Anadia 2022 – Europeus Sub-23 de 4 disciplinas

Anadia 2022 – Europeus Sub-23 de 4 disciplinas

Portugal e a região de Anadia em particular terão um destaque importante na temporada de 2022, pois irão acolher num evento único para as categorias de Juniores e Sub-23, os Campeonatos Europeus em três vertentes: XCO e XCC, na vertente de BTT (30 de junho a 3 de julho), Estrada (7 a 10 de julho) e Pista (14 a 19 de julho). Anadia 2022.

De acordo com a Federação Portuguesa de Ciclismo este evento é uma grande oportunidade para a cidade, que acolherá durante três semanas mais de 1.200 corredores que irão competir nas corridas que compõem o programa, o que trará um elevado número de pessoas para esta região do país.

Ao longo dos anos, a cidade de Anadia tem acolhido eventos desportivos de grande prestígio, especialmente para jovens atletas, como é o caso das cinco edições do Campeonato Europeu de Pista, de 2011 a 2017, e uma prova da Taça Europeia de BMX (2021).

“A organização do Campeonato Europeu de Ciclismo em Anadia é, sem dúvida, um dos eventos mais importantes do calendário da nossa Confederação, cujo objetivo é promover e desenvolver o ciclismo juvenil. Em Portugal, um país que sempre acolheu e tem laços estreitos com a nossa modalidade, vamos poder experienciar um grande evento sem precedentes. Esta trata-se não só de uma competição desportiva, mas também de uma celebração do ciclismo para raparigas e rapazes de toda a Europa. Durante três semanas, Anadia e o seu país serão o centro das atenções de todos os adeptos do ciclismo europeu. Gostaria de agradecer à Federação Portuguesa de Ciclismo e ao seu Presidente, Delmino Pereira, à cidade de Anadia e à sua Presidente da Câmara, Teresa Cardoso, assim como a todas as organizações e instituições que apoiaram este projeto desde o início e que demonstraram um enorme capacidade de organização ao longo dos anos, o que garantirá o sucesso deste evento”.

Diz Enrico Della Casa, Presidente da União Europeia de Ciclismo

Os preparativos para a temporada 2022 estão em marcha e nos últimos dias a equipa técnica da Union Européenne de Cyclisme (UEC) e a equipa técnica da Federação Portuguesa de Ciclismo juntaram-se numa série de reuniões para finalizar todos os detalhes de um dos eventos mais importantes do próximo ano. 

Delmino Pereira, Presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo: 

“É com grande entusiasmo que assumimos, juntamente com a Câmara Municipal de Anadia e a UEC, este enorme desafio de realizar um Campeonato Europeu de Ciclismo, pela primeira vez durante três semanas, integrando o ciclismo de estrada, o BTT e o ciclismo de pista. Conseguimos trazer este grande evento para o CAR Anadia (Centro de Alto Rendimento de Anadia), graças às infraestruturas desportivas de que dispomos. Neste momento, somos o único centro de ciclismo de alto rendimento com capacidade para realizar este tipo de campeonatos integrados numa única região”.

Delmino Pereira, Presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo

A zona tem uma variedade de instalações propícias para receber vários tipos de eventos (velódromo, pista de BMX, BTT, pentatlo moderno, Judo, Esgrima e Ginástica), sendo um dos centros de treino desportivo mais pioneiros e modernos, ao que se acresce também os numerosos hotéis orientados para atividades desportivas na zona.

“A promoção do desporto é um dos maiores compromissos do Município de Anadia. Valorizamos todos os desportos e todos os níveis, desde o mais amador ao mais profissional, num desporto para todos, mas por razões históricas, temos uma apreciação especial pelo ciclismo. Anadia – Centro Satélite da União Ciclista Internacional – é um município com uma grande ligação a este desporto, dispondo atualmente de infraestruturas olímpicas para a prática de BTT, BMX e ciclismo de pista, que são utilizados por atletas nacionais e estrangeiros. Temos também percursos rodoviários, trilhos naturais, ciclistas de Anadia altamente medalhados e o Museu das Duas Rodas, um espaço que explora a proximidade de Anadia às bicicletas e motociclos. Por todas estas razões, é com grande orgulho que, em julho de 2022, o município de Anadia acolherá os campeonatos de BTT, ciclismo de pista e ciclismo de estrada. Estes eventos, para além de promoverem Anadia como Município Desportivo e como destino turístico, são também um incentivo à prática do ciclismo, em particular, e do desporto em geral, o que, como é sabido, contribui em grande medida para a qualidade de vida e bem-estar da população”.

Teresa Cardoso, Presidente do Município de Anadia

Fonte: Federação Portuguesa de Ciclismo

Subscreve a newsletter semanal para receberes todas as notícias e conteúdo original do TopCycling.pt. Segue-nos nas várias redes sociais Youtube , Instagram , Twitter , e Facebook.

Noticias relacionadas

‘Matxín’ deixa cargo de director desportivo da UAE Team Emirates na estrada

‘Matxín’ deixa cargo de director desportivo da UAE Team Emirates na estrada

Travessia dos Pirinéus em bicicleta | Episódio 3

Travessia dos Pirinéus em bicicleta | Episódio 3

Campeonato Nacional de XCO 2022

Campeonato Nacional de XCO 2022

Ciclismo no Eurosport nos próximos dias

Ciclismo no Eurosport nos próximos dias

No Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Subscreva a Newsletter

* Preenchimento necesssário

Escolha a newslwtter que pretende receber:

Categorias de Artigos