A superação de Fabio Jakobsen

A superação de Fabio Jakobsen

Foi a 5 de Agosto de 2020 que Fabio Jakobsen sofreu uma violenta queda na 1ª etapa da Volta à Polónia.

Tudo aconteceu no sprint final, em Katowice, quando Jakobsen, pressionado por Dylan Groenewegen (Jumbo-Visma) embateu nas barreiras de proteção, provocando de imediato uma série de quedas, com vários outros ciclistas a serem transportados para o hospital.

Às imagens de arrepiar, seguiram-se muitas dúvidas em relação ao futuro do ciclista holandês da Deceuninck-Quick Step.

Fabio Jakobsen, atualmente com 25 anos, ficou gravemente ferido, devido às várias lesões que sofreu ao nível do rosto, sofrendo múltiplas fraturas. Teve uma forte contusão cerebral, rachas no crânio, nariz partido, zona do palato rasgada, assim como o nervo das cordas vocais que também foi atingido. Ficou sem dez dentes e parte do seu maxilar superior e inferior desapareceu. Teve vários cortes na cara, a orelha cortada, polegar partido, lesões no ombro e pulmões.

O ciclista holandês foi operado logo no dia seguinte, enfrentando uma cirurgia de cinco horas às lesões sofridas na cabeça e rosto, em que, felizmente a equipa médica revelou não existirem lesões cerebrais e ao nível da visão, descartando assim os rumores que indicavam a possibilidade do jovem ciclista correr risco de vida.

Semanas de indecisão

Seguiram-se várias semanas de dúvidas e receios quanto à condição do ciclista. Muito se falou e muito se escreveu em relação ao seu estado de saúde, colocando em causa, não só a carreira de desportista, mas também a própria independência pessoal.  

Eis que, Fabio Jakobsen reapareceu cerca de três meses depois, a 24 de Novembro, data que assinalou com o regresso aos treinos, apresentando-se ao público a treinar com o equipamento da Deceuninck-QuickStep, ao lado da namorada, a também ciclista Delore Stougje. Uma foto carregada de simbolismo, ocasião que o próprio atleta aproveitou para agradecer a todos os médicos que o ajudaram na sua recuperação.

Daí até ao regresso às grandes provas, ainda passaram alguns meses.

Regresso aos grandes palcos

Foi a 21 de Julho deste ano que Jakobsen voltou aos triunfos, ao vencer a segunda etapa da Volta à Valónia, na Bélgica. Um marco histórico e importante para o próprio ciclista, que confirmou ser este o seu ponto de regresso às provas.

“Esta vitória significa o fim da minha reabilitação. Penso que posso dizer que estou de volta. Estou ansioso por vencer mais etapas e muito feliz por aquilo que aconteceu hoje”.

Fabio Jakobsen

Mas foi no mês seguinte, em Agosto, na Volta à Espanha 2021, que Fabio Jakobsen demonstrou tudo aquilo que já era capaz de fazer novamente. O ciclista holandês destacou-se ao vencer a quarta, a oitava e a 16ª etapas desta mítica prova, batendo a concorrência ao sprint, a sua especialidade.

Para quem sentiu a própria vida em causa, Fabio Jakobsen é mais um herói, entre muitos outros na história do desporto mundial. Fabio temeu pela vida e recuperou-a, enfrentou os seus medos, desafiou os limites da medicina e está de volta à estrada, como poucos acreditavam ser possível.

Ciente de tudo o que passou e grato a quem o ajudou nesse difícil processo, o ciclista aproveitou, uma vez mais, para expressar o seu agradecimento no dia em que venceu a 16ª etapa na Volta a Espanha. Foi, curiosamente a 31 de Agosto, dia em que completou 25 anos, que teve um discurso repleto de alegria, felicidade e de agradecimento.

“Um aniversário é sempre um bom dia, mas estou muito contente com esta vitória. Estou muito feliz e também gostaria de aproveitar este momento, com a minha terceira vitória, para agradecer a três pessoas que foram muito importantes na minha recuperação: Professor Meijer do Hospital de Nijmegen, Yvan Van Mol, meu médico da equipe, e Cor van Wanrooij, meu osteopata durante minha recuperação. Gostaria de agradecer a esses três, amo todos eles”.

Este é mais um caso de superação no mundo do desporto. Certamente que Fabio Jakobsen teve que vencer vários fantasmas para se sentir novamente confortável em cima da bicicleta e sem medo de enfrentar uma chegada à meta ao sprint.

Uma história emocionante, inspiradora e motivadora para todos aqueles que sofrem contratempos na sua carreira desportiva.

Independentemente dos resultados que venha a conseguir e do rumo que a sua carreira venha a tomar, Fabio Jakobsen é, e será sempre um grande vencedor.   

Com 25 anos de idade e ainda com muitos anos de alta competição pela frente, vamos ver quais os próximos capítulos que Fabio Jakobsen irá acrescentar a esta história de superação. Para já, aguardamos com elevada expetativa as prestações do atleta no próximo ano de 2022.  

Subscreve a newsletter semanal para receberes todas as notícias e conteúdo original do TopCycling.pt. Segue-nos nas várias redes sociais Youtube , Instagram , Twitter , e Facebook.

Noticias relacionadas

Egan Bernal continua nos cuidados intensivos, após cirurgia

Egan Bernal continua nos cuidados intensivos, após cirurgia

Ivo e Rui Oliveira alcançam vitória na prova de madison

Ivo e Rui Oliveira alcançam vitória na prova de madison

Egan Bernal sofre acidente durante treino

Egan Bernal sofre acidente durante treino

15.ª Taça do Mundo de Ciclocrosse – Hoogerheide

15.ª Taça do Mundo de Ciclocrosse – Hoogerheide

No Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a Newsletter

* Preenchimento necesssário

Escolha a newslwtter que pretende receber:

Categorias de Artigos