A primeira etapa em linha da Absa Cape Epic 2023 prometia ser bastante exigente. Os 2500 metros de acumulado aos longo dos 98 quilómetros com várias subidas duras e descidas técnicas fizeram a primeira seleção importante nas duplas que vão estar na disputa pela vitória.
Corrida masculina
Fabian Rabensteiner (Itália) e Wout Alleman (Bélgica) venceram a primeira etapa, enquanto que Nino Schurter (Suíça) e Andri Frischknecht (Suíça) assumiram a liderança da classificação geral.

As quatro primeiras duplas chegaram bastante perto umas das outras mas a vitória acabou por cair para a dupla da Willier Pireli à frente da Scott-Sram.
Os mais prejudicados foram os anteriores líderes, Matthew Beers (África do Sul) e Christopher Blevins (EUA) da Toyota-Specialized-NinetyOne, que perderam bastante tempo.
O português José Dias cruzou a meta na décima primeira posição com o seu colega, o holandês Hans Becking. Seguem no 11.º posto da classificação geral.

TOP 10 da etapa

TOP 10 da classificação geral

Corrida feminina
Amy Wakefield (África do Sul) e Candice Lil (África do Sul) venceram com autoridade. As líderes até então, Sofia Gómez (Argentina) e Katerina Nash (República Checa) cruzaram a meta a quase seis minutos das vencedoras.

As terceiras classificadas foram a dupla da Efficient Insure, Kim Le Court (Mauritânia) e Vera Looser (Namíbia), a largos 11 minutos.
TOP 10 da etapa

TOP 10 da classificação geral

Classificações completas AQUI.
Vídeo resumo da etapa 1
Por: Tomás Martins
Subscreve a newsletter semanal para receberes todas as notícias e conteúdo original do TopCycling.pt. Segue-nos nas várias redes sociais Youtube, Instagram, Twitter e Facebook.