A Shimano completa 100 anos – A história que marcou e marca o ciclismo

A Shimano completa 100 anos – A história que marcou e marca o ciclismo

Independentemente de sermos fãs da marca ou não, a história deste fabricante quase se confunde com a própria história do ciclismo, e como tal é sempre interessante e de certa forma até nostálgico, sabermos a história e vermos algumas imagens do passado.

De 1921 a 2021, a Shimano alcança o marco do centenário. A marca lançou um álbum fotográfico comemorativo para os amantes do ciclismo e o lançamento um website para o seu aniversário.

Como tudo começou

Japão, cidade de Sakai, 1921, Shozaburo Shimano fundou a empresa que levou o seu nome.

Shozaburo Shimano

Cem anos decorridos, a Shimano emprega actualmente 11 mil pessoas em 50 consolidados locais de produção, pesquisa, vendas e empresas de marketing em todo o mundo. Enquanto continua a ser predominantemente uma empresa familiar, sobre o actual comando do presidente Yozo Shimano.

Nos anos intervenientes entre 1921 a 2021 a Shimano criou um vasto numero de produtos que deixam um legado permanente na industria do ciclismo.

Iniciando com o carreto 3.3.3. e movendo-se para inovações tais como os cubos de 3V internas, sistemas de comutação indexados, Manetes Dual-Controlo, cassetes Hyperglide, Comutação DI2, pedais SPD, estas tecnologias tornar-se omnipresentes na industria do ciclismo, como também se tornaram sinónimos dos melhores componentes dentro da sua classe.

Neste aniversário, e apesar disso, a Shimano afirma que não vai ser uma anfitriã de festas ou exuberantes comemorações. A empresa diz que vai continuar focada naquilo pela qual é reconhecida, trabalhar no desenvolvimento de notáveis tecnologias e deixar que os seus produtos falem por si.

Contudo, a Shimano diz estar incrivelmente orgulhosa e apaixonada pelos produtos que criou – para não mencionar o quanto honrada se sente pela paixão que os seus clientes demostram pelas suas tecnologias.

Desta forma para comemorar estas conquistas, a Shimano vai relembrar alguns dos seus destaques durante estes 100 anos através de um website especifico e de um álbum de fotos de edição limitada (algumas das quais colocadas neste artigo), SHIMANO 100 WORKS, lançado pela Shimano para comemorar o seu centésimo aniversário.

Apenas serão disponibilizados 2000 unidades do álbum comemorativo que ficará disponível através de um pré-registo e uma seleção por sorteio. O conteúdo deste álbum fotográfico oferece um histórico dos produtos Shimano mais relevantes e surpreendentes.

O álbum comemorativo, SHIMANO 100 WORKS, é composto por 264 páginas
(333mm × 265mm × 30mm) disponível apenas por sorteio e seleção. O registo para este sorteio deve ser efetuado através do pré-registo no site: www.shimano.com/en/100th/

Além disso, os fãs da Shimano vão ter a oportunidade de aprofundar mais em detalhe as tecnologias e histórias de desenvolvimento de muitos dos seus produtos favoritos em www.shimano.com/en/100th/ . Um tesouro real para todos aqueles que respiram o mundo do ciclismo.

Perguntamos nós: Uma data especial merece produtos especiais, que virá aí este ano? Tentem descobrir a resposta.

Não podemos também deixar de passar algumas palavras e referências históricas de Yozo Shimano, Presidente da Shimano Inc.:

“ Nesta ocasião, gostaria de expressar a minha mais profunda gratidão a
todos os que nos têm vindo a apoiar aos longos destes longos anos.”

A história da Shimano iniciou-se em 1921, quando o seu fundador
Shozaburo Shimano abriu uma pequena metalúrgica em Sakai, Osaka.
Ele construiu a base de desenvolvimento do nosso negócio de componentes para ciclismo ao assumir vários desafios, incluindo o seu desafio inicial a produção de carretos de roda livre, os quais nessa altura eram basicamente importados para o Japão.”

“Ao longo do último século, a Shimano sofreu algumas transformações
muitas delas radicais no que toca aos seus negócios e ao seu envolvimento social. Apesar destas mudanças temos vindo constantemente acompanhando a inovação tecnológica para produzir produtos com alta qualidade e de confiança para os nossos clientes tendo sempre em consideração a nossa missão: para promover o bem estar e a felicidade através do contacto com a natureza e do mundo que nos rodeia.”

“Actualmente, vemos um aumento no numero das pessoas que se estão a
tornar mais preocupadas pelo meio ambiente e a saúde. Além disso, por
causa da sensação generalizada de estagnação, muitas pessoas começaram a prestar mais atenção ao ciclismo e à pesca, vendo estas actividades como um meio para se libertarem do stress diário e energizar o seu corpo e alma.”

“Nesta atmosfera, a Shimano tem plena consciência da importância do seu papel vital na promoção do bem estar e enriquecimento dos estilos de vida ao disponibilizar os seus produtos a ajudar a criar uma sociedade mais sustentável.”

“ Neste centenário, o qual consideramos como o ponto de partida para o próximo século, a Shimano adoptou um novo logo cooperativo, apresenta-se com linha tricolor de verde, azul e um azul mais escuro, que respectivamente simbolizam a terra, o céu e o mar. Essas cores também representam a visão de mundo pela Shimano na busca que pretende realizar.”

“ Finalmente, estamos determinados a transmitir às gerações vindouras o
espirito da fabricação e da tecnologia que herdámos do nosso fundador e
levar a Shimano a evoluir cada vez, direcionando a empresa para um
desenvolvimento e produção digital, dedicada à criação de valor,
particularmente ao desenvolvimento de novas e enriquecidas gerações no ciclismo e pesca. É neste esforço que eu agradeceria o seu apoio continuo.”

Dada a importância deste aniversário a Shimano tem intenção de presentear com mais alguns excitantes momentos ainda no decorrer deste ano. A Shimano anseia por num futuro próximo estar presente em feiras e eventos junto dos seus clientes para celebrar o positivismo do ciclismo.”

Subscreve a newsletter semanal para receberes todas as notícias e conteúdo original do MARRETAMAN.pt. Segue-nos nas várias redes sociais Youtube , Instagram , Twitter , e Facebook.

Noticias relacionadas

Campeonatos do Mundo – Prova de contrarrelógio individual feminina

Campeonatos do Mundo – Prova de contrarrelógio individual feminina

Campeonatos do Mundo – Prova de contrarrelógio individual

Campeonatos do Mundo – Prova de contrarrelógio individual

João Almeida venceu a Volta ao Luxemburgo

João Almeida venceu a Volta ao Luxemburgo

Campeonatos do Mundo de ciclismo de estrada

Campeonatos do Mundo de ciclismo de estrada

No Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a Newsletter

* Preenchimento necesssário

Escolha a newslwtter que pretende receber:

Categorias de Artigos