Após queda de ontem, hoje Froome ganhou mais uma Vuelta a Espanha

O ciclista espanhol Juanjo Cobo foi o vencedor da Vuelta 2011, tendo ficado Chris Froome em segundo e Bradley Wiggins no terceiro posto.

Sucede que, vários meios da imprensa espanhola referem hoje que a UCI detectou irregularidades no passaporte biológico do ciclista espanhol entre 2009 e 2011, pelo que será desclassificado.
Cobo (actualmente retirado) tem agora um mês de prazo para recorrer da decisão perante o tribunal arbitral de desporto.

A confirmar-se esta decisão, Chris Froome (actualmente hospitalizado após queda grave no dia de ontem, conforme informámos neste artigo) passará a contar com mais uma vitória da Vuelta no seu palmarés.
Mais um caso polémico, tal como o que anteriormente aconteceu com os 7 Tours de Armstrong (1999-2005), Tour de Floyd Landis (2006) ou Tour (2010) e Giro (2011) de Alberto Contador, entre outros.

No caso de Juanjo Cobo, passados 8 anos é quando a UCI detecta irregularidades no passaporte biológico de uma atleta vencedor de uma grande volta?
Isto sucede porque os métodos hoje são mais avançados e andam a fazer escrutino a todos os vencedores no passado?
Não se percebe, mas acontece.
Todos os que ficaram em segundo lugar numa competição poderão um dia contar com uma vitória no seu palmarés, nunca se sabe, e os que ficaram no 4.º posto poderão ainda contar com um pódio no seu palmarés, passem 5, 7 ou 10 anos, a UCI tudo pode alterar.
Subscreve a nossa newsletter semanal para receberes todas as notícias e conteúdo original do MARRETAMAN.pt. Segue-nos nas várias redes sociais Facebook, Instagram, Youtube e Twitter.
Por: Luís Beltrão