Campeonato do Mundo de Contrarrelógio

Campeonato do Mundo de Contrarrelógio

Tobias Foss surpreendeu os principais favoritos na prova do Campeonato do Mundo de Contrarrelógio de Estrada, disputada em Wollongong, Austrália.

O norueguês terminou o esforço com 40’02”78 (média de 51,241 km/h), batendo o suíço Stefan Küng, que ficou a 2,95 segundos da camisola arco-íris, e o belga Remco Evenepoel, que terminou a a 9,16 segundos.

Nelson Oliveira fez uma brilhante prova, terminando como oitavo classificado na prova. O português voltou a apresentar-se ao seu melhor nível e conseguiu o quinto top 10 da carreira em Campeonatos do Mundo da disciplina de esforço individual na categoria de elite.

“O objetivo era entrar uma vez mais nos dez melhores e estou muito satisfeito por cumprir essa meta. Senti-me bem durante todo o contrarrelógio. Sabia que a parte final seria a chave. Era importante não dar tudo na primeira volta e guardar alguma força para o final. Isso foi fundamental. Senti-me bem. Estou muito feliz por, ao fim de tantos anos, continuar a estar no top 10 do Mundial”,

confessou Nelson Oliveira.

João Almeida não alinhou no contrarrelógio, tendo apresentado problemas gastrointestinais e febre à chegada à Austrália, tendo sido decidido pelo médico da seleção, Filipe Lima Quintas, em conjunto com o corredor e o selecionador nacional, que seria mais prudente a ausência do ciclista do contrarrelógio para que possa apresentar-se na melhor condição na prova de fundo do próximo domingo.

TOP 10 prova masculina

POS.PaísCiclista – EquipaTempo
01Tobias Foss Norway40:02
02Stefan Küng Switzerland+ 03
03Remco Evenepoel Belgium+ 09
04Ethan Hayter Great Britain+ 40
05Stefan Bissegger Switzerland+ 47
06Tadej Pogacar Slovenia+ 48
07Filippo Ganna Italy+ 56
08Nelson Oliveira Portugal+ 59
09Yves Lampaert Belgium+ 01:09
10Bruno Armirail France+ 01:10

Prova feminina

Na prova feminina, a favorita Ellen van Dijk conquistou o seu segundo ouro consecutivo e o terceiro da sua carreira em mundiais da especialidade.

A atual campeã, Van Dijk foi a última a ir para a estrada, e não decepcionou. Quando Van Dijk saiu da rampa de largada, a liderança estava na posse de Grace Brown, mas a holandesa confirmou que continua a ser a melhor ao cortar a meta com menos 13 segundos que a australiana.

Van Dijk fecha o ano em grande, depois de também este ano ter batido o record da hora feminino.

“Não esperava vencer. Não achei que fosse um percurso perfeito para mim, mas tive uma boa abordagem mental e física com o meu treinador. Apenas me mentalizei de que daria tudo de mim hoje, um lugar no pódio seria bom, mas se não fosse, não era, já tinha tido um grande ano. Nunca pensei que ganharia hoje”,

disse Van Dijk.

TOP 10 prova feminina

POS.PaísCiclista – EquipaTempo
01Ellen van Dijk Netherlands44:28
02Grace Brown Australia+ 13
03Marlen Reusser Switzerland+ 42
04Vittoria Guazzini Italy+ 52
05Leah Thomas USA+ 01:19
06Kristen Faulkner USA+ 01:26
07Annemiek van Vleuten Netherlands+ 01:43
08Georgia Baker Australia+ 01:47
09Lotte Kopecky Belgium+ 01:50
10Anna Kiesenhofer Austria+ 01:57

Na noite de segunda para terça-feira, Portugal voltará a competir no Mundial de Wollongong, no contrarrelógio individual de juniores. A Seleção Nacional estará representada na prova de 28,8 quilómetros por António Morgado e Gonçalo Tavares.

Subscreve a newsletter semanal para receberes todas as notícias e conteúdo original do TopCycling.pt. Segue-nos nas várias redes sociais Youtube , Instagram , Twitter , e Facebook.

Noticias relacionadas

Ciclismo no Eurosport nos próximos dias

Ciclismo no Eurosport nos próximos dias

Remco Evenepoel na INEOS. Rumor ou realidade?

Remco Evenepoel na INEOS. Rumor ou realidade?

Nibali e Valverde despedem-se na Lombardia

Nibali e Valverde despedem-se na Lombardia

A Trek lança novo vestuário de inverno sustentável

A Trek lança novo vestuário de inverno sustentável

No Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Subscreva a Newsletter

* Preenchimento necesssário

Escolha a newslwtter que pretende receber:

Categorias de Artigos