O ciclista Amaro Antunes, decidiu, aos 32 anos, colocar um ponto final na sua carreira enquanto ciclista profissional.
Uma decisão surpreendente, confirmada pela ABTF Betão-Feirense, equipa que Amaro Antunes iria representar nesta nova temporada, mas pela qual não chegou assim a estrear-se oficialmente.
Como destaque numa carreira de sucesso assinalável, principalmente a nível nacional, Amaro Antunes leva consigo o digno registo de três vitórias na Volta a Portugal, em 2017, 2020 e 2021, com as cores da W52-FC Porto.
Perda de motivação e gosto pelo treino na base da decisão

O ciclista algarvio, afirmou sem rodeios, que na base desta decisão repentina, estão a “perda de motivação e gosto pelo treino”.
É de recordar que Amaro Antunes, foi o único dos 11 ciclistas da W52-FC Porto que não foi suspenso ou constituído arguido no âmbito da operação “Prova Limpa”, uma vez que todos os seus colegas de equipa sofreram acusações de tráfico de substâncias e métodos proibidos, por parte do Ministério Público.
Anuncio que decidi, após longa ponderação, deixar o ciclismo profissional, que abracei há 11 anos, com efeito imediato. Na primavera passada, o falecimento precoce da minha mãe e o processo crime ‘Prova Limpa’, conduziram a que perdesse toda a motivação e o gosto pelo treino, indispensáveis para enfrentar mais uma época na plenitude das minhas capacidades”.
Com estas declarações é perceptível a sobrecarga psicológica que o agora ex-ciclista esteve sujeito nos últimos meses, algo que não lhe permitiu retirar-se da forma que este sempre idealizou.
Mesmo que a despedida não seja da forma que tinha idealizado, olho para a minha carreira com orgulho. Trabalhei no duro, com muita paixão e prazer, e conquistei resultados assinaláveis, quer em Portugal quer no escalão máximo do WorldTour”.
A ABTF Betão-Feirense também emitiu um comunicado a confirmar a rescisão por mútuo acordo com Amaro Antunes.
A ABTF Betão-Feirense vem por este meio comunicar que o ciclista Amaro Antunes não fará parte da equipa na temporada de 2023. O contrato foi rescindido por mútuo acordo, tendo a equipa seguido a vontade expressa pelo ciclista em pôr termo à sua carreira profissional. A ABTF Betão-Feirense deseja a Amaro Antunes os maiores sucessos pessoais e profissionais.”
Amaro Antunes ‘espera’ surgimento de uma nova era no ciclismo nacional
Ainda em jeito de despedida, Amaro Antunes revela a esperança no surgimento de uma nova era no ciclismo nacional, aludindo de forma clara, a um virar da página em relação aos recentes acontecimentos em torno do recurso ao uso de substâncias e métodos proibidos no ciclismo profissional, tema em que ele próprio viu o seu nome ser envolvido.

O ciclismo nacional fica assim mais pobre com a despedida de um dos ciclistas que mais brilhou em território nacional e internacional nas últimas temporadas.
Carreira no World Tour
Além da vitória de 3 Voltas a Portugal, Amaro Antunes também teve como ponto alto da sua carreira o facto de ter integrado uma estrutura do escalão mais alto do ciclismo mundial, quando em 2019 correu na equipa World Tour CCC.

Em 2019 fez o Giro de Itália, tendo lutado por uma vitória de etapa com chegada em alto, em San Martino di Castrozza, acabando por terminar no terceiro posto a etapa vencida na altura por Esteban Chaves.
Subscreve a newsletter semanal para receberes todas as notícias e conteúdo original do TopCycling.pt. Segue-nos nas várias redes sociais Youtube , Instagram , Twitter , e Facebook.