Capacete Lazer Z1 KinetiCore – Review

Capacete Lazer Z1 KinetiCore – Review

Já tive a oportunidade de utilizar o Capacete Lazer Z1 KinetiCore e posso afirmar com confiança que este capacete vem continuar o legado da versão anterior, muito provavelmente vai ser um “Best Seller” da marca.

Quando estamos habituados a outros modelos de capacetes e mudamos, é sempre necessário algum tempo de habituação, quer pelo aspecto quer pela sensação na cabeça, mas desde o momento em que o coloquei pela primeira vez, a leveza foi o primeiro ponto que notei, ficou claro que este capacete foi feito para ciclistas experientes e que têm o máximo de atenção aos detalhes.

Créditos: Topcycling

Em termos de design, o Z1 KinetiCore mantém a filosofia da geração anterior mas apresenta linhas elegantes e actuais, com várias opções de cores. Calhou-me um vermelho metálico bem bonito, apesar de preferir em branco, são gostos.

Leveza é o que mais impressiona

O peso de apenas 220 gramas no tamanho M é verdadeiramente notável. Durante as minhas pedaladas com o Z1 KinetiCore, a sensação de leveza foi desde logo perceptível como já referi no início do artigo. Isto proporciona sem dúvida uma experiência de pedalada mais confortável.

Créditos: Topcycling

A ventilação do capacete é boa, embora tenha utilizado no inverno é no verão que realmente conseguimos ter a ideia se um capacete é fresco e ventilado, principalmente em zonas de subida quando pedalamos com calor e em baixa velocidade.

Apesar disso, notei que as aberturas de ventilação proporcionam um fluxo de ar constante (fresquinho e natural nesta altura do ano). A tão falada ventilação é especialmente importante durante longos dias a pedalar, onde o conforto é fundamental.

Sistema de ajuste diferente

Uma das características mais distintas do Z1 KinetiCore é o seu ajuste inovador. Em comparação com outros capacetes que utilizei, o sistema de ajuste do Z1 KinetiCore (na parte superior do mesmo) oferece uma sensação diferente e deixa zona occipital (onde habitualmente se encontra o ajuste da maioria dos capacetes), mais livre.

Créditos: Topcycling

O sistema funciona bem e proporciona um ajuste firme e confortável, garantindo que o capacete permaneça seguro na cabeça, mesmo durante os movimentos mais intensos.

Créditos: Topcycling

Possibilidade de albergar acessórios

O Lazer Z1 KinetiCore possui alguns recursos adicionais, na linha de outros modelos da marca belga, que o torna ainda mais versátil.

Tem a capacidade de integrar uma luz LED (não incluída) na parte traseira do capacete. Esta funcionalidade é especialmente útil para os ciclistas que pedalam em condições de pouca luz ou durante a noite, garantindo uma maior visibilidade e segurança.

Créditos: Topcycling
Créditos: Lazer Helmets

Além disso tem também a possibilidade de instalar o Aeroshell da Lazer, um acessório que encaixa por cima do capacete e protege a nossa cabeça da chuva, frio ou lama. O Aeroshell pode também ser utilizado para fechar as aberturas frontais e laterais para uma vantagem aerodinâmica, relegando assim para segundo plano a ventilação. 

Créditos: Lazer Helmets

KinetiCore, o “MIPS” da Lazer

Uma das características do Z1 KinetiCore é o seu sistema de proteção KinetiCore, que é uma espécie de versão “MIPS” da Lazer. Este sistema também foi desenvolvido para proteger contra impactos tanto diretos quanto rotacionais, oferecendo uma camada adicional de segurança para os ciclistas.

Créditos: Topcycling

Os blocos de espuma EPS únicos, conhecidos como Zonas Críticas Controladas, são especialmente desenvolvidos para se amassar com o impacto e absorver a energia, reduzindo assim o risco de lesões cerebrais em caso de queda.

Em resumo

No geral o Capacete Lazer Z1 KinetiCore ficou dentro das minhas expectativas, que eram altas, tendo em conta que a versão antecessora marcou de certa forma a industria, tanto por ser um “best seller” da marca perante o público, como por ser utilizado por ciclistas de topo em ocasiões importantes no ciclismo.

Creio que pela leveza, conforto, simplicidade e elegância das linhas esta versão vai ser bem aceite por parte do público, eu gostei bastante. Se procuras um capacete leve, confortável e versátil, tanto para Estrada como para BTT ou Gravel, este Z1 é uma escolha a ter em conta.

Já se sabe que nisto das bicicletas, a estética tem uma elevada fasquia na percentagem da decisão final, sobre isso, fica ao critério de cada um pois como se costuma dizer, gostos não se discutem.

Subscreve a newsletter semanal para receberes todas as notícias e conteúdo original do TopCycling.pt. Segue-nos nas várias redes sociais Youtube , Instagram , Twitter , e Facebook.

Noticias relacionadas

IRONMAN Cascais – Onde a Aventura e a Superação se encontram

IRONMAN Cascais – Onde a Aventura e a Superação se encontram

Volta a Portugal 2024 | Prólogo | Sabgal-Anicolor entra com tudo

Volta a Portugal 2024 | Prólogo | Sabgal-Anicolor entra com tudo

Pogacar Tour – Marcas históricas e registos supersónicos

Pogacar Tour – Marcas históricas e registos supersónicos

Volta a Portugal 2024 – Etapas, participantes e equipas

Volta a Portugal 2024 – Etapas, participantes e equipas

Utilizamos cookies para garantir a funcionalidade e melhor experiência de navegação no nosso site. Saber mais