Amaro Antunes coloca ponto final na carreira

Amaro Antunes coloca ponto final na carreira

O ciclista Amaro Antunes, decidiu, aos 32 anos, colocar um ponto final na sua carreira enquanto ciclista profissional.

Uma decisão surpreendente, confirmada pela ABTF Betão-Feirense, equipa que Amaro Antunes iria representar nesta nova temporada, mas pela qual não chegou assim a estrear-se oficialmente.

Como destaque numa carreira de sucesso assinalável, principalmente a nível nacional, Amaro Antunes leva consigo o digno registo de três vitórias na Volta a Portugal, em 2017, 2020 e 2021, com as cores da W52-FC Porto.

Perda de motivação e gosto pelo treino na base da decisão

O ciclista algarvio, afirmou sem rodeios, que na base desta decisão repentina, estão a “perda de motivação e gosto pelo treino”.

É de recordar que Amaro Antunes, foi o único dos 11 ciclistas da W52-FC Porto que não foi suspenso ou constituído arguido no âmbito da operação “Prova Limpa”, uma vez que todos os seus colegas de equipa sofreram acusações de tráfico de substâncias e métodos proibidos, por parte do Ministério Público.

Anuncio que decidi, após longa ponderação, deixar o ciclismo profissional, que abracei há 11 anos, com efeito imediato. Na primavera passada, o falecimento precoce da minha mãe e o processo crime ‘Prova Limpa’, conduziram a que perdesse toda a motivação e o gosto pelo treino, indispensáveis para enfrentar mais uma época na plenitude das minhas capacidades”.

Com estas declarações é perceptível a sobrecarga psicológica que o agora ex-ciclista esteve sujeito nos últimos meses, algo que não lhe permitiu retirar-se da forma que este sempre idealizou.

Mesmo que a despedida não seja da forma que tinha idealizado, olho para a minha carreira com orgulho. Trabalhei no duro, com muita paixão e prazer, e conquistei resultados assinaláveis, quer em Portugal quer no escalão máximo do WorldTour”.

A ABTF Betão-Feirense também emitiu um comunicado a confirmar a rescisão por mútuo acordo com Amaro Antunes.

A ABTF Betão-Feirense vem por este meio comunicar que o ciclista Amaro Antunes não fará parte da equipa na temporada de 2023. O contrato foi rescindido por mútuo acordo, tendo a equipa seguido a vontade expressa pelo ciclista em pôr termo à sua carreira profissional. A ABTF Betão-Feirense deseja a Amaro Antunes os maiores sucessos pessoais e profissionais.”

Amaro Antunes ‘espera’ surgimento de uma nova era no ciclismo nacional

Ainda em jeito de despedida, Amaro Antunes revela a esperança no surgimento de uma nova era no ciclismo nacional, aludindo de forma clara, a um virar da página em relação aos recentes acontecimentos em torno do recurso ao uso de substâncias e métodos proibidos no ciclismo profissional, tema em que ele próprio viu o seu nome ser envolvido.  

O ciclismo nacional fica assim mais pobre com a despedida de um dos ciclistas que mais brilhou em território nacional e internacional nas últimas temporadas.

Carreira no World Tour

Além da vitória de 3 Voltas a Portugal, Amaro Antunes também teve como ponto alto da sua carreira o facto de ter integrado uma estrutura do escalão mais alto do ciclismo mundial, quando em 2019 correu na equipa World Tour CCC.

Em 2019 fez o Giro de Itália, tendo lutado por uma vitória de etapa com chegada em alto, em San Martino di Castrozza, acabando por terminar no terceiro posto a etapa vencida na altura por Esteban Chaves.

Subscreve a newsletter semanal para receberes todas as notícias e conteúdo original do TopCycling.pt. Segue-nos nas várias redes sociais Youtube , Instagram , Twitter , e Facebook.

Noticias relacionadas

Peter Sagan anuncia final de carreira

Peter Sagan anuncia final de carreira

O piloto de Moto GP Miguel Oliveira, participará no  Race Nature Albufeira

O piloto de Moto GP Miguel Oliveira, participará no Race Nature Albufeira

Maiorca foi talismã para Rui Costa… outra vez

Maiorca foi talismã para Rui Costa… outra vez

Maria Martins em entrevista ao TopCycling.pt – Vídeo

Maria Martins em entrevista ao TopCycling.pt – Vídeo

No Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a Newsletter

* Preenchimento necesssário

Escolha a newslwtter que pretende receber:

Categorias de Artigos