BikeMarket.pt – Um portal made in Portugal

BikeMarket.pt – Um portal made in Portugal

Artigo patrocinado

Portugal é um país de ciclismo e de bicicletas. Segundo o Eurostat, em 2019 o país assumiu a liderança na produção de bicicletas na União Europeia e a tendência mantém-se.

A Europa está determinada a minimizar o impacto climático e exige soluções de mobilidade menos poluentes. Mais do que um desporto, o ciclismo tem-se tornado um estilo de vida.

Nuno Matos, 44 anos, identificou um vazio no mercado e criou o BikeMarket.pt – portal de classificados e marketplace onde particulares e empresas podem anunciar todo o tipo de produtos relacionados com o ciclismo.

“O BikeMarket.pt foi lançado em 2015. Enquanto ciclista amador senti que não existia no mercado um portal de classificados 100 por cento focado no ciclismo. O BikeMarket.pt está organizado por categoria, tipo de produto e respetivas especificidades. Isto ajuda o utilizador a anunciar ou a encontrar facilmente a bicicleta ou outro produto.”

Nuno Matos ao TopCycling.

Todo o tipo de produtos relacionados com o ciclismo

O portal é intuitivo e os anúncios de produtos novos ou usados são gratuitos. A plataforma junta particulares e lojas físicas.

Os profissionais registados no portal ficam listados no diretório do BikeMarket.pt sem custos.

Na montra digital encontramos todo o tipo de produtos relacionados com o ciclismo: bicicletas, componentes, acessórios, vestuário, calçado, artigos de nutrição, eventos e serviços.

Como usar o BikeMarket.pt?

A pergunta mais comum para os novos utilizadores prende-se com a mecânica dos anúncios.

Nuno Matos, aficionado de ciclismo licenciado em Engenharia de Sistemas e Informática pela Universidade do Minho, criou um sistema fácil de utilizar.

“Basta registar uma conta e começar a anunciar. Os utilizadores procuram os produtos, contactam os anunciantes e combinam o negócio. O BikeMarket.pt não participa na negociação nem cobra qualquer taxa, apenas facilita o acesso ao produto através de um serviço de anúncios especializados. Suponhamos que alguém quer comprar uma bicicleta de estrada, da marca X, em carbono, tamanho M, com preço inferior a 999 €. É só pesquisar e filtrar ao pormenor no BikeMarket.pt, o mesmo não se passa em portais generalistas.”

O facto de ser grátis tem vantagens para quem compra e para quem vende. Em algumas plataformas internacionais são cobradas taxas a compradores e/ou vendedores encarecendo a transação.

Captar a atenção do cliente

Outra pergunta frequente passa pelas vantagens de comprar na internet. É melhor comprar online ou na loja física?

Nuno Matos encara esta questão como um desafio. O objetivo é captar a atenção do cliente.

“Ambos os modelos têm espaço. O BikeMarket.pt é uma mais-valia tanto para as lojas tradicionais como para as lojas online. O anúncio pode levar o cliente à loja para mostrar o produto e fazer o negócio. Também encaminhar o público-alvo para as respetivas lojas online.”

Vivemos numa era de comunicação fluida na qual estar online passou de ser um luxo a ser uma necessidade.

  • Porquê pagar mais por um produto?
  • Porquê resumir a procura à proximidade geográfica?
  • Porquê restringir as compras ao horário comercial?

“Se o cliente quer uma bicicleta usada, por exemplo, não vai visitar todas as lojas para conferir o stock. Pesquisa online, depois desloca-se à loja para testar e este processo leva à compra. O importante é anunciar e dar a conhecer os produtos aos visitantes do BikeMarket.pt.”

Oferta premium para profissionais

Até 2050 a Europa pretende tornar-se neutra em termos de impacto climático. O setor da bicicleta é estratégico e está em crescimento.

É fundamental encontrar o melhor produto ao melhor preço. Ao mesmo tempo o mercado é competitivo.

Com esta ideia em mente o fundador do BikeMarket.pt criou uma oferta premium para profissionais.

“Para lojas que pretendam destaques ou que tenham muitos itens criámos o serviço de importação de produtos de forma automática. Em pouco tempo é possível carregar no portal milhares de produtos. Também dispomos de um serviço de marketplace ideal para lojas online; neste caso o BikeMarket.pt redireciona o utilizador – através de um link direto – para o produto alojado no site da loja e a compra é feita no site da empresa.”

Nuno Matos lançou o BikeMarket.pt em 2015.

Mais-valia para lojas físicas

Um desafio transversal a todos os profissionais do mercado das bicicletas e acessórios é a gestão de stock. A cada ano surgem novas tecnologias, equipamentos e coleções de bicicletas e roupa de ciclismo.

No BikeMarket.pt os profissionais podem anunciar as coleções anteriores e fazê-las chegar a novos consumidores, além dos que já visitam as suas lojas ou sites.

Curioso neste portal é o que os utilizadores com gostos específicos têm um espaço dedicado.

Além dos anúncios de venda, o BikeMarket.pt tem anúncios do tipo “compro”. Basta publicar um anúncio descrevendo o produto procurado e aguardar por um contacto.

E quantas vezes vamos às compras com algo em mente e acabamos com outro produto no carrinho? É mais frequente do que pensam.

Empreendedor por vocação

Empreendedor por vocação, Nuno Matos juntou várias áreas de negócio.

Da pesagem à automação industrial, do ciclismo aos automóveis, passando pelos jogos de vídeo. Em 2013 nasceu o portal WeighingReview.com, em 2014 o AutomationInside.com, em 2020 o AutoAds.pt e em 2022 o GameMarket.pt.

Fica o convite para uma visita e o desejo de bons negócios!

Noticias relacionadas

Patrick Lefevere deixa liderança da Soudal Quick-Step após mais de duas décadas

Patrick Lefevere deixa liderança da Soudal Quick-Step após mais de duas décadas

TopCycling com Afonso Eulálio no estágio da Bahrain

TopCycling com Afonso Eulálio no estágio da Bahrain

João Almeida repete Tour com Pogacar em 2025 

João Almeida repete Tour com Pogacar em 2025 

A nova Colnago Y1Rs | Mostramos pormenores e preços

A nova Colnago Y1Rs | Mostramos pormenores e preços

Utilizamos cookies para garantir a funcionalidade e melhor experiência de navegação no nosso site. Saber mais