António Morgado estreia-se em 2026 com top-10

António Morgado estreia-se em 2026 com top-10
Foto: Igor Martins

António Morgado terminou em oitavo a primeira corrida da temporada, na Classica Camp de Morvedre. Christian Scaroni deu a primeira vitória da época à XDS Astana

A temporada ciclista arrancou a todo o gás na Austrália, e estreou-se em solo europeu com uma corrida 1.1 – a Classica Camp de Morvedre. António Morgado foi o melhor da UAE Emirates – XRG, em dia de vitória para Christian Scaroni, italiano da XDS Astana.

Ler mais | Tour Down Under | INEOS Grenadiers aumenta a contagem

Créditos: SprintCycling

XDS Astana dá seguimento a 2025

Um pelotão com nomes importantes percorreu 163 km, com início e fim em Estivella, na província de Valência – onde Urko Berrarde (Kern Pharma) tinha triunfado em 2025.

O início da etapa viu um quarteto sair para a frente, ao qual se juntariam mais dois ciclistas. Os ataques dos favoritos começaram já dentro dos últimos 50 km, e com 40 para o fim, estavam na frente nomes grandes como Nairo Quintana (Movistar), Marc Soler (UAE Emirates – XRG) ou Wout Poels (Unibet Rose Rockets).

A corrida tinha como o ponto mais importante o Alto del Garbí (5 km a 9,2%). A ascensão foi ultrapassada três vezes, com a última já nos últimos 20 km. Os fugitivos foram apanhados à entrada da derradeira subida, e pouco depois, a movimentação decisiva, que viu Scaroni, Diego Pescador (Movistar) e Antonio Tiberi (Bahrain-Victorious) isolarem-se na liderança.

O pelotão partiu-se e existiram várias tentativas de encurtar o espaço para a frente, mas o trio foi aumentando a liderança, e garantiu a discussão da corrida entre si. No sprint final, Scaroni confirmou o favoritismo e carimbou a primeira vitória da época para a XDS Astana, que dá seguimento à boa época de 2025.

António Morgado foi o único português a alinhar à partida. O ciclista da UAE Emirates – XRG esteve discreto e pareceu sofrer na última subida, mas lutou e conseguiu a ligação ao grupo perseguidor na descida para a meta, chegando a tempo de conseguir o oitavo lugar no sprint pelo top 10.

O ‘bigode voador’ volta a entrar em ação já amanhã (sábado, 24/1), na Ruta de la Cerámica – Gran Premio Castellón, e está escalado para mais cinco corridas em solo espanhol até ao próximo dia 1 de fevereiro.

Ler mais | Entrevista com Ivo Oliveira | Campeão Nacional já começou a temporada

Foto: Igor Martins

Top 10 da corrida

ClassificaçãoCiclistaEquipaTempo
1Scaroni ChristianXDS Astana Team3:57:35
2Pescador DiegoMovistar Team,,
3Tiberi AntonioBahrain – Victorious,,
4Romeo IvánMovistar Team0:38
5Vendrame AndreaTeam Jayco AlUla,,
7Mariault AxelCIC Pro Cycling Academy1:10
8Morgado AntónioUAE Team Emirates – XRG,,
10Berrade UrkoEquipo Kern Pharma,,
Créditos: SprintCycling

Créditos da fotografia de destaque: Igor Martins

Noticias relacionadas

Lançamento do livro “João Almeida e a Montanha Mágica”

Lançamento do livro “João Almeida e a Montanha Mágica”

“Future Bees Talent Days” – A prospeção de talentos da Visma-Lease a Bike

“Future Bees Talent Days” – A prospeção de talentos da Visma-Lease a Bike

UAE Tour Women: Travessia no deserto coroa Wiebes e Longo Borghini 

UAE Tour Women: Travessia no deserto coroa Wiebes e Longo Borghini 

Comunitat Valenciana | João Almeida carimba segundo lugar na geral

Comunitat Valenciana | João Almeida carimba segundo lugar na geral

Utilizamos cookies para garantir a funcionalidade e melhor experiência de navegação no nosso site. Saber mais