Depois de Chelva, a pré-temporada do Cross-Country olímpico (XCO) continua a destacar-se em Espanha, com a chegada de uma prova que há muito é uma referência no calendário internacional, a Shimano Super Cup Massi Banyoles 2024 realiza-se dia 25 de fevereiro e reunirá os melhores atletas de XCO do mundo.
Com uma tradição de 23 anos, a prova de Banyoles é considerada a “catedral” do mountain bike nesta fase da temporada, atraindo os melhores ciclistas da modalidade. Esta competição também assume um papel crucial na distribuição de pontos para a obtenção dos últimos lugares olímpicos, aumentando ainda mais a expectativa em torno do pelotão presente.

Na lista de participantes femininas destacam-se nomes sonantes como Pauline Ferrand-Prevot, campeã do mundo, Jolanda Neff, medalha de ouro olímpica, Evie Richards, ex-campeã do mundo, Sina Frei e as portuguesas Ana Santos e Raquel Queirós.
Entre a lista de participantes masculinos estão o tri-campeão do mundo de ciclismo de estrada Peter Sagan, Luca Schwarzbauer, Victor Koretzky, Vlad Dascalu, David Valero, Thomas Griot ou Sam Gaze, entre tantos outros grandes atletas, prometendo ser uma competição renhida e emocionante.

Portugal com oito jovens pela seleção nacional
A Seleção Nacional de cross country olímpico (XCO) compete com oito corredores sub-23 e juniores na etapa de Banyoles. O selecionador nacional, Pedro Vigário, chamou cinco corredores sub-23 e três juniores para este compromisso.

Os Sub-23 são Diogo Neves, Guilherme Barros e Rafael Sousa (Guilhabreu MTB), João Cruz (Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde) e Ana Santos (Guilhabreu MTB), enquanto que os juniores são Duarte Galvão (Triumtermica/Águias de Alpiarça), João Fonseca (Clube BTT Matosinhos) e Beatriz Guerra (Guilhabreu MTB).
Subscreve a newsletter semanal para receberes todas as notícias e conteúdo original do TopCycling.pt. Segue-nos nas várias redes sociais Youtube , Instagram , Twitter , e Facebook.