A SwiftCarbon é a marca de bicicletas que apoia a equipa W52-Fc Porto, e nós tivemos a oportunidade de ter nas mãos a Swift Carbon Ultravox que Amaro Antunes irá utilizar durante a temporada 2020.
Vídeo
Há dois aspectos que gostaríamos de realçar em relação à Swiftcarbon, o primeiro é que neste modelo Ultravox só existe uma versão de quadro disponível ou seja, independentemente da montagem que escolhas o teu quadro é sempre igual ao quadro utilizado pela equipa da W52-Fc Porto.
A segundo é que a Swiftcarbon Portugal, desde que apoia a equipa da W52 Fc-Porto sempre personalizou a pintura dos quadros para a equipa, algo que fica bem tanto à marca como à equipa, e que por vezes falha noutras marcas que apoiam equipas portuguesas.
São pequenos pormenores, mas quando falamos de ciclismo profissional tudo conta e nesse aspecto a Swiftcarbon Portugal está de parabéns.
A bicicleta de Amaro Antunes tem uma montagem quase idêntica ao modelo Ultravox SSL Dura-Ace Di2, com algumas excepções que se devem aos apoios da equipa portuguesa.
A transmissão e travagem está a cargo da Shimano, tal como o nome do modelo indica é Dura-Ace Di2. No que respeita a travagem Amaro Antunes opta pelo travão tradicional de calço ou pinça.
Tal como na montagem original da bicicleta à venda ao público, as bicicletas da W52-Fc Porto estão equipadas com alguns periféricos Easton, como o espigão de selim, guiador e avanço.
Para descer e curvar com confiança a opção de pneus recai nos Michelin POWER competition de 25mm., montados nas rodas Blackjack C35 tubulares em carbono.
Para que os bidons se mantenham no sítio a W52-Fc Porto utiliza grades de bidom da marca portuguesa Polisport.
A Ultravox SSL é uma bicicleta de montagem bastante simples, o dispositivo Di2 está instalado por debaixo do avanço, algo que nos modelos mais recentes já vem integrado no interior do guiador ou no próprio quadro.
Para passar longas horas com o melhor conforto possível, a Ultravox de Amaro Antunes tem fitas de guiador PRO bike gear. Surpreendentemente o guiador não é em carbono, ao contrário do modelo à venda ao público.
Para suporte de GPS a equipa provavelmente não tem nenhum “sponsor”, ficando o ciclista livre de utilizar um à sua escolha. No caso do Amaro Antunes é da marca Giant, que era um dos apoios da sua equipa anterior, a CCC.
Além do modelo Ultravox, a W52 Fc Porto utiliza ainda os modelos Racevox e Hipervox da marca Sul Africana.
Fica atento ao nosso canal Youtube e site, pois brevemente publicaremos vídeo com o mecânico da equipa W52- Fc Porto, onde abordamos alguns pormenores interessantes.
Texto: Luís Beltrão
Fotografia: Jorge Branco
Subscreve a nossa newsletter semanal para receberes todas as notícias e conteúdo original do MARRETAMAN.pt. Segue-nos nas várias redes sociais Youtube , Twitter , Instagram e Facebook.