Campeonato do Mundo de Ciclocrosse – Wout Van Aert faz história

Campeonato do Mundo de Ciclocrosse – Wout Van Aert faz história

Quando todos previam que este ano seria o ano de Mathieu Van der Poel, tendo em conta o domínio avassalador durante a época, a selecção Belga voltou a vencer com Wout Van Aert.

Em Valkenbur, na província de Limburgo – Holanda, era o cenário ideal para Mathieu Van der Poel se sagrar campeão do mundo. Mesmo com temperaturas geladas e alguma queda de neve o público compareceu em massa.

Podes ver o reconhecimento ao percurso na câmara “on-board” de um ciclista da selecção dos Estados Unidos.

https://www.youtube.com/watch?v=otyddDfzq-o

Mas tal como tínhamos analisado no final deste neste nosso artigo a semana passada, as corridas dos campeonatos do mundo são corridas diferentes, as selecções podem trabalhar em equipa e a selecção Belga tem muitos ciclistas de qualidade, que fazem na sua maioria parte dos TOP10 das corridas da taça do mundo.

Van der Poel começou bem, querendo destacar-se desde início, com toda a selecção Belga atrás de si. Na primeira volta era um holandês e cinco belgas na perseguição.

Wout Van Aert, apresentou-se muito forte, sentindo-se muito mais à vontade na lama do circuito do que o seu principal oponente e vencedor da taça do mundo este ano, Van der Poel.

Após duas voltas, Van Aert impôs um ritmo que foi deixando Van der Poel entregue primeiro à luta pelo segundo posto com Michael Vanthourenhout, e depois à luta pelo terceiro com Toon Aerts que fez uma recuperação impressionante e conseguiu apanhar Van der Poel.

Van der Poel acabou por ficar com o terceiro posto e medalha de bronze, uma desilusão para um atleta que tem sido superior toda a temporada e tinha como objectivo o ouro neste campeonato do mundo.

Caso não tenhas acompanhado, deixamos-te como sempre a prova na integra, para que possas ver como Wout Va Aert conseguiu pela terceira vez consecutiva o título de campeão do mundo.

https://www.facebook.com/ciclismoenvivocr/videos/vb.319804161805372/399801047139016/?type=2&theater

Podes ver as classificações completas de todas as categorias aqui.

Fotos: Organização do evento e Bart Hazen / Cyclocross Magazine.

 

Mr. B.

Noticias relacionadas

Calendário 2025: Provas nacionais de ciclismo de estrada 

Calendário 2025: Provas nacionais de ciclismo de estrada 

Mundiais de Gravel 2024

Mundiais de Gravel 2024

Granfondo Serra De Ossa

Granfondo Serra De Ossa

Taça do Mundo de XCO – Ronda 7: Lake Placid

Taça do Mundo de XCO – Ronda 7: Lake Placid

Utilizamos cookies para garantir a funcionalidade e melhor experiência de navegação no nosso site. Saber mais