Uma semana depois dos campeonatos do mundo de Cross-Country Olímpico (XCO), realizaram-se em Auronzo, itália, os campeonatos do mundo de Cross Country Maratona (XCM).
A Elite mundial do BTT estava presente, desde os especialistas em XCO aos de XCM, pelo que se previa uma competição aguerrida e difícil para todos.
No nosso instagram já vos tínhamos adiantado o perfil do percurso, o qual desvendava desde logo as dificuldades que esperavam pelos atletas.
Eram “só” 102 quilómetros com 4200 mts. D+ de desnível acumulado para os homens (gráfico acima).
No caso das mulheres, estas tinham pela frente 89 quilómetros com 3200 mts. D+ de desnível acumulado.
Eram condições propícias para que o “Homem da Marreta” aparecesse.
Corrida masculina
Henrique Avancini tornou-se o primeiro ciclista brasileiro na história do BTT a conquistar um título mundial.

O grupo principal de 14 ciclistas foi gradualmente reduzido a apenas cinco pela subida “Tre Cime” – Avancini, Hector Paez Leon (Colômbia), Howard Grotts (EUA), Alexey Medvedev (Rússia) e Daniel Geismayr (Áustria).
Este vídeo espelha a dureza do percurso, e como atletas profissionais de topo também têm que “apear”.
Na entrada para o último quilómetro, Avancini e Geismayr ainda estavam juntos, com Paez Leon a apenas 10 metros de distância. Avancini saiu da última curva com alguma vantagem e que conseguiu aguentar até a linha de chegada.

Corrida feminina
As principais candidatas chegaram juntas à primeira subida, incluindo Annika Langvad e outras ex-vencedoras como Gunn-Rita Dahle Flesjaa, da Noruega, e Maja Wloszczowska, da Polônia.

No entanto, no momento em que chegaram à subida de “Tre Cime”, foi Langvad quem atacou e ficou na frente, com Christina Kollmann-Forster da Áustria a terminar em segundo.
Os portugueses
O português Tiago Ferreira, já sabe o que é ser campeão do Mundo e da Europa, é um dos melhores atletas do mundo da especialidade e estava entre os favoritos.

No entanto, hoje a corrida não lhe correu da forma esperada, tendo terminado num 29.º posto.
https://www.facebook.com/FedPortCiclismo/videos/290996558380113/?t=3
Tiago na passagem de um abastecimento.
O corredor viseense não teve as melhores sensações, sendo incapaz de responder à mudança de ritmo dos homens mais fortes do dia. Na altura em que acontecia a selecção de valores, Tiago Ferreira perdeu o contacto com a frente da corrida.
Nada que tire lhe o enorme valor e tudo o que este atleta já fez pelo BTT português, simplesmente há dias em que as coisas não correm como se deseja.

A Equipa Portugal também esteve representada por Luís Leão Pinto, que desistiu com uma lesão muscular, quando estava a fazer uma prova em crescendo, e por José Dias, que também abandonou.
De qualquer forma queremos deixar uma palavra de alento e respeito a todos, independentemente do resultado, deixam-nos orgulhosos por tudo o que fazem durante todo o ano nas competições de topo a nível mundial.
OBRIGADO campeões.
Luís Beltrão