Já tive a oportunidade de utilizar o Capacete Lazer Z1 KinetiCore e posso afirmar com confiança que este capacete vem continuar o legado da versão anterior, muito provavelmente vai ser um “Best Seller” da marca.
Quando estamos habituados a outros modelos de capacetes e mudamos, é sempre necessário algum tempo de habituação, quer pelo aspecto quer pela sensação na cabeça, mas desde o momento em que o coloquei pela primeira vez, a leveza foi o primeiro ponto que notei, ficou claro que este capacete foi feito para ciclistas experientes e que têm o máximo de atenção aos detalhes.
Em termos de design, o Z1 KinetiCore mantém a filosofia da geração anterior mas apresenta linhas elegantes e actuais, com várias opções de cores. Calhou-me um vermelho metálico bem bonito, apesar de preferir em branco, são gostos.
Leveza é o que mais impressiona
O peso de apenas 220 gramas no tamanho M é verdadeiramente notável. Durante as minhas pedaladas com o Z1 KinetiCore, a sensação de leveza foi desde logo perceptível como já referi no início do artigo. Isto proporciona sem dúvida uma experiência de pedalada mais confortável.
A ventilação do capacete é boa, embora tenha utilizado no inverno é no verão que realmente conseguimos ter a ideia se um capacete é fresco e ventilado, principalmente em zonas de subida quando pedalamos com calor e em baixa velocidade.
Apesar disso, notei que as aberturas de ventilação proporcionam um fluxo de ar constante (fresquinho e natural nesta altura do ano). A tão falada ventilação é especialmente importante durante longos dias a pedalar, onde o conforto é fundamental.
Sistema de ajuste diferente
Uma das características mais distintas do Z1 KinetiCore é o seu ajuste inovador. Em comparação com outros capacetes que utilizei, o sistema de ajuste do Z1 KinetiCore (na parte superior do mesmo) oferece uma sensação diferente e deixa zona occipital (onde habitualmente se encontra o ajuste da maioria dos capacetes), mais livre.
O sistema funciona bem e proporciona um ajuste firme e confortável, garantindo que o capacete permaneça seguro na cabeça, mesmo durante os movimentos mais intensos.
Possibilidade de albergar acessórios
O Lazer Z1 KinetiCore possui alguns recursos adicionais, na linha de outros modelos da marca belga, que o torna ainda mais versátil.
Tem a capacidade de integrar uma luz LED (não incluída) na parte traseira do capacete. Esta funcionalidade é especialmente útil para os ciclistas que pedalam em condições de pouca luz ou durante a noite, garantindo uma maior visibilidade e segurança.
Além disso tem também a possibilidade de instalar o Aeroshell da Lazer, um acessório que encaixa por cima do capacete e protege a nossa cabeça da chuva, frio ou lama. O Aeroshell pode também ser utilizado para fechar as aberturas frontais e laterais para uma vantagem aerodinâmica, relegando assim para segundo plano a ventilação.
KinetiCore, o “MIPS” da Lazer
Uma das características do Z1 KinetiCore é o seu sistema de proteção KinetiCore, que é uma espécie de versão “MIPS” da Lazer. Este sistema também foi desenvolvido para proteger contra impactos tanto diretos quanto rotacionais, oferecendo uma camada adicional de segurança para os ciclistas.
Os blocos de espuma EPS únicos, conhecidos como Zonas Críticas Controladas, são especialmente desenvolvidos para se amassar com o impacto e absorver a energia, reduzindo assim o risco de lesões cerebrais em caso de queda.
Em resumo
No geral o Capacete Lazer Z1 KinetiCore ficou dentro das minhas expectativas, que eram altas, tendo em conta que a versão antecessora marcou de certa forma a industria, tanto por ser um “best seller” da marca perante o público, como por ser utilizado por ciclistas de topo em ocasiões importantes no ciclismo.
Creio que pela leveza, conforto, simplicidade e elegância das linhas esta versão vai ser bem aceite por parte do público, eu gostei bastante. Se procuras um capacete leve, confortável e versátil, tanto para Estrada como para BTT ou Gravel, este Z1 é uma escolha a ter em conta.
Já se sabe que nisto das bicicletas, a estética tem uma elevada fasquia na percentagem da decisão final, sobre isso, fica ao critério de cada um pois como se costuma dizer, gostos não se discutem.
Subscreve a newsletter semanal para receberes todas as notícias e conteúdo original do TopCycling.pt. Segue-nos nas várias redes sociais Youtube , Instagram , Twitter , e Facebook.