Américo Silva inicia revolução na Aviludo-Louletano-Loulé Concelho

Américo Silva inicia revolução na Aviludo-Louletano-Loulé Concelho

Américo Silva é o novo “chefe” de uma Aviludo-Louletano-Loulé Concelho, com ambições renovadas para 2023.

Em vésperas do ano centenário do clube de Loulé, a equipa algarvia inicia um novo capítulo com dois reforços sonantes, como são o também louletano, Daniel Viegas e o ex- Rádio Pouplar-Paredes Boavista, César Martingil.

Imagem: Facebook Aviludo Louletano Loulé Concelho

Mas a grande novidade é mesmo o novo diretor desportivo, Américo Silva, que já assumiu ‘as rédeas’ da equipa.

Américo Silva estava no Brasil e foi contactado pelo presidente do Louletano, Tony do Adro,
para ocupar a vaga deixada por Jorge Piedade:

Imagem: Aviludo Louletano Loulé Concelho

“O Tony apresentou-me a hipótese de vir tomar conta da equipa e mostrou-me as coisas de uma forma que se tornou bastante ambicioso para mim. O projeto que ele quer fazer crescer nos próximos anos , principalmente também com o centenário do Louletano, acabou por ser um grande desafio.”

Disse Américo Silva

Estágios Pré-Temporada

A equipa da Aviludo-Louletano-Loulé Concelho esteve concentrada em Vale do Lobo, no Algarve, nos dias 5 a 10 de dezembro. Algo que não costuma ser usual na equipa algarvia e quem o diz, é Nuno Meireles, um dos corredores mais experientes:

“É a primeira vez que fazemos um estágio em dezembro. As coisas estão a melhorar, estamos a evoluir e isso é bom para a equipa e para todos nós. É algo que trará os seus benefícios na próxima temporada. ”

Imagem: Aviludo Louletano Loulé Concelho

Se a maioria dos corredores da equipa não tinha qualquer ligação com o novo diretor, a história muda com Jesus Del Pino. O espanhol, oitavo classificado na última Volta a Portugal, trabalhou com Américo quando ambos estavam na Efapel e garante ser uma mais-valia para a equipa:

“Já conheço o Américo, é uma pessoa com muito conhecimento de ciclismo e bastante disciplinado que sabe liderar bem a equipa. Acredito que a equipa vai estar ainda melhor e espero que não haja doenças e lesões como na época passada.”

disse o ciclista espanhol.
Imagem: Aviludo Louletano Loulé Concelho

Aviludo-Louletano-Loulé Concelho 2023

O plantel para a temporada de 2023 vai ser composto pelos espanhóis Vicente de Mateos e Jesus Del Pino, os argentinos Tomas Contte e Nahuel D’Aquilla, o chileno Carlos Oyarzún e os portugueses Nuno Meireles e Rui Rodrigues em conjunto com os dois reforços Daniel Viegas e César Martingil:

“Tanto os que entraram como os que ficaram, foram trocadas impressões, como é lógico, entre mim e o Tony e todos tiveram o meu aval. As contratações foram no sentido de reforçar mais a equipa. No que toca ao Daniel Viegas, é um ciclista que eu sigo desde júnior e que eu acho que tem muita qualidade, mas por várias razões ainda não conseguiu demonstrar na estrada todo o potencial que tem dentro. Depois fomos buscar o César Martingil no sentido de fazer uma equipa direcionada para as chegadas ao sprint.”

explicou Américo Silva.

Numa equipa com Tomas Contte, Nahuel D’Aquilla, o próprio Vicente de Mateos e agora, César Martingil, as chegadas rápidas são um dos principais focos para 2023:

“Nós só temos um objetivo para a próxima temporada, que é em todas as competições entrarmos com a responsabilidade, o sentido e a ambição de querer vencer. Se é na Volta ao Algarve, no Grande Prémio o Jogo, na Volta a Portugal, a ambição vai ser igual em todas as competições.”

disse o novo diretor desportivo.
Imagem: Facebook Aviludo Louletano Loulé Concelho

“Se calhar este ano temos a equipa mais rápida do pelotão nacional. É óbvio que isso nos dá garantias de pensar que vamos ter bons resultados.”

confirmou o presidente Tony do Adro.
Imagem: Facebook Aviludo Louletano Loulé Concelho

Para além dos treinos de conjunto, o estágio serviu para cumprir compromissos com os
patrocinadores e sobretudo, formar grupo e receber os novos membros:

“Estes estágios são bons para conviver e para pôr quilómetros. Há sempre alguma intensidade nestes treinos de equipa que não há em casa.”

referiu o reforço César Martingil.

A equipa está bem e motivada para a temporada de 2023, como confirma o “capitão” na
estrada, Vicente de Mateos:

“Ir “poco a poco” ajustando-nos uns aos outros, porque é a mesma equipa mas há algo de novo para os corredores e mesmo para o novo diretor. Juntamos uma equipa que acho que vai estar muito forte. Os que ficam em casa têm qualidade para estar nas corridas, assim como os que são convocados e penso que isso nos torna mais fortes.”

Imagem: Facebook Aviludo Louletano Loulé Concelho

“Temos um excelente grupo e com o grande conhecimento que o Américo tem, o nosso projeto vai ser muito ambicioso. Queremos cada vez mais melhorar em tudo. Dar melhores condições, conseguir mais apoios e muito bons resultados.”

afirmou o presidente Tony do Adro.

“Temos muitas condições para fazer desta equipa uma equipa de referência a nível nacional.”

concluiu Américo Silva.

Apenas Tomas Contte não conseguiu estar presente, o ciclista encontra-se a preparar a temporada na Argentina.

O projeto levou uma lufada de ar fresco com a entrada de Américo Silva e constatámos que o ambiente que se vive dentro da equipa é bastante positivo.

A Aviludo-Louletano-Loulé Concelho espera continuar o progresso que tem tido nos últimos meses e vai dar continuidade já em janeiro, com novo estágio.

Por: Tomás Martins

Subscreve a newsletter semanal para receberes todas as notícias e conteúdo original do TopCycling.pt. Segue-nos nas várias redes sociais Youtube , Instagram , Twitter , e Facebook.

Noticias relacionadas

Trek Madone SL7 Gen 8 | A escolha inteligente | Teste

Trek Madone SL7 Gen 8 | A escolha inteligente | Teste

Volta à Suíça | Etapa 6 | Jordi Meeus vence etapa de transição

Volta à Suíça | Etapa 6 | Jordi Meeus vence etapa de transição

Volta à Suíça | Etapa 5 | João Almeida continua a dar espetáculo

Volta à Suíça | Etapa 5 | João Almeida continua a dar espetáculo

Campeonato Nacional de ciclismo de estrada na RTP2

Campeonato Nacional de ciclismo de estrada na RTP2

Utilizamos cookies para garantir a funcionalidade e melhor experiência de navegação no nosso site. Saber mais