A Specialized S-Works Tarmac SL7 de Jai Hindley

A Specialized S-Works Tarmac SL7 de Jai Hindley

Jai Hindley, vencedor de um Giro de Itália, colocou como principal objectivo do ano o Tour de France. Neste artigo mostramos a sua Specialized S-Works Tarmac SL7, que tivemos nas mãos para fotografar em pormenor.

O australiano de 26 anos participa pela primeira vez no Tour de France.

Sobre o modelo desta bicicleta, foi lançado em 28 de Julho de 2020, juntando algumas das características da então existente Specialized Venge (bicicleta de características “aero”), e da Specialized SL6, que resultou numa bicicleta da características “all-around”, a Tarmac SL7.

A equipa Bora-Hansgrohe utiliza componentes Shimano para equipar todas as suas bicicletas, desde a transmissão à travagem, é grupo Shimano Dura-Ace de 12 velocidades.

Jai Hindley utiliza pedais Shimano Dura Ace (varia entre ciclistas), e os pratos montados na sua Tarmac SL7 são 54-40.

Pratos 54-40 – Shimano Dura-Ace
Pedais Shimano Dura-Ace

De realçar que com a chegada das 12 velocidades, os “andamentos” standard (no pelotão profissional) passaram a ser estes, ao invés do 53-39 da transmissão de 11 velocidades.

O novo Shimano Dura Ace de 12 velocidades, com o pormenor curioso de ter uma pequena “braçadeira” de borracha a prender o fio de ligação Di2 da transmissão electrónica, que sai do quadro e liga ao desviador, talvez para evitar o perigo de cortar ou desligar nas várias deslocações que a equipa faz diariamente.

Transmissão Shimano Dura-Ace 12 velocidades

No auxílio ao desempenho da transmissão a equipa utiliza rolamentos cerâmicos Ceramicspeed, que diminuem a fricção e maximizam o desempenho do movimento pedaleiro.

Movimento pedaleiro Ceramic Speed

Além das cores e patrocínios, outro pormenor de personalização das Specialized da equipa Bora-Hansgrohe é o lema da equipa no tubo superior do quadro, ” Band of Brothers, No off season “.

Logotipo “Band of Brothers” da equipa Bora Hansgrohe

A equipa Bora-Hansgrohe equipa todas as bicicletas com rodas Roval, da Specialized, sendo que no caso de Jai Hindley, este opta pelas Roval Rapide CLX de 622X21, com a particularidade de ter um perfil de 60mm. na roda de trás e 51mm. na frente.

Rodas Roval Rapide CLX

Perfil curiosamente alto para um trepador como Hindley, mesmo antes de uma etapa de média montanha, como foi o caso do dia em que fotografámos a sua bicicleta.

Rodas Roval Rapide CLX

O selim é um dos pontos de contacto mais importantes para se passar longas horas em cima da bicicleta, toda a equipa Bora-Hansgrohe utiliza selins Specialized (vários modelos), no caso de Jai Hindley este opta curiosamente pelo S-Works Power com Mimic.

S-Works Power com Mimic

Apesar de ser utilizado por homens, segundo a Specialized este modelo de selim foi desenvolvido especificamente para mulher.

Outro dos pontos de contacto é o guiador, Jai Hindley opta pelo guiador Roval Rapide, bem como a maioria das equipas que utilizam esta bicicleta (alguns utilizam guiador PRO Bike Gear, como por exemplo Remco Evenepoel).

Guiador Roval Rapide

Esta é uma haste de guiador aerodinâmica com todos os tubos e cabos integrados no interior, que se caracteriza também por ter a possibilidade de acoplar perfeitamente o suporte de GPS.

O suporte de GPs é um K-Edge, também ele personalizado para a equipa Bora-Hansgrohe.

Bem como a maioria das bicicletas atualmente no pelotão World Tour, a S-Works Tarmac SL7 da Bora Hansgrohe esconde todas as tubagens de travão e ligações da transmissão, tendo um “look” perfeitamente limpo e aerodinâmico.

O “Fórmula 1” de Jai Hindley é vendido nesta versão por 12.800,00€, mas tendo em conta alguns melhoramentos, como os rolamentos cerâmicos, entre mais alguns, esta bicicleta tem um valor acima dos 13.000,00€.

Specialized S-Works Tarmac SL7

Podes encontrar a versão para venda ao público em www.specialized.com/pt/

Subscreve a newsletter semanal para receberes todas as notícias e conteúdo original do TopCycling.pt. Segue-nos nas várias redes sociais Youtube , Instagram , Twitter , e Facebook.

Noticias relacionadas

UCI Granfondo World Series Coimbra Region está já aí

UCI Granfondo World Series Coimbra Region está já aí

Unior será distribuída pela  Bicimax no mercado ibérico

Unior será distribuída pela Bicimax no mercado ibérico

António Morgado I, rei de Portugal e da clássica da Figueira

António Morgado I, rei de Portugal e da clássica da Figueira

Análise | Rúben Guerreiro e um cartão amarelo histórico

Análise | Rúben Guerreiro e um cartão amarelo histórico

Utilizamos cookies para garantir a funcionalidade e melhor experiência de navegação no nosso site. Saber mais