Jaén acolheu a segunda etapa da Andalucía Bike Race by Garmin, numa jornada que coincidiu com o Dia da Andaluzia, feriado regional.
Num percurso de constante sobe e desce, a etapa ficou marcada pela neve no ponto mais elevado do traçado, El Pincho, a 1367 metros de altitude que coincidia com a linha de meta.
Elites Masculinos
Nos primeiros quilómetros da etapa, a dupla formada pelo campeão da Europa Fabian Rabensteiner e Wout Alleman (Wilier Pireli Factory) conseguiu abrir um espaço para os mais diretos perseguidores que nunca mais chegou a ser fechado.
Na segunda posição cortaram a meta o português Tiago Ferreira e Andreas Miltiadias (DMT-Blackjack), que apesar dos problemas mecânicos do dia anterior, hoje conseguiram demonstrar a boa forma neste início de temporada. Com o mesmo tempo dos segundos classificados, chegaram Francesco Faili e Riccardo Chiarini (Taddei Factory Team).
A liderança da geral mantém-se na dupla polaca vencedora da etapa inaugural, Michal Paluta e Pawel Bernas (JBG2 TEAM) que chegaram integrados no grupo que lutou pelo segundo lugar na etapa.
No que toca aos outros portugueses, José Dias e o seu par Hans Becking (BUFF-Megamo Team) mostraram consistência e chegaram na quinta posição, o que lhes valeu a subida ao sexto lugar da geral. Filipe Francisco e Tomas Visnovsky (DMT-Blackjack) aproximaram-se do top 10 com o seu décimo segundo lugar. Prestação que lhes permitiu avançar algumas posições na classificação geral.
Pódio da etapa e portugueses UCI Marathon Series Masculino
- 1 – Fabian Rabensteiner – Wout Allenman WILIER PIRELLI FACTORY – 02:12:50
- 2 – Andreas Miltiadis – Tiago Ferreira DMT BLACKJACK – 02:16:39
- 3 – Francesco Failli – Riccardo Chiarini JBG2 TEAM – 02:16:40
…
- 5 – Hans Becking – José Dias BUFF-MEGAMO TEAM – 02:16:41
- 12 – Filipe Francisco – Tomas Visnovsky DMT-BLACKJACK – 02:19:55
Classificação geral UCI Marathon Series Masculino
- 1 – Michal Paluta – Pawel Bernas JBG2 TEAM – 04:44:28
- 2 – Fabian Rabensteiner – Wout Allenman WILIER PIRELLI FACTORY – 04:44:47
- 3 – Francesco Failli – Riccardo Chiarini JBG2 TEAM – 04:45:37
…
- 6 – Hans Becking – José Dias BUFF-MEGAMO TEAM – 04:48:39
- 15 – Filipe Francisco – Tomas Visnovsky DMT-BLACKJACK – 04:57:13
Elites femininas
Na categoria feminina, as líderes, Janina Wüst e Txell Figueras (BUFF-Megamo Team) partiram com o objetivo de manter a liderança. O que veio a confirmar-se com o terceiro lugar na etapa.
As vencedoras do dia foram a lituana Katazina Sosna e a suíça Irina Luetzelshwab (Team Torpado BULLS Swiss) que trocaram de posição com as líderes da geral em relação ao dia anterior.
Repetindo o segundo lugar da terceira etapa estiveram Lejla Njemcevic e Stefanie Dohrn (Canyon-Allebike) apesar de terem caído para o terceiro lugar da classificação geral.
Pódio da etapa UCI Marathon Series Feminino
- 1 – Katazina Sosna – Irina Luetzelschwab TEAM TORPADO BULLS SWISS – 02:45:26
- 2 – Lejla Njemcevic – Stefanie Dohrn CANYON ALLEBIKE – 02:47:29
- 3 – Txell Figueras – Janina Wüst BUFF-MEGAMO TEAM – 02:48:04
Classificação geral UCI Marathon Series Feminino
- 1 – Txell Figueras – Janina Wüst BUFF-MEGAMO TEAM – 05:48:01
- 2 – Katazina Sosna – Irina Luetzelschwab TEAM TORPADO BULLS SWISS – 05:48:02
- 3 – Lejla Njemcevic – Stefanie Dohrn CANYON ALLEBIKE – 05:49:38
Vídeo resumo
Por: Tomás Martins
Subscreve a newsletter semanal para receberes todas as notícias e conteúdo original do TopCycling.pt. Segue-nos nas várias redes sociais Youtube, Instagram, Twitter e Facebook.