Alejandro Valverde revela que vai encarar esta sua última temporada como profissional de forma descontraída, mas com o rigor que sempre o caraterizou.
O principal objetivo do atleta espanhol da equipa Movistar passa por desfrutar do ciclismo e tudo o que rodeia a modalidade, em especial, do calor do público.
Com 41 anos de idade e já com 20 de alta competição, Alejandro Valverde, que está prestes a iniciar a sua última época como profissional, adianta que irá tentar aproveitar ao máximo o prazer que ainda sente ao pedalar, bem como desfrutar do carinho do púbico.

Detentor de um admirável historial recheado de vitórias, onde se destacam a vitória na Volta a Espanha em 2009, os pódios obtidos na Volta a França (3ª classificado em 2013) e na Volta a Itália (3ª classificado em 2016), e ainda a conquista do ouro no Campeonato do Mundo de 2018 em Innsbruck, Áustria, Valverde continua a ter motivação para a temporada de despedida, revelando durante a apresentação da equipa da Movistar para 2022, o que o leva a continuar.
“Quero despedir-me do ciclismo com gratidão a tudo o que rodeia a modalidade, mas em especial à minha equipa, por todos estes belos anos que passamos juntos. Além disso, e acima de tudo espero estar bem, sem lesões, de forma a que me possa despedir junto do público e fechar assim uma bonita carreira que contruí neste deposto”.
Alejandro Valverde
Natural de Múrcia, Espanha, Valverde é um dos membros mais antigos no pelotão internacional e vinha adiando a decisão de se retirar da alta competição por apresentar ainda boas condições para competir e também por não querer terminar sem a presença do público nas estradas, algo que sempre admirou e que considera uma “injeção de energia”.
O ano 2021 ficou marcado pela ausência do público devido à pandemia, mas este ano tudo indica que será diferente, logo, 2022 será o ano da despedida de Valverde.
“Continuo a ter boas sensações, e é por isso que decidi continuar mais um ano e retirar-me na presença do público, aquele que te cerca nas subidas, nas chegadas e te dá muita força e energia”.
Alejandro Valverde
Em relação às provas que irá disputar neste ano de despedida, Valverde deixou a garantia que irá estar na Volta a Espanha e na Volta à Itália, bem como no Campeonato do Mundo.
Valverde estreou-se em 2002 na formação Kelme-Costa Blanca e 20 anos depois prepara a sua despedida vestindo as cores da Movistar, tudo isto depois de uma carreira reconhecida a nível mundial, pautando-se como um dos grandes ciclistas dos últimos anos.

“Quero ser lembrado como um grande ciclista, que deu e aproveitou tudo o que este desporto proporciona. Mais do que pelas vitórias, gostaria que os adeptos se lembrassem de mim com uma boa pessoa que deu tudo o que tinha ao ciclismo”.
Alejandro Valverde
Subscreve a newsletter semanal para receberes todas as notícias e conteúdo original do TopCycling.pt. Segue-nos nas várias redes sociais Youtube , Instagram , Twitter , e Facebook.