Campeonato Nacional de XCO 2022

Campeonato Nacional de XCO 2022

Após adiamento das provas, inicialmente previstas para julho mas adiadas devido ao risco de incêndio, disputaram-se neste domingo os nacionais de Cross Country Olímpico (XCO). Marrazes, no concelho de Leiria, voltou a receber o Campeonato Nacional de XCO.

Elites masculinos

Ricardo Marinheiro (Clube BTT Matosinhos) conseguiu mais um Campeonato Nacional de XCO para o seu palmarés, o atleta foi 1m.11s. mais rápido do que o segundo classificado, José Dias (Buff/Megamo Team). David Rosa (Individual) fechou o pódio na terceira posição, a 1m34 do vencedor.

TOP 10 masculino

Elites femininas

Para Raquel Queirós (MMR Factory Racing Team) fez a dobradinha no fim de semana, depois de ontem se ter sagrado campeã nacional de XCC em Marrazes, hoje revalidou o título nacional de XCO. Joana Monteiro (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) terminou na segunda posição, a 4m.28s. de Raquel Queirós, seguida de Marta Branco (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde), em terceiro, a 10 minutos.

TOP 10 feminino

Outras categorias

Na categoria de sub-23 masculinos foi Guilherme Mota (Guilhabreu BTT) a vencer, na frente de João Cruz (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde), que gastou mais 1m05s. Tomás Frazão (Guilhabreu BTT) terminou a 3m12s do vencedor, tempo que lhe garantiu a terceira posição.

Nas Sub-23 femininas foi Ana Fernandes (Strix Bike Team) a superiorizar-se à concorrência, batendo Jéssica Costa (Guilhabreu BTT) por 3m10s e Sara Casimiro (Escola de Ciclismo de Oeiras /SPC) por 8m.26s.

Na corrida de juniores masculinos triunfou Artur Mendonça (BTT Loulé/Elevis). O corredor foi mais forte do que Rafael Costa (Guilhabreu BTT), segundo classificado, a 14 segundos, e do que Tomás Mota (Marrazes/Gui/Brejinho/BikeZone-Leiria), terceiro classificado, a 1m45s.

Mariana Líbano dominou em juniores femininas, gastando menos 2m22s do que Marta Carvalho (Extremosul/Hotel Alísios/Cenmais) e menos 3m48s do que Beatriz Sousa (24horas Altimetria/Ontrack).

Na categoria de cadetes foram Duarte Galvão (Águias de Alpiarça/Di’Bikes/Crédito Agrícola) e Raquel Dias (Extremosul/Hotel Alísios/Cenmais) a conquistarem os títulos nacionais nos respetivos setores, masculino e feminino.

Nas categorias de veteranos, Ismael Graça (Korpo Activo/Penacova) e Nádia Mendes (BTT Gardunha/Fundão/Create) venceram em masters 30, Martinho Saragoça (Róódinhas/Master Vantagem) e Irina Coelho (Freebike Shop/Bike Clube S. Brás) em masters 40, António Sousa (Individual) em masters 50 e Adelino Cruz (BTT Loulé/Elevis) em masters 60.

No paraciclismo a prova foi dominada por Roberto Soares (Discover Melgaço/União Ciclista de Melgaço), que venceu o título nacional na respetiva categoria.

A Guilhabreu BTT venceu coletivamente.

Classificações completas.

Fonte: Federação Portuguesa de Ciclismo

Fotografia: Federação Portuguesa de Ciclismo

Subscreve a newsletter semanal para receberes todas as notícias e conteúdo original do TopCycling.pt. Segue-nos nas várias redes sociais Youtube , Instagram , Twitter , e Facebook.

Noticias relacionadas

Rúben Rodrigues tem segunda oportunidade no ciclismo basco

Rúben Rodrigues tem segunda oportunidade no ciclismo basco

Bicicletas ENVE aterram no World Tour em 2024

Bicicletas ENVE aterram no World Tour em 2024

Três momentos subestimados no ciclismo em 2023

Três momentos subestimados no ciclismo em 2023

Taça do Mundo de Ciclocrosse – Flamanville

Taça do Mundo de Ciclocrosse – Flamanville

Utilizamos cookies para garantir a funcionalidade e melhor experiência de navegação no nosso site. Saber mais