De acordo com a equipa do hospital Sosnowiec em Katowice, Polónia, o sprinter holandês Fabio Jakobsen (Deceuninck – Quick-Step) saiu do coma induzido.

Pawel Gruenpeter, vice-diretor do hospital Sosnowiec disse ao media polacos:
“O paciente está consciente, reage a solicitações, respira por ele próprio, a função cardíaca está normal. Estamos muito felizes. ”
Pawel Gruenpeter
Gruenpeter tinha informado na quinta-feira que a condição de Jakobsen havia melhorado, ainda era “séria, mas estável”.
No seu seu site oficial, a equipa Deceuninck Quick-Step informou:
“O Fabio, que na noite de quinta-feira foi submetido a uma cirurgia maxilofacial de cinco horas, consegue mover as pernas e os braços e comunicar-se com os médicos, que imediatamente descartaram os principais problemas neurológicos.
Devido à cirurgia, falar e comer será um desafio no próximo período, visto que o processo de recuperação deverá ser longo e árduo.”
Diz o comunicado da equipa
Recordar que o jovem ciclista holandês, de 23 anos, entrou em coma enquanto era submetido a cinco horas de cirurgia na passada quarta-feira, após uma terrível queda na recta da meta da primeira etapa do volta à Polónia, onde embateu violentamente contra as barreiras de protecção quando sprintava a cerca de 80 km/h.
Ontem, Dylan Groenewegen ( envolvido e causador da queda de Jakobsen) pediu desculpa, dizendo:
“Não consigo encontrar palavras para descrever o quanto sinto por Fabio e pelos outros que caíram ou foram afetados”.
Penso nele o tempo todo.
escreveu Groenewegen

Entretanto Patrick Lefevere, director da Deceuninck Quick-Step confirmou na imprensa Belga que, além da queixa à União Ciclista Internacional (UCI), a equipa irá apresentar também uma queixa na polícia Polaca contra Groenewegen.

A UCI tornou publico que “condena veementemente o comportamento perigoso de Dylan Groenewegen” e que Groenewegen foi desclassificado da corrida. Outras acções poderão ser tomadas.
Subscreve a newsletter semanal para receberes todas as notícias e conteúdo original do MARRETAMAN.pt. Segue-nos nas várias redes sociais Youtube , Instagram , Twitter , e Facebook.