A Factor ONE de Davide Cimolai – Israel Start-Up Nation

A Factor ONE de Davide Cimolai – Israel Start-Up Nation

As bicicletas da equipa Israel Start-Up Nation (ISN) vistas ao vivo são sem dúvida das mais distintas do pelotão World Tour 2020. Tivemos a Factor One de Davide Cimolai nas mãos e mostramos-te em pormenor.

Davide Cimolai – ciclista italiano da Israel Start-Up Nation.

De realçar que a Factor é uma empresa de engenharia que começou em 2007 como parte da BF1systems e esteve envolvida com marcas como a Lamborghini, Ferrari, Aston Martin, equipas de F1, Moto GP e WRC.

Factor One de David Cimolai.

A marca esteve entretanto ligada à construção de bicicletas para outras marcas mas recentemente decidiram fabricar as suas próprias bicicletas visto terem o “know how” no que respeita ao fabrico de carbono de alta qualidade. Tudo isto podia ser só marketing, mas a verdade é que basta olhar para a bicicleta e notam-se os detalhes no design.

A Factor One, modelo aero da marca inglesa, é a escolha do sprinter Davide Cimolai para a época 2020. Existem duas características que saltam à vista na Factor One, a primeira é a testa do quadro, distinta pela forma como a forqueta se encaixa ao estilo de bicicleta de contra-relógio.

E em segundo, o tubo diagonal, com uma abertura no meio, que segundo a marca melhora a aerodinâmica e rigidez do quadro.

Apesar da pintura preta, repara como o tubo diagonal é aberto no meio para melhorar a aerodinâmica.

Assim como grande parte das equipas World Tour, a Israel Start-Up Nation tem o apoio da Shimano. Para a transmissão e travagem das suas bicicletas, utilizam o grupo Shimano Dura-Ace Di2.

As rodas são fornecidas pela Black Inc, neste caso as Black Inc Thirty, as mais ligeiras da colecção da marca.

Transmissão Shimano Dura-Ace, potenciómetro “4iiii” e roldanas ceramicspeed.

Assim como em outras equipas World Tour, a ISN utiliza no desviador traseiro o braço e roldanas Ceramicspeed , uma tecnologia que minimiza a fricção da corrente pelo diâmetro sobredimensionado das roldanas e o próprio atrito nas roldanas através do uso de rolamentos cerâmicos. Tudo conta no escalão mais alto do ciclismo mundial.

O cockpit da Factor One de Cimolai vai de encontro à tendência dos modelos mais recentes, com os cabos totalmente integrados, dando uma aspecto final muito limpo, aerodinâmico e um design apurado.

O suporte de GPS é também fornecido pela Black Inc e as fitas de guiador são da marca Factor. A secção frontal da bicicleta é poderosa, destacando-se a forqueta e testa numa peça só.

Davide Cimolai opta pelos travões de disco, que apesar de serem Shimano Dura-Ace, usam rotores de outro fabricante. Os rotores SwissTop são de resto utilizados por toda a equipa.

Em resumo esta Factor One é uma obra de engenharia de sonho, e apesar da equipa Israel Start-Up Nation ser uma equipa recém chegada ao escalão World Tour, para além da equipa propriamente dita, nota-se ao nível dos apoios que não vieram para brincar.

Na curta época de 2020, a equipa já leva 3 vitórias, sendo uma delas a clássica belga “Le Samyn” que venceram com o ciclista francês Hugo Hofstetter aos comandos precisamente de uma Factor One como a de Cimolai.

Texto: Luís Beltrão

Fotografia: Jorge Branco

Subscreve a nossa newsletter semanal para receberes todas as notícias e conteúdo original do MARRETAMAN.pt. Segue-nos nas várias redes sociais Youtube , Instagram , Twitter , e Facebook.

Noticias relacionadas

‘Matxín’ deixa cargo de director desportivo da UAE Team Emirates na estrada

‘Matxín’ deixa cargo de director desportivo da UAE Team Emirates na estrada

Travessia dos Pirinéus em bicicleta | Episódio 3

Travessia dos Pirinéus em bicicleta | Episódio 3

Ciclismo no Eurosport nos próximos dias

Ciclismo no Eurosport nos próximos dias

Remco Evenepoel na INEOS. Rumor ou realidade?

Remco Evenepoel na INEOS. Rumor ou realidade?

No Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Subscreva a Newsletter

* Preenchimento necesssário

Escolha a newslwtter que pretende receber:

Categorias de Artigos