Disputou-se hoje em Mortágua o Campeonato Nacional XCM, uma prova marcada pela chuva e frio, que se fizeram sentir durante todo o dia, tornando o percurso que já era duro por si só, muito mais complicado devido à água e lama. Mais de metade dos inscritos, não terminaram a prova.
Categoria Elite Masculina
Na categoria masculina, como passar dos quilómetros e dureza do percurso acabaria por ficar um grupo reduzido na frente da corrida. Entre eles estava um dos favoritos, Tiago Ferreira (DMT Racing Team) que tinha conseguido recuperar depois de furar logo na fase inicial, mas o azar acabou se repetir, voltou a furar durante a segunda de três voltas ao percurso e a não concluiu a prova.
Após o abandono de Tiago Ferreira, restaram apenas quatro atletas na frente da corrida, entre eles estava Bruno Sancho (Korpo Activo/Penacova) que atacou na fase final, seguindo isolado até à linha de meta.
Roberto Ferreira (DMT Racing Team) foi segundo, a 4m12s do vencedor, com Andrew Henriques (BTT Loulé/Elevis) a fechar o pódio na terceira posição, a 14m28s.
Categoria Elite Feminina
Melissa Maia (Team Farto/BTC) dominou a prova feminina, depois de ter atacado ainda a meio da primeira volta. A atleta conseguiu ganhar uma vantagem confortável sobre as adversárias e seguiu a solo até ao final.
Ana Antunes (Ser e Parecer Publicidade – Cycling Project) foi segunda, a 15m22s de Melissa Maia e Celina Carpinteiro (BTT Loulé/Elevis) fechou o pódio em terceiro, a 15m41s.
Outras categorias
Nas categorias de veteranos masculinos impuseram-se o master 30 Filipe Ramos (Guilhabreu BTT), o master 35 José Lourenço (SPAC BTT), o master 40 Nuno Inácio (BTTGardunha/Fundão/Create), o master 45 Pedro Dias (SPAC BTT), o master 50 Carlos Soares (SAERTEX Portugal/Edaetech), o master 55 Fernando Gonçalves (CTM-Vila Pouca/CEPSA Casa Lima Chaves), o master 60 Rui Bacharelnorte (Individual) e o master 65 Carlos Correia (BTT Loulé/Elevis).
Já no setor feminino, o destaque vai para a master 30 Lurdes Gonçalves (Clube de Ciclismo de Castelo Branco), a master 40 Raquel Santos (BTT Seia) e para a master 50 Filomena Paulo (Róódinhas/Santos Silva).
Nas bicicletas de assistência eléctrica foram Andreia Dias (Efapel-Escola de Ciclismo de Águeda) e Carlos Brás (Golden Club Cabanas/Núcleo Sporting CP de VRSA) a sagrarem-se campeões nacionais.
Na categoria de paraciclismo, na classe C foi José Castanheira (BTT Serra do Açor) a conquistar o título de campeão nacional. Já na classe D, a vitória foi para Tiago Craveiro (Individual).
O BTT Loulé/Elevis venceu a classificação por equipas.
Classificações completas AQUI.
Subscreve a newsletter semanal para receberes todas as notícias e conteúdo original do TopCycling.pt. Segue-nos nas várias redes sociais Youtube , Instagram , Twitter , e Facebook.