias e conteúdo original do TopCycling.pt. Segue-nos nas várias redes sociais YoutubeInstagramTwitter e Facebook.

Noticias relacionadas

Volta à Suíça – Etapa 5 – Espetáculo de João Almeida

Volta à Suíça – Etapa 5 – Espetáculo de João Almeida

Volta a Portugal 2024 – Já se conhecem as etapas

Volta a Portugal 2024 – Já se conhecem as etapas

Granfondo Portimão 2024 – O ultimo desafio do ano

Granfondo Portimão 2024 – O ultimo desafio do ano

Volta a Suíça – Resumo da Etapa 4

Volta a Suíça – Resumo da Etapa 4

Utilizamos cookies para garantir a funcionalidade e melhor experiência de navegação no nosso site. Saber mais