Já retirado do ciclismo profissional mas sempre à procura de desafios, Alberto Contador bate record Everesting, provando que ainda está entre os melhores escaladores do mundo.
![](https://topcycling.pt/wp-content/uploads/2020/07/contador-everesting-record-3-1024x576.jpg)
Aos 37 anos, com sete vitórias na classificação geral em grandes voltas, incluindo as 3 grandes no seu palmarés (Tour, Giro e Vuelta), acabou de estabelecer um novo record no Everesting de 7:27:20, superando o record que Lachlan Morton (EF – Education First) havia conseguido no passado 21 de Junho, de 7:29:57.
A iniciativa de Lachlan Morton teve enorme “eco” nos media e redes sociais por todo o mundo, o que talvez tenha levado Contador a tentar bater o recorde, promovendo assim também a sua marca de bicicletas “Abikes”.
No Strava pode ver-se o esforço de Contador, que terminou o esforço com 148 quilómetros, feitos num segmento de 950 metros da mesma aplicação com o nome de “Silla del Rey”, com uma inclinação média de 13% (havendo zonas de 20%), feito 78 vezes.
![](https://topcycling.pt/wp-content/uploads/2020/07/Strava-contador-everesting-1024x601.png)
Para estabelecer o recorde neste desafio não basta subir rápido, mas também descer, tendo contador registado uma velocidade máxima de quase 127 km/h.? Erro no GPS, ou real? 79 mi/h. são 127km/h. certo?
![](https://topcycling.pt/wp-content/uploads/2020/07/contador-everesting-record-1024x576.jpg)
O esforço foi validado pelo Hells 500, o grupo que criou desafio do Everesting.
Contador disse em comunicado que aceitou o desafio dos fãs, os quais o motivaram a fazê-lo, e também que este desafio foi feito para testar a sua nova marca de bicicletas, a ser lançada muito em breve.
![](https://topcycling.pt/wp-content/uploads/2020/07/contador-everesting-record-2-1024x576.jpg)
“São dias de muito trabalho, preparando o lançamento da bicicleta, que está muito próximo. Queríamos testar alguns materiais e também verificar o comportamento deles em ambientes muito específicos, daí o limite. No outro dia, estávamos a comentar sobre o desafio e muitos comentários nos encorajaram a fazê-lo. Quando transferimos os dados e comparámos , no site do desafio Everesting, foi confirmado que o desafio havia sido superado ”,
escreveu Contador.
O vídeo partilhado nas redes sociais.
E agora quem será o próximo? Chris Froome? O desafio Everesting parece estar a ganhar cada vez mais mediatismo para as marcas, como já acontece com record da hora.
Fotografia: Fundación Contador.
Subscreve a newsletter semanal para receberes todas as notícias e conteúdo original do MARRETAMAN.pt. Segue-nos nas várias redes sociais Youtube , Instagram , Twitter , e Facebook.